Gestão Ambiental

Gestão ambiental: como preparar a empresa para o pós-pandemia?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 24 de junho de 2021
Gestão ambiental: como preparar a empresa para o pós-pandemia?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A pandemia mudou hábitos e percepções sobre o futuro. O consumidor, que já estava consciente e preocupado com o meio ambiente, se tornou ainda mais criterioso e exigente em relação ao que consome. 

Até então, o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental eram temas discutidos ocasionalmente. Mas, os impactos da covid-19 fizeram com que esses assuntos ganhassem mais notoriedade e fossem vistos como uma tendência para o pós-pandemia

Agora, para se manterem competitivas, as empresas não podem apenas focar em oferecer produtos com qualidade e um atendimento diferenciado. Precisam, também, apostar em tecnologias e adaptar processos para contribuir com todos os elos da sustentabilidade: o social, o ambiental e o socioeconômico. 

Não sabe quais são as perspectivas para a gestão ambiental e sustentabilidade nas empresas pós-pandemia? Então, prepare-se! O post de hoje foi escrito para esclarecer tudo sobre o assunto e mostrar como a tecnologia pode ajudar na gestão.

Boa leitura!

Gestão ambiental e sustentabilidade: perspectivas para o pós-pandemia

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, 85% dos brasileiros consideram a proteção do meio ambiente uma prioridade na retomada pós-pandemia.

Os entrevistados esperam iniciativas do governo no plano de recuperação, mas salientam que as empresas também precisam fazer a sua parte para preservar a natureza. Inclusive impedir que a degradação ambiental, a poluição, o desmatamento e as mudanças climáticas se tornem uma ameaça à saúde humana.

Para agir na preservação ambiental, algumas ações práticas se destacam: inovar na logística de resíduos, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, evitar o consumo exagerado de energia, utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis, economizar água e garantir a melhoria contínua de processos.

E todas as empresas que esperam perdurar e ter um desenvolvimento sustentável, precisam colocar essas práticas em dia o quanto antes. Do contrário, podem perder espaço no mercado e o reconhecimento do consumidor. 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão ambiental e de resíduos 

A gestão ambiental é uma prática que busca utilizar os recursos naturais de forma racional para minimizar os impactos no meio ambiente. 

A gestão de resíduos, por outro lado, envolve um conjunto de ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Todas elas buscam melhorar o aproveitamento da matéria-prima e reduzir a geração de sobras. 

A gestão ambiental e de resíduos englobam uma série de processos, departamentos e colaboradores. Por isso, conciliar a produção e o faturamento com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente pode ser um desafio sem o apoio da tecnologia.

Já pensou gerenciar todas as etapas de coleta, transporte, transbordo e tratamento de resíduos pessoalmente? Ou, arquivar e controlar todas as licenças e autorizações ambientais em um arquivo físico? 

Sabemos que não é impossível, mas fazer a gestão e manter a política ambiental pode ser muito mais fácil se a empresa utilizar soluções tecnológicas que ajudam a otimizar e simplificar esse controle. Ferramentas como software de gestão ambiental, que integram informações e setores, e possuem várias funcionalidades.  

O que um software de gestão ambiental pode fazer pela sua empresa?

A empresa pode usar o software de gestão ambiental para cadastrar e registrar documentos importantes como requisitos legais e outros. Também para gerenciar a vigência das licenças ambientais, programando a renovação dos documentos e alertando os responsáveis para fazer o controle.

A tecnologia também auxilia a empresa na busca pela melhoria contínua e atendimento aos compromissos, uma vez que mantém salvo o histórico de evolução da Política Ambiental. Os objetivos e as metas socioambientais também podem ser criados, analisados, relacionados e priorizados em poucos cliques na ferramenta. 

Como integra todas as informações em um só lugar, a empresa pode identificar os aspectos e impactos ambientais com mais facilidade, tendo disponíveis os requisitos legais entre outros relacionados para consultas. 

Ainda pode mapear os resíduos gerados em todo o processo produtivo, bem como controlar a forma de destinação dada pelo gerador, transportador e receptor de resíduos. 

A empresa também consegue usar a ferramenta para relacionar e definir os contatos externos a serem acionados nas emergências ambientais ou simulações. Não só isso, planejar e gerenciar ações corretivas, preventivas ou inovadoras para eliminar as causas das não conformidades. 

Além do mais, pode acessar indicadores gerenciais em tempo real , que contribuem para a formulação de estratégias, planejamento e tomada de decisão. 

Muitas empresas ainda optam por fazer a gestão ambiental e de resíduos manualmente porque não experimentaram, ou simplesmente não conhecem uma ferramenta que ofereça esses benefícios. Se esse for o seu caso, convidamos você para falar com a nossa equipe de especialistas e pedir uma demonstração do Sga.

O Sga é um software de gestão ambiental especialmente desenvolvido pela NG Informática, para auxiliar a sua empresa a conciliar processos e setores com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Garante todos os benefícios acima e, como oferece a integração com ERP, também permite gerenciar treinamentos, fazer a manutenção de ativos, controlar o estoque e muito mais. 

O que está esperando para revolucionar a sua gestão e preparar a sua empresa para o  pós-pandemia? Clique e peça agora mesmo uma demonstração!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!