Gestão de Frotas

Veja como um aplicativo pode ajudar na gestão de frotas

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 29 de abril de 2021
Veja como um aplicativo pode ajudar na gestão de frotas
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo, você verá:

  • Você sabe por que a manutenção de frotas é importante? 
  • Por que a tecnologia é necessária na manutenção?
  • Gestão de frotas mais eficiente via aplicativo? Sim, é possível!

A área logística costuma ser o setor que mais gera custos para a empresa. Despesas com combustível e motoristas, multas de trânsito, desgaste de pneus e peças, gastos com manutenção, enfim. É preciso ter controle sobre o departamento para evitar custos desnecessários.

A questão é que, fazer a gestão de frotas pode ser um desafio sem o apoio da tecnologia. Isso porque o setor abrange muitos veículos, e o controlador de frotas precisa lidar com uma série de dados diariamente.

Uma vez que o mercado cresce rapidamente e os serviços de entrega estão mais requisitados, é fundamental investir em ferramentas e práticas para melhorar a gestão. Do contrário, a empresa pode ficar ultrapassada e perder espaço para as concorrentes.

Quer modernizar o seu negócio para realizar uma gestão de frotas mais eficiente e em poucos cliques? Continue com a gente e descubra como a tecnologia está transformando os resultados do setor e como o uso de um aplicativo pode ajudar, também, na manutenção.   

Você sabe por que a manutenção de frotas é importante? 

O que acontece quando os pneus de um veículo estouram por causa do desgaste? O motorista precisa atrasar os serviços de entrega até que eles sejam substituídos ou restaurados, correto? 

Da mesma forma, se o veículo sofre algum tipo de dano mecânico ou elétrico, ele precisa pausar a viagem até que o problema seja identificado e as peças consertadas por um profissional especializado.

Num primeiro momento, essas situações não parecem ser um problema grave. Contudo, geram gastos desnecessários com guincho, peças e mão de obra, e que poderiam ser facilmente evitados com a manutenção. 

A manutenção é um procedimento que busca assegurar a saúde e o desempenho dos veículos. E serve para impedir que os problemas acima pesem no bolso do empresário. Substituição de peças, reparos, troca de pneus, verificação do óleo do motor, controlar o abastecimento, entre outros, são práticas que fazem parte da manutenção.  

Isso quer dizer que a manutenção só serve para aumentar a disponibilidade e a performance dos veículos? Evidente que não! 

Quando feita corretamente, a manutenção pode ajudar o controlador de frota a gerir as despesas, melhorar a gestão de estoque, facilitar o planejamento de rotas, incluindo reduzir custos. Ou seja, além de garantir a segurança dos veículos e motoristas, ela serve para trazer mais agilidade e economia para o setor.

Por que a tecnologia é necessária na manutenção?   

Para realizar uma boa gestão, o controlador de frotas precisa acompanhar o máximo de informações sobre os veículos. Saber a data em que foi feita a troca de peças, quais foram os responsáveis pela mão de obra, quais componentes foram substituídos, qual o valor gasto por reparo, entre outros.

Até pouco tempo atrás, o profissional usava apenas planilhas para manter as informações salvas. O problema é que fazer a gestão de frotas por meio desse documento era complicado, e o volume de dados registrado acabava pesando no arquivo.

Como o setor de frotas também depende da elaboração de estratégias para superar desafios, a falta de acesso às informações pode se tornar um problema sério e prejudicar os resultados da empresa.       

Se você quer aumentar a vida útil dos veículos e impedir que gastos desnecessários prejudiquem o orçamento, você precisa manter os dados da frota atualizados e ter acesso a todas as informações. E para isso, precisa investir em soluções tecnológicas que ofereçam rapidez e mobilidade como, por exemplo, um aplicativo.     

Gestão de frotas mais eficiente via aplicativo? Sim, é possível!

A transformação digital trouxe consigo uma série de benefícios para as empresas. Uma delas relacionada à mobilidade e capacidade de fazer a gestão de frotas de qualquer lugar e hora.

Antes o controlador de frotas precisava ficar dentro do escritório para emitir ordens de serviço, acompanhar indicadores e desempenhar outras tarefas. Entretanto, agora, com os dispositivos móveis, já é possível acessar uma série de funcionalidades por meio de um app. 

Abertura de solicitações e ordens de serviço, avaliação da equipe de motorista, reporte de trabalho executado, insumos e checklist; upload de imagens; planejamento de manutenção e rotas, enfim. Tudo ficou mais fácil com a ferramenta. 

E se você acha que essas são as únicas vantagens de usar um app, espere até conhecer o MntNG, o aplicativo da NG Informática desenvolvido para simplificar a gestão. 

Além de fornecer todas as funcionalidades acima, a ferramenta oferece diferenciais competitivos como:

  • Integração ao ERP Protheus;
  • Sincronização de dados;
  • Funcionalidades on-line e offline;
  • Disponibilidade para celulares e tablets;
  • Implantação rápida e configuração simples pelo portal on-line;
  • Excelente custo-benefício.

Ficou curioso para saber como o MntNG funciona e como o aplicativo pode ajudar na gestão de frotas? Então clique aqui para conhecer mais sobre a ferramenta! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!