Construção Civil

Guia básico sobre sustentabilidade na construção civil

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 11 de maio de 2023
Guia básico sobre sustentabilidade na construção civil
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O termo sustentabilidade ganhou relevância no mundo todo, inclusive em um dos setores mais necessários para o desenvolvimento das cidades: a construção civil.

A adoção de medidas mais conscientes nas obras ajuda a minimizar impactos ambientais e melhorar a reputação das empresas que trabalham na área. Mas não é só isso. A prática contribui, também, para a redução de custos operacionais e a promoção da saúde e segurança das pessoas que trabalham nas construções.

Neste artigo mostramos tudo que é preciso saber sobre sustentabilidade na construção civil, desde o seu conceito até a aplicabilidade. Boa leitura!

O que é sustentabilidade na construção civil e qual a sua importância?

A sustentabilidade na construção civil nada mais é que a aplicação de estratégias que tornam a construção dos edifícios mais sustentável. Essas estratégias podem incluir:

  • Minimizar a geração de resíduos;
  • Reduzir o consumo de recursos naturais;
  • Utilizar materiais mais sustentáveis;
  • Conscientizar as equipes acerca das responsabilidades socioambientais.

A construção civil é um dos setores mais importantes do mundo, sendo responsável por cerca de 38% de todas as emissões de dióxido de carbono, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e mais da metade do volume gerado de resíduos sólidos em meio urbano.

Devido a isso, empresas do setor estão adquirindo mais consciência acerca de suas ações e adotando práticas mais sustentáveis, a fim de proteger a natureza e as pessoas dos riscos envolvidos na atividade.

Como implementar a sustentabilidade nas construções?

Para implementar a sustentabilidade nas construções é preciso uma mudança radical no comportamento de todos os envolvidos. As pessoas que planejam e trabalham nas obras precisam compreender como as atividades impactam a sociedade e o ambiente, e qual o papel de cada um para combater esses impactos.

Após essa conscientização, é preciso também implementar 4 medidas importantes:

  1. Indicar todos os riscos da atividade, apontando os principais impactos ambientais e sociais;
  2. Elaborar um plano de ação, sinalizando as práticas que precisam ser aplicadas na obra para reduzir os riscos;
  3. Monitorar as atividades, avaliando se as estratégias definidas no plano de ação estão sendo aplicadas corretamente;
  4. Aplicar ajustes, melhorando o plano para assegurar o sucesso das estratégias e a continuidade de suas aplicações.

Algumas estratégias interessantes para a construção civil e que podem compor o plano de ação envolvem: usar fontes de energia renováveis, instalar equipamentos de baixo consumo de água e substituir os itens comuns por materiais mais sustentáveis.

LEIA TAMBÉM | Como melhorar a rotina de manutenção na construção civil?

Quais os materiais mais sustentáveis para a construção?

Devido à maior conscientização ambiental, muitos fornecedores desenvolveram materiais mais sustentáveis para aplicar em diferentes tipos de construções. Os principais e mais utilizados são:

Concreto sustentável

A fabricação de concreto é responsável por liberar grandes quantidades de dióxido de carbono no ar. Como um dos principais materiais para a construção civil se trata justamente desse produto, empresas começaram a substituir o material tradicional pelo concreto sustentável, um modelo que adiciona materiais reciclados em sua composição, que torna sua produção menos prejudicial e custosa.

Telhados verdes

Os telhados verdes são excelentes alternativas para aplicar nas construções. Isso porque o material, produzido com uma camada de solo e plantas, é capaz de absorver a água da chuva, minimizar o efeito de ilha de calor nos prédios e contribuir para a manutenção da biodiversidade.

Piso de bambu

Além do concreto sustentável e dos telhados verdes, empresas também podem optar pelo piso de bambu. Esse material requer menos manutenção do que os outros tipos de piso, além de possuir em sua composição uma planta tropical renovável que cresce em abundância e pode ser colhida com mais frequência.

Tijolos de terras ou tijolos ecológicos

Tijolos de terras são materiais que têm em sua composição elementos naturais, como terra, água e argila. Já os tijolos ecológicos são produzidos à base da mistura de água, terra e uma pequena quantidade de cimento. Ambas as opções são interessantes porque requerem menos energia de produção e possuem pouco ou quase nenhum componente prejudicial à natureza.

4 passos para realizar uma obra sustentável sem prejudicar o meio ambiente

Embora reformular o método de trabalho e conscientizar as pessoas seja desafiador, garantir uma construção sustentável não é tão difícil quanto parece. Não se o gestor da obra seguir os passos abaixo:

  • Planejamento: O que a empresa quer alcançar com uma construção sustentável? Que medidas serão implementadas para minimizar os impactos da construção? Quanto recurso a empresa tem disponível para esse tipo de projeto? A primeira coisa a ser feita é descobrir essas respostas e, em seguida, fazer um planejamento ambiental com base nessas informações;
  • Seleção de materiais: Quais materiais sustentáveis serão usados no projeto? De onde virão esses materiais? O segundo passo é indicar todos os elementos que farão parte da obra, bem como os fornecedores responsáveis pela entrega desses produtos. Aqui é importante verificar se os fornecedores são licenciados para comercializar os materiais e se também estão alinhadas a uma cultura mais sustentável;
  • Trabalhadores: Quais profissionais estarão envolvidos no projeto? Quais serão suas responsabilidades? Além de selecionar os trabalhadores que atuarão na obra, a empresa também precisará preparar esses profissionais para que os mesmos realizem a construção com base em boas práticas ambientais e sociais;
  • Acompanhamento: As estratégias estão sendo executadas corretamente? Quais estão gerando bons resultados e quais precisam ser melhoradas? O gestor também precisa monitorar todo o andamento da obra para se certificar de que as ações propostas no plano (economia de água e energia e gestão de resíduos, por exemplo) estão contribuindo para a sustentabilidade na construção civil.

Benefícios da construção sustentável para a sociedade

Além de promover a saúde e segurança das pessoas que trabalham nas obras, a construção sustentável beneficia também os indivíduos que não participam do projeto.

Devido à redução de carbono, por exemplo, a sociedade percebe uma melhora na qualidade do ar e na manutenção de uma cidade mais limpa. Já com a mitigação de resíduos, nota a diminuição da poluição e melhora na preservação de recursos. Com a economia de energia, percebe-se uma queda nos impactos associados às mudanças climáticas.

Não podemos esquecer de mencionar que a construção sustentável também contribui para a melhor qualidade de vida, uma vez que as pessoas passam a viver em um ambiente mais limpo, saudável e livre de riscos.

Conheça o nosso software para Construção Civil

Gostou do conteúdo? Conheça então o Construção Civil, tecnologia para simplificar a manutenção do seu pátio de obras e tornar a construção civil mais sustentável!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!