Gestão de Frotas

6 dicas para fazer uma gestão de pneus eficiente

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 3 de maio de 2023
6 dicas para fazer uma gestão de pneus eficiente
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A gestão de pneus é parte essencial do trabalho de manutenção em uma frota comercial, independentemente do tipo de veículo. Além de garantir a segurança nas vias, esse cuidado traz diversos benefícios para a gestão de frotas, como redução de custos e o aumento da eficiência.

Na última década, de 2011 a 2020, o Brasil registrou 59 mil acidentes e 1.399 mortes causadas por falhas mecânicas, segundo o Atlas da Década de Ações para Segurança Viária. Esse é um risco que muitas empresas assumem ao negligenciar a manutenção preventiva em seus veículos, sendo que os pneus estão entre os itens mais críticos para a segurança no trânsito.

Neste artigo, trouxemos um guia completo sobre a gestão de pneus e seu impacto para empresas que possuem frotas, desde a escolha do pneu até a manutenção preventiva e substituição. Acompanhe!

O que é a gestão de pneus?

De modo geral, a gestão de pneus pode ser definida como um conjunto de ações para gerenciar o uso dos pneus de uma frota de veículos. Ela engloba diversas etapas, desde a escolha dos melhores pneus, passando pelo monitoramento, manutenção preventiva e indo até a substituição, quando necessária.

A gestão de pneus é crucial para reduzir o custo de manutenção,mas sua utilidade vai muito além disso. Ela também garante a segurança dos veículos, aumenta a eficiência operacional e prolonga a vida útil dos pneus. Uma gestão bem feita é capaz de reduzir a necessidade de reparos, o que diminui o tempo inoperante dos veículos, contribuindo para um frota mais eficiente.

Quem é o responsável por realizar a gestão de pneus

Não há necessariamente um único profissional capacitado para fazer a gestão de pneus. Dessa forma, ela pode ser atribuída a diferentes áreas ou profissionais, como:

  • Gestor de frota;
  • Gestor de pneus;
  • Analista de frota;
  • Mecânico ou equipe de manutenção;
  • Consultor ou fornecedor de pneus.

5 benefícios da gestão de pneus para sua frota

As principais vantagens que a gestão de pneus pode trazer para uma frota de veículos inclui:

1- Maior vida útil para os pneus

A aplicação de uma rotina de manutenção preventiva e o monitoramento constante permitem identificar problemas com os pneus. Dessa forma, é possível corrigi-los antes que eles causem danos mais graves que levem a uma substituição do item.

Com isso, a vida útil do pneu é prolongada, o que representa uma economia de tempo e recursos para o negócio.

2- Redução de custos

Uma gestão eficiente também auxilia na redução dos custos relacionados à manutenção e substituição de pneus. Isso ocorre, pois a manutenção preventiva desempenha um papel crucial no prolongamento da vida útil dos pneus.

Além disso, a escolha do melhor pneu para cada veículo e aplicação também contribui para aumentar a eficiência dos veículos, até mesmo pela redução no consumo de combustível.

3- Segurança para o condutor

Falhas no pneu podem comprometer a segurança dos motoristas, passageiros e demais pessoas presentes na via. A gestão de pneus pode atuar nesse aspecto ao aplicar ações específicas para identificar e corrigir problemas antes que eles causem acidentes, contribuindo para a evolução de um trânsito mais seguro.

4- Mais veículos disponíveis

Quanto mais problemas os pneus de uma frota tiverem, mais haverá veículos parados na oficina, principalmente em casos de acidentes. Isso afeta diretamente a disponibilidade da frota, o que pode levar a atrasos e problemas com clientes.

No entanto, esse tipo de situação pode ser minimizada com a aplicação de uma gestão de pneus eficiente, garantindo que sempre haja veículos disponíveis. Esse aspecto é especialmente importante para a gestão logística da frota.

5- Frota mais produtiva e eficiente

Ao aplicar as boas práticas da gestão de pneus, como escolhas adequadas e a manutenção preventiva, é possível aumentar a eficiência da frota. Isso é possível graças à redução de substituições, diminuição de veículos parados, entre outros.

Essas ações podem aumentar a produtividade da frota como um todo e oferecer uma experiência satisfatória para os clientes.

Manutenção preventiva como uma ferramenta gestão de pneus

A manutenção preventiva é uma forma de garantir que está tudo bem com o veículo antes de ir para a estrada. Ela é crucial para a segurança de veículos, especialmente em frotas comerciais, uma vez que elas operam em longas distâncias e enfrentam diversas condições adversas.

Nesse sentido, as inspeções regulares são essenciais para uma gestão de pneus eficiente. Ela permite identificar problemas ainda em estágio inicial e tomar medidas cabíveis para evitar a ocorrência de falhas que venham a comprometer a segurança na estrada.

A manutenção inclui várias etapas, como a verificação da pressão dos pneus, profundidade da banda de rodagem, alinhamento e balanceamento das rodas e várias outras. Todas elas são fundamentais e o conjunto de todas garante pneus de longa duração e uma viagem tranquila.

Além disso, é importante fazer a inspeção visual dos pneus para identificar cortes, bolhas, desgaste irregular ou outras irregularidades. Por fim, devem ser feitos os reparos necessários de maneira a diminuir a chance desse veículo ter problemas durante o expediente.

Como identificar problemas relacionados à gestão de pneus na frota

Mesmo com todos os esforços para que a manutenção preventiva esteja em dia, ainda é possível que problemas aconteçam. Nesse momento, é essencial saber identificá-los, para isso, veja as dicas abaixo:

  • Faça análises para compreender o nível de desgaste dos pneus, uma vez que esse é um dos indicadores mais evidentes de problemas. Pneus desgastados, irregulares são sinais de alerta e precisam ser investigados;
  • Avalie se houve um aumento no número de reparos ou substituições de pneus. Em caso positivo, isso pode indicar falhas como falta de manutenção preventiva, mau uso ou escolha incorreta de pneus, entre outros;
  • Pneus mal cuidados podem afetar o consumo de combustível dos veículos e esse é mais um indicador de problemas de gestão. Isso ocorre em situações como pressão inadequada ou desgaste irregular, por exemplo;
  • Fique de olho nos custos de manutenção e eventuais aumentos, pois eles podem apontar para uma série de problemas. Desgaste irregular, falta de manutenção preventiva são fatores que aumentam os valores da manutenção em um veículo.

Como escolher os pneus ideais para a frota

A gestão de frotas começa bem antes da instalação, sendo que a escolha dos pneus é a primeira etapa. Há várias características e especificações técnicas que devem ser consideradas, sendo elas:

Tipo de veículo: existem pneus específicos para cada tipo de veículo e é essencial levar isso em conta na hora da escolha. Afinal, o pneu de um carro de passeio não seria adequado para um caminhão, por exemplo.

Tamanho do pneu: é imprescindível que o tamanho do pneu seja compatível com o tamanho das rodas do veículo para um desempenho satisfatório;

Tipo de piso: é crucial escolher o tipo de piso mais adequado para as condições de estrada e clima em que a frota operará;

Índice de carga e velocidade: esse índice indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança e também deve ser levado em consideração, de acordo com o veículo em questão;

Consumo de combustível: na maioria das vezes, pneus com baixa resistência ao rolamento ajudam a reduzir o consumo de combustível e seus custos de operação;

Preço: pneus com um preço mais elevado tendem a durar mais, demandando menos manutenção e reparos. É importante fazer as contas para entender se o investimento faz sentido para sua empresa.

Monitoramento e controle de pneus: tecnologias e ferramentas disponíveis

No mercado, há diversas tecnologias que ajudam a manter a integridade e o desempenho dos pneus. As principais ferramentas para gestão de frota são:

Medidores de pressão

Os medidores de pressão são dispositivos que se encaixam na válvula do pneu e exibem a pressão em uma tela. Com isso, é possível manter o controle sobre esse aspecto e garantir um desempenho adequado dos pneus.

Planilha de controle de pneus

Uma ferramenta simples, mas eficaz, são planilhas de controle de pneus, velhas conhecidas dos gestores. Nelas, é possível inserir e organizar informações como a data de instalação, pressão, desgaste e manutenção.

Sistema monitoramento de temperatura

Essa tecnologia serve para monitorar a temperatura dos pneus em tempo real, o que pode ser bastante útil, visto que a temperatura excessiva causa danos ao produto. Com o uso dessa tecnologia, os motoristas recebem alertas caso a temperatura esteja aumentando rapidamente.

Pneu antifuro e autovedante

Os pneus antifuro são feitos com materiais resistentes a objetos pontiagudos, já os os pneus autovedantes possuem uma camada interna de vedação que sela pequenos furos no pneu sozinha. Dessa forma, o motorista tem uma preocupação a menos na estrada.

Softwares de gerenciamento de pneus

Os softwares de gerenciamento são ferramentas digitais que oferecem auxílio na gestão de frotas como um todo, o que inclui a gestão de pneus, é claro.

A maioria deles inclui recursos como monitoramento em tempo real, relatórios de desempenho, alertas de manutenção e históricos diversos. Tudo isso de fácil acesso em um único lugar.

Dicas para fazer uma gestão de pneus eficiente

Uma gestão de pneus eficiente pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus, aumentar a segurança dos veículos, reduzir os custos de manutenção e contribuir para a conservação do meio ambiente.

Aqui estão algumas dicas para fazer uma gestão de pneus eficiente:

1- Acompanhe a pressão dos pneus regularmente

A pressão é um item crucial para a saúde do pneu. Caso ela esteja irregular, isso pode comprometer o seu funcionamento, reduzindo sua vida útil e aumentando o risco de acidentes.

2- Monitore a profundidade da banda de rodagem

A banda de rodagem é um dos principais indicadores de que um pneu está ou não adequado para rodar. A profundidade afeta a capacidade do pneu de aderir à via e representa um alto risco de acidentes.

3- Realize alinhamento e balanceamento regularmente

É necessário realizar o monitoramento, alinhamento e o balanceamento regularmente para prolongar a vida útil dos pneus. Além dos pneus, essa ação também tem um papel fundamental para os componentes da suspensão, deixando o veículo mais eficiente como um todo.

4- Utilize pneus de qualidade

Pneus de qualidade são mais resistentes a desgaste e danos. Apesar deles demandarem um investimento maior, ele é compensado uma vez que o custo com manutenção e substituição é minimizado.

5- Envolva os motoristas

Os motoristas são “o coração” do trabalho das frotas, por isso precisam ser envolvidos na gestão de pneus. É importante que eles sejam treinados e orientados para dirigir de forma segura e evitar comportamentos que possam causar desgaste excessivo dos pneus, como frenagem brusca e aceleração rápida.

6- Utilize tecnologias de monitoramento

A tecnologia pode ser uma aliada na gestão de pneus. Sensores de pressão de pneus, sistemas de monitoramento de temperatura e softwares de gestão são de grande auxílio para identificar problemas, o que permite aplicar medidas preventivas conforme a necessidade.

Quer ter uma frota mais lucrativa e não sabe por onde começar? Conheça o nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!