Mobilidade é segredo para a transformação da gestão da manutenção

A evolução tecnológica sem fim em que vivemos tem sido responsável pelo desenvolvimento de várias soluções inovadoras. Na área da manutenção de ativos, as aplicações móveis merecem uma atenção especial.

Smartphones e tablets são, sem dúvida, algumas das tecnologias mais utilizadas em todo o mundo. Tanto que, hoje em dia, quase todas as pessoas têm nas mãos um telefone celular que não serve apenas para fins pessoais, mas também como ferramenta de trabalho.

Conheça, neste post, a importância da mobilidade na gestão da manutenção. Ela é capaz de contribuir com a inovação da sua empresa muito mais do que você imagina!

A importância da mobilidade na gestão da manutenção

Transações bancárias, jogos em rede, check-in em voos e compras de praticamente qualquer coisa podem ser feitas pela internet. Isso sem contar os aplicativos instalados que se tornam recursos como agendas, cadernos, CDs e álbuns disponíveis também no formato digital. Cada vez mais, tudo está na palma da nossa mão.

O avanço chegou também com soluções tecnológicas que trazem essas vantagens para área de manutenção de ativos. E tarefas como abrir, consultar e reportar ordens de serviço (OS) – tarefas que demandam grande tempo dos técnicos e engenheiros – agora são completamente revolucionadas pela mobilidade.

A mobilidade na manutenção é uma realidade e é o futuro, com o papel e a prancheta se tornando cada vez mais obsoletos na manutenção. O tablet e o smartphone são as novas ferramentas, onde se pode acessar qualquer informação, de qualquer lugar.

A revolução dos aplicativos: foco na inovação

O dia a dia dos gestores e técnicos no setor de manutenção é repleto de desafios. Inúmeras atividades compõem a jornada, cujo objetivo é, basicamente, garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos e máquinas no campo fabril, preservando os resultados positivos no setor e na empresa.

E a tecnologia presente na mobilidade pode ajudar esses profissionais a serem muito mais efetivos, trazendo inovação para a empresa. Por meio de uma interface simples e dinâmica, a utilização de um aplicativo permite gerenciar a demanda de ordens de serviço. 

Em poucos cliques, é possível inserir uma ordem de serviço, editar e apontar informações, além de fazer o registro visual do problema para a análise técnica. Tarefas simples, que antes demandavam o registro manual das informações pelo operador e o seu deslocamento até um computador, agora são realizados de forma imediata e diante do equipamento, por meio de um smartphone ou tablet.

O aplicativo ainda possibilita o registro de informações no modo on-line e off-line, registrando e sincronizando as informações quando conectado à internet, facilitando o apontamento das informações em locais remotos e sem cobertura de rede.

5 benefícios da mobilidade na manutenção de ativos

A gestão de manutenção reforçada com aplicativos móveis ajuda a melhorar todas as operações de manutenção e reduzir o tempo de inatividade dos ativos. O excesso de trabalho, a falta de peças de reposição disponíveis e a falta de comunicação são problemas que atrasam o trabalho diário de todo o departamento de manutenção. 

As funcionalidades inovadoras e os grandes benefícios de uma aplicação de gestão de manutenção móvel tornam esta tecnologia essencial e não apenas opcional para uma gestão eficaz da manutenção. Conheça, abaixo, mais 5 vantagens que trazem inovação para a empresa!

1- Velocidade e assertividade na abertura das solicitações

Por meio de uma solução de manutenção de ativos que ofereça tecnologia móvel para abertura de ordens de serviço, as solicitações podem ser abertas a qualquer momento sem que seja necessário se deslocar até um computador. 

Isso evita que, até o momento da abertura da OS, o funcionário esqueça de incluir alguma informação importante para a realização da tarefa. O objetivo é ganhar agilidade e assertividade nessa operação.

2- Produtividade na área de manutenção

Com aplicativos mobile, as solicitações de serviço podem ser feitas na hora e no lugar onde o problema ocorre e garantem total controle do processo para quem o gerencia.

Apresentando uma interface simples e intuitiva, também é possível disponibilizar a abertura de OS para todos os funcionários da empresa que utilizem tablets ou smartphones. Isso significa que a equipe de manutenção poderá receber as informações diretamente do solicitante, agilizando o serviço e reduzindo o retrabalho.

3- Credibilidade junto às outras áreas

Imagine a responsabilidade que é fazer a gestão e execução das ordens de serviço vindas de todos os setores da empresa. Usar a tecnologia móvel na rotina da equipe de manutenção de ativos faz a resolução dos problemas ser mais eficiente e inovadora, reduzindo também a burocracia para fazer as solicitações.

É aqui que fica clara a importância de tornar esse procedimento móvel: serve tanto para aumentar a credibilidade junto aos demais setores, quanto para evitar ao máximo os atrasos e incentivar o trabalho em conjunto com o restante da empresa.

4- Maior consciência ambiental e sustentabilidade

Muito material de papelaria ainda é desperdiçado pela falta de conhecimento sobre as tecnologias existentes. Investir em sistemas digitais é um exemplo prático de como minimizar a necessidade de papel e ainda reduzir custos significativamente. 

5- Acesso a planos de manutenção preventiva programada

Quando as operações de manutenção preventiva são planejadas previamente, os técnicos iniciam a jornada de trabalho sabendo exatamente o que devem fazer. Com as informações disponíveis em um dispositivo móvel, é possível que a equipe de manutenção tenha acesso às informações durante o deslocamento pelas instalações. Além disso, os técnicos podem receber notificações em tempo real sobre emergências ou tarefas que não foram planejadas anteriormente.

A manutenção de ativos deve e tem de ser entendida como uma função estratégica na obtenção de resultados da organização. E a mobilidade chega para ser um grande aliado do gestor ao trazer mais inovação e automação de processos desnecessários e repetitivos. 

Scroll Up