Gestão Ambiental

Planejamento ambiental: sua empresa sabe ser sustentável?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 30 de março de 2023
Planejamento ambiental: sua empresa sabe ser sustentável?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em estudo, a consultoria Walk The Talk apresentou o Índice GPS – Global Positioning on Sustainability, que mostra as principais preocupações dos brasileiros sobre as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas. E o tema “problemas ambientais” aparece já nas primeiras colocações.

Para os entrevistados, as ações mais esperadas das empresas, são:

  • Recuperar recursos naturais;
  • Evitar atividades que ameacem a flora e fauna;
  • Desenvolver embalagens que sejam melhores para o meio ambiente;
  • Reformular produtos e serviços para serem ambientalmente sustentáveis;
  • Minimizar os impactos ambientais;
  • Utilizar menos recursos naturais em suas operações.

Para garantir o desenvolvimento sustentável e proteger o meio ambiente, as empresas precisam saber como elaborar o planejamento ambiental, documento que traz todas as ações necessárias para o atingimento de metas e objetivos de caráter ambiental.

O que é planejamento ambiental

O planejamento ambiental nada mais é que um documento que apresenta todas as práticas necessárias para a empresa atingir suas metas ambientais.

Digamos que um dos objetivos da empresa é reduzir o consumo de energia elétrica e água. Nesse contexto, o gestor deve definir as ações estratégicas que irão contribuir para essa redução. Por exemplo:

  1. Adquirir equipamentos com consumo de energia A;
  2. Reutilizar água nos processos industriais;
  3. Instalar luzes e torneiras automáticas nos banheiros;
  4. Otimizar o uso de ar condicionado;
  5. Fazer a revisão elétrica para avaliar o equilíbrio das cargas.

Impactos das atividades humanas no meio ambiente

Desde a revolução industrial, o homem tem feito o uso inconsciente de máquinas, equipamentos e recursos naturais para conseguir atender a demanda e necessidade de consumo.

Ao longo das gerações, isso resultou em impactos negativos severos, dentre os principais: degradação do solo, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio.

Já existia uma preocupação antiga sobre como as atividades humanas iriam afetar o meio ambiente, mas só de uns anos para cá que o assunto se tornou mais urgente, envolvendo todas as nações do mundo.

Mais conscientes, os líderes da atualidade estão correndo contra o tempo para politizar as empresas e os próprios consumidores sobre a importância de atuarem de forma mais sustentável. Mas ainda assim existe um grupo que não adota esse tipo de prática, ou por falta de interesse ou de conhecimento.

Como o planejamento ambiental pode ajudar a proteger o meio ambiente

O planejamento ambiental é uma estratégia que pode ajudar a empresa a proteger o meio ambiente. As informações inseridas no plano podem ajudar o gestor a identificar as áreas de risco, gerenciar melhor os recursos naturais (garantindo que serão usados de forma consciente), e a controlar a poluição (através de práticas regulamentares de emissões de poluentes ou descarte apropriado de materiais).

Além disso, auxilia a prevenir desastres ambientais, identificando as áreas vulneráveis e implementando medidas preventivas, e a promover a adoção e o uso de energia renovável, como é o caso de energia solar, eólica (energia do vento) e até energia de matéria orgânica.

LEIA TAMBÉM | Gestão ambiental: como preparar a empresa para o pós-pandemia?

A importância do planejamento ambiental no desenvolvimento sustentável da empresa

O planejamento ambiental ajuda a empresa a encontrar o equilíbrio entre suas necessidades econômicas, sociais e ambientais.

Por meio do plano, é possível identificar ações estratégicas que realmente minimizem os riscos e os impactos gerados ao meio ambiente, mas que também favorecem suas próprias operações internas, tais como a redução de custos e o cumprimento das regulamentações e normas de sustentabilidade.

Fora isso, o planejamento ambiental também estimula a empresa no desenvolvimento de novas práticas e soluções acerca de seus projetos.

Assim, a empresa demonstra, ao longo de sua atuação, seu real compromisso com a inovação, o meio ambiente e o bem-estar social.

Etapas do planejamento ambiental

Estruturar um planejamento ambiental não é necessariamente difícil, porém vai exigir tempo e esforço por parte do gestor. Para simplificar essa tarefa, abaixo selecionamos as etapas consideradas indispensáveis:

1- Diagnóstico ambiental

O diagnóstico ambiental consiste em identificar todos os impactos que a atividade da empresa gera ao meio ambiente.

Indústrias de cosméticos, tecidos e alimentos, por exemplo, costumam ter em seus processos a queima de ceras, óleos e gorduras. Isso resulta na formação de fumaça, que sai pelas chaminés e imediatamente se espalha pelo ar. Esse é um impacto que não só prejudica o meio ambiental, mas também o bem-estar social.

2- Objetivos e metas ambientais

Nessa etapa o gestor precisa definir todos os objetivos ambientais que pretende atingir. Aqui entram metas realistas e alcançáveis, como, por exemplo, gestão eficiente de resíduos, redução de emissões de poluentes, redução no consumo de água e energia, entre outros.

3- Medidas preventivas

Depois de definidas as metas ambientais, será necessário estabelecer as práticas que vão ajudar a empresa a atingir esses objetivos e prevenir os impactos socioambientais. Adotar novas tecnologias, instruir a equipe para o uso consciente dos recursos, reutilizar a água e promover a reciclagem são alguns exemplos.

4- Desenvolver o plano de ação

O plano de ação descreve, em detalhes, tudo o que a empresa precisa fazer, em que prazo e quais serão os responsáveis por cada função. Por exemplo:

  • Meta: reduzir o consumo de água e energia;
  • Medida preventiva: instalar torneiras e lâmpadas com sensores de movimento em todos os banheiros;
  • Prazo para instalação: até 30/06/23
  • Equipe responsável pela tarefa: nome dos profissionais e seus respectivos cargos.

5- Implementação

Assim que o plano de ação estiver completo, o gestor precisa implementar as práticas. Nesse momento, é importante que todos os colaboradores estejam conscientes do que será feito, por que fazer e qual a responsabilidade de cada um acerca das medidas sustentáveis.

6- Monitoramento

A etapa do monitoramento consiste em avaliar, por meio de métricas e indicadores, o progresso do planejamento ambiental. O objetivo dessa etapa é identificar problemas e necessidades de melhoria para que o gestor possa reformular e atualizar o plano, e, assim, assegurar o cumprimento contínuo de boas práticas ambientais.

Ferramenta para o planejamento ambiental

Fazer o planejamento ambiental e controlar todos os dados à mão pode ser extremamente desgastante para o gestor, mas existem ferramentas que podem ajudar.

O sistema gestão ambiental desenvolvido pela NG Informática, por exemplo, é uma dessas soluções. Por meio da tecnologia, o profissional é capaz de:

  • Gerenciar todos os dados ambientais em poucos cliques;
  • Melhorar o monitoramento e controle de emissões, resíduos e outros impactos ambientais;
  • Simplificar a criação e implementação de planos de ação;
  • Gerenciar relatórios e indicadores de forma automática;
  • Otimizar processos e redução de custos;
  • Facilitar a comunicação e colaboração interna entre diferentes áreas e departamentos.

Proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável da sua empresa está a um clique de distância. Peça uma demonstração e teste todas as funcionalidades do sistema de gestão ambiental da NG!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!