Qual a importância da Gestão Ambiental na sua empresa?

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para gestão ambiental e de resíduos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Qual a importância da Gestão Ambiental na sua empresa?

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Qual a importância da Gestão Ambiental na sua empresa?

O recente caso de uma montadora alemã, uma das líderes no mercado mundial de veículos, ligou um sinal de alerta para as corporações que ainda não dispõem de um sistema de gestão ambiental. No caso em questão, foram evidenciadas fraudes em testes de emissões de diesel nos veículos produzidos. Os impactos são claros para o meio ambiente (muitos deles irreversíveis) e refletiram na lucratividade da empresa, que anunciou o primeiro prejuízo num trimestre após 15 anos.

O fato reascende um debate: como implantar uma política ambiental adequada para a empresa e, especialmente, como certificar-se da implantação dela? Para apoiar nessa questão, há normas e diretrizes estabelecidas para regulamentar as operações de empresas em sintonia com a sustentabilidade.

A mais conhecida delas é a ISO (sigla em inglês para International Organization for Standardization), que já é uma velha conhecida. Criada em 1946, após o final da Segunda Guerra Mundial, por representantes de 25 países, a organização internacional visa facilitar a coordenação de padrões industriais em todo planeta. E foram estabelecidas uma série de numerações, que especificam as padronizações. A que normatiza a gestão ambiental atende pelo número ISO 14000.

Para receber essa certificação, por exemplo, a empresa precisa se adequar a normas e padrões de sistemas de qualidade e gestão ambiental. E vai muito além de atender a uma necessidade do planeta. Os consumidores já têm optado, em sua maioria, por empresas mais verdes. Segundo estudo da ESPM-Rio de Janeiro, feito com brasileiros das cinco regiões, 54% deles costumam dar preferência a empresas ou marcas que sejam reconhecidas por cuidarem do meio ambiente ou que procuram formas e embalagens menos prejudiciais para transportar produtos (item lembrado por 56% dos pesquisados).

Os impactos ambientais se manifestam em diversas áreas, como a construção civil. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alertam que 73,2% das empresas de construção apontam o desperdício de material como principal problema nas obras.

Para solucionar isso, é necessário que sua empresa possa contar com tecnologias que apoiem a implantação de sistemas de gestão ambiental, com processos e práticas que vão ao encontro dessas normas que regulam o setor. Além de trazerem reflexos positivos ao meio ambiente, essas práticas sustentáveis podem favorecer a produtividade, aumentar a lucratividade e gerar mais engajamento do colaborador interno e do consumidor em relação à sua marca.

Sua corporação não pode mais esperar para estar em conformidade com os parâmetros da sustentabilidade. Estar alinhada a esses princípios antes poderia ser uma vantagem competitiva, mas logo mais será um pré-requisito  para  se manter no mercado.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up