Gestão de Frotas

Internet das Coisas e os impactos na gestão de frotas

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 23 de fevereiro de 2018
Internet das Coisas e os impactos na gestão de frotas
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre 5 cuidados na hora de adquirir uma solução tecnológica para a gestão de frotas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Internet das Coisas e os impactos na gestão de frotas

Uma das maiores revoluções tecnológicas presentes no mercado atualmente é a IoT, ou Internet das Coisas (Internet of Things, no termo original). Seu objetivo é conectar máquinas e equipamentos (ou itens, comuns do nosso dia a dia) à rede mundial de computadores, gerando um sistema inteligente com o envio e recebimento de informações.

Sua eficácia, já está sendo testada em inúmeros segmentos, e os benefícios, estão começando a aparecer. Hoje, é possível encontrarmos uma simples cafeteira conectada à internet, um grande equipamento no chão de fábrica ou um conjunto de veículos de uma frota.

Se você acha que isso está longe da realidade, na verdade, está mais perto do que se imagina. Um estudo recente da empresa sueca de pesquisa Berg Insight mostrou que o número de sistemas ativos de gerenciamento de frota na América Latina deverá aumentar de 2,5 milhões de veículos com IoT (final de 2016) para um total de 4,7 milhões em 2020. E isso já é possível ver na prática.

O grupo Michelin, fabricante de pneus, utiliza sensores dentro dos pneus combinado com análises. Os dados gerados permitem ensinar os motoristas de frotas de caminhão como economizar gasolina. 

Isso é uma excelente novidade para as empresas que contam com o transporte como parte de seus negócios. A gestão de frotas mais eficiente também ajuda a remover ou minimizar os riscos associados ao investimento em veículos, melhorando a eficiência e a produtividade, reduzindo os custos gerais de transporte.

Confira na imagem abaixo, algumas informações que podem ser compartilhadas através da IoT na gestão de frotas.

iot_frotas

Entenda melhor as aplicações Internet das Coisas na gestão de frotas:

Segurança e controle da frota

Pense que a segurança e o controle do veículo são fundamentais para prevenir roubos de cargas. Os avanços recentes da IoT, na gestão de frotas, permitem a adição de segurança que funciona quando o veículo está parado ou até mesmo quando está em operação, com a possibilidade de desabilitação. Isso permite que o gerente da frota recupere veículos roubados e reduza ainda mais a chance de carga perdida ou furtada.

Na aviação, as oportunidades de redução de riscos e consumo não são diferentes. A Taleris, por exemplo, uma joint venture da General Electric-Accenture, implementa análises para ajudar as companhias aéreas a minimizar as interrupções de falhas mecânicas e até mesmo atrasos climáticos.

Sistema de desativação remota

Imagine um caso de emergência de um motorista. Ele sofreu um acidente ou uma pane e não tem condições de sair do local onde está. Com a aplicação da Internet das Coisas em casos de emergência, ele pode enviar um alerta de emergência pressionando um botão no painel. 

Em seguida, a transportadora ou outra organização pode ser remotamente alertada para permitir que um expedidor ou alguém autorizado autorizado avalie a situação, se comunique com o motorista e/ou potencialmente preste socorro.

Manutenção

Na gestão de frotas, os caminhões, por exemplo, podem ser equipados com sensores que enviam sinais quando as partes monitoradas estão correndo risco de falhas ou precisam ser trocadas. Os sensores são frequentemente usados ​​para monitorar o nível de pressão de cada pneu, permitindo que o motorista ou o gerente da frota descubra o problema antes de se tornar mais grave.

Cada vez mais soluções altamente integradas, desenvolvidas com a Internet das Coisas, estão possibilitando serviços mais competitivos e em tempo real no setor de frotas. A tendência é que evolua ainda mais para aumentar a segurança, reduzir o custo de manutenção e melhorar a eficiência.

Se você quer se tornar competitivo e ser um diferencial no mercado, precisa ficar à frente desses assuntos. Conte com um parceiro especializado para te ajudar!

Solicite uma demonstração gratuita

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!