Reduza custos com combustível e torne sua frota mais eficiente

Neste post, você verá:

Agora, se você já conhece boas práticas para aumentar a eficiência da frota e está apenas buscando a solução tecnológica ideal para apoiar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito com os 5 principais cuidados ao adquirir uma solução tecnológica para gestão de frotas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Reduza custos com combustível e torne sua frota mais eficiente

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto, vamos ao conteúdo!

Reduza custos com combustível e torne sua frota mais eficiente

Para aumentar a produtividade e a disponibilidade dos veículos, os gestores de frota estão sempre buscando novas alternativas que aumentem a eficiência dos seus veículos. Em tempos de economia incerta, e com a alta recente (mais uma vez) dos combustíveis, as oportunidades de negócio são disputadas com toda a força por você e seus concorrentes. Considerando esse cenário, buscar formas de aumentar a margem do seu negócio se torna uma necessidade para manter a competitividade da empresa.

Fique atento: para ajudá-lo, vamos apresentar aqui no blog uma série de dicas de como gerir os elementos que influenciam diretamente nos resultados alcançados pela frota da sua empresa. Estatísticas mostram que em média, 60% dos custos de operação da frota estão relacionados ao abastecimento.

Então vamos começar por aí: confira 6 dicas valiosas para economizar combustível.

1ª: Se estiver parado, desligue o motor

Quem anda pelas estradas do Brasil sabe que, mais cedo ou mais tarde, irá se deparar com um congestionamento. Evite que o combustível evapore sem que o veículo saia do lugar, se for ficar parado por vários minutos, desligue o motor. Muito menos combustível é consumido se desligar o veículo e ligar novamente quando necessário.

2ª: Troque as marchas na rotação adequada

Cada velocidade tem uma marcha ideal indicada para rodagem. Estar em alta velocidade em uma marcha baixa, ou rodar na marcha alta em baixa velocidade reduz o rendimento do motor. Troque as marchas na faixa ideal de torque e confira o impacto direto no consumo de combustível do veículo.

3ª: Adote um estilo de direção menos agressivo

Com um estilo de direção mais suave, onde os limites de velocidade são respeitados, freadas e acelerações bruscas são desnecessárias. Oriente seus motoristas a acelerar de moto gradativo e estabelecer uma velocidade mais constante. Isso tornará a resposta do motor mais eficiente com menor consumo de combustível. Segundo a Energy Saving Trust, ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, o consumo de combustível é 25% maior do que a 110 km/h.

4ª: Planeje a rota

É importante lembrar que a rota mais econômica não é necessariamente a de menor distância. Volume de trânsito, condições das estradas e aclives aumentam o consumo. Durante uma subida, por exemplo, o motor consome mais energia para vencer o peso do veículo e avançar.

5ª: Cuide com o excesso de peso

Um estudo do Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos mostrou que cada 40 quilos de excesso de peso aumenta o consumo de combustível em até 2%. Está aí mais uma boa razão para respeitar a capacidade máxima de peso indicada para cada veículo.

6ª: Atenção: capriche nas manutenções preventivas

De nada vai adiantar seguir as dicas acima, se seu processo de manutenção preventiva não estiver organizado! Acompanhar a quilometragem rodada, as datas  para troca dos filtros de ar, de óleo e de combustível e a regulagem dos freios, por exemplo, fará toda a diferença para um menor desgaste do veículo e consequentemente menor consumo de combustível. Ter controle do calendário de manutenção de cada componente da frota é imprescindível.

Repasse essas dicas aos seus motoristas e envolvidos no seu processo de gestão de frotas. Dessa forma todos ajudam sua empresa a economizar. Afinal, em tempos difíceis, economia é palavra de ordem!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up