Gestão Ambiental

Os impactos da política ambiental no cotidiano das empresas

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 18 de março de 2021
Os impactos da política ambiental no cotidiano das empresas
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os desafios existentes no mundo moderno vão muito além da competitividade gerada pela corrida da inovação e da maximização de resultados, não apenas econômicos, mas também de produtividade. 

Estar em equilíbrio com os recursos do planeta é hoje algo imprescindível. A responsabilidade da gestão ambiental é ainda maior quando se trata das grandes empresas, produtoras de resíduos sólidos descartáveis

Dá-se o nome de política ambiental às práticas de sustentabilidade que são adotadas pelas empresas. Entenda mais sobre o impacto dessa política e saiba como ela pode beneficiar (e muito) os resultados de seu negócio! 

Impactos na política ambiental

Os impactos percebidos pelas empresas que aderem à prática da gestão ambiental são rapidamente notados. 

Esses impactos podem ser mensurados de diferentes formas, pois, ao optar pela adoção de boas práticas de política ambiental, a empresa não apenas impacta a preservação ambiental, mas também a sociedade como um todo. 

Essa mensuração dos impactos fica ainda mais clara se a empresa em questão contar com um sistema de gestão ambiental de qualidade, com recursos avançados de monitoramento. 

Você verá abaixo a importância da utilização de um sistema de gestão ambiental, mas antes de entender como fazer a gestão ambiental adequada, conheça os impactos que essas boas práticas podem gerar. 

  • Impacto socioambiental 

Os impactos socioambientais são aqueles que influenciam diretamente não apenas o meio ambiente, mas a estrutura social como um todo.

Para garantir as diretrizes básicas a serem seguidas pelas empresas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ou Lei 12.305/2010 dita os rumos que devem ser seguidos para que os impactos ambientais possam ser reduzidos ao máximo. 

Já o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente é quem define as políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos, assim como os parâmetros para a preservação do meio ambiente. 

O não cumprimento das normas de preservação ambiental pode resultar em multas que variam de R$ 5 mil a até R$ 50 milhões! 

Impacto na sustentabilidade

Ao contrário do que se pode imaginar, adequar os processos de operação aos modelos sustentáveis de trabalho pode resultar em melhoria na imagem da empresa e na economia de custos, o que torna a prática ainda mais atrativa.  

Confira os benefícios notáveis às empresas que adotam o ciclo da sustentabilidade ao seu modelo de negócios: 

  • Minimizar o impacto ambiental

O mais importante dos itens, sem dúvida, é a minimização do impacto ambiental., já que as indústrias são as maiores responsáveis pelo descarte de resíduos no meio ambiente. 

O setor da construção civil, como é de se esperar, é responsável pelo maior volume de resíduos descartados. Entretanto os mais danosos ao meio ambiente são os de origem química. 

A reciclagem vem a ser uma grande aliada nesse processo sustentável. É importante que a empresa conte com boas parcerias para que possa rentabilizar o descarte e também para reaproveitar matéria-prima. 

  • Melhorar a imagem corporativa

A imagem corporativa tende a ser muito beneficiada, se as práticas de sustentabilidade forem bem aplicadas.

Com a certificação de boas práticas e a boa relação com o mercado, a credibilidade com os clientes e também com os stakeholders será sempre elevada. Além do mais, novas oportunidades de negócios sustentáveis poderão surgir. 

  • Conscientização

O impacto da sustentabilidade atinge toda a sociedade, afinal os colaboradores são quem constroem a imagem da empresa. 

Se essa cultura for criada dentro do ambiente corporativo, não tenha dúvidas de que os participantes levarão as boas práticas para dentro de suas casas e seus familiares seguirão o exemplo, passando a prática adiante. 

O ciclo sustentável tende a ser benéfico para toda a sociedade e toda empresa como produtora de soluções para a sociedade precisa ter essa conscientização, de que ela é parte do convívio social dos indivíduos. 

Redução de custos

Contar com um sistema de gestão ambiental é fundamental para que se possa mensurar os impactos da pegada ecológica gerada pela empresa. É também uma forma de se encontrar possibilidades de melhoria contínua nos processos.  

Os itens abaixo destacam pontos importantes que, se bem trabalhados com a ajuda de um sistema de gestão ambiental, trazem rápidos resultados com relação à diminuição de custos: 

  • Redução do desperdício

Com o apoio de um sistema de gestão ambiental é possível mensurar o nível de aproveitamento dos recursos de matéria-prima. 

Com isso, torna-se possível eliminar pontos em que o desperdício for detectado. Com o controle adequado sobre a produção, os materiais utilizados serão sempre aproveitados, ou então, reaproveitados (recapitulando o processo de reciclagem). 

  • Redução do custo com energia

Controlando o nível da utilização energética, torna-se possível reduzir consideravelmente o uso desnecessário.

Para isso é preciso reduzir o consumo onde a necessidade for menor e concentrar maior intensidade energética onde for mais importante. Utilizando apenas o necessário, o custo será reduzido drasticamente. 

  • Desempenho e lucro

Toda a estrutura sustentável de uma empresa tende a trazer bons resultados já no curto prazo. 

Com a utilização inteligente de recursos e o reaproveitamento por meio da reciclagem, os custos de produção serão reduzidos, ao ponto que os lucros serão aumentados.

Contando com um sistema de gestão ambiental 

Agora que você já conhece os benefícios da boa implantação da política ambiental e já está pensando em estratégias para colocar em prática em seu negócio, vivencie na prática os benefícios de um sistema de gestão ambiental de qualidade! 

Faça um teste gratuito no Software de Gestão Ambiental da NG Informática e conheça os benefícios dessa ferramenta que é tão importante para a empresa moderna.  

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!