Construção Civil

Registro de medição do material rodante: qual sua importância?

Redator
Escrito por Redator em 4 de março de 2021
Registro de medição do material rodante: qual sua importância?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O material rodante compõe esteiras e correntes, sapatas, roletes, aros e rodas motrizes. Também rodas-guia, segmentos, elos, pinos e buchas, vedações e fixações, esteiras de borracha e material para mini escavadeiras. 

Esses elementos contribuem para o sistema de movimentação de máquinas e equipamentos tipo escavadeiras, tratores de esteira e perfuratrizes. 

Por conta do alto custo desses equipamentos, é importante que a empresa faça o registro de medição do material rodante para evitar desgaste dos componentes e, consequentemente, custos mais altos de produção.

Fatores como terreno de trabalho e erros de operação, por exemplo, podem conduzir a um desgaste extremo. O que acaba encurtando a vida útil dos ativos. Já pensou nos prejuízos que a empresa pode ter?

Quer saber como reduzir os custos de operação e evitar prejuízos na construção civil? Veja, neste post, o que é a medição de material rodante e qual a importância de fazer esse processo. Também, por que um software pode otimizar o registro de medição do material rodante

Boa leitura!  

Medição do material rodante: o que é e como funciona?

A medição do material rodante é um procedimento utilizado para medir desgastes e impedir a perda mecânica dos elementos provocada pelo contato entre superfícies. 

A medição pode ser realizada por meio de dispositivos de ultrassom, que permitem medir o material rodante mais rápido, ou equipamentos tradicionais e analógicos como trenas e paquímetros. 

Os fatores de desgaste podem ser controláveis (relacionados ao uso dos equipamentos) ou não-controláveis (que envolvem fatores externos). Abaixo, veja quais são os principais fatores controláveis: 

  • Deslizamento das esteiras; 
  • Desalinhamento do material rodante; 
  • Largura das sapatas; 
  • Manobras; 
  • Peso do equipamento; 
  • Preferência em utilizar o ativo em um dos lados; 
  • Tensionamento das esteiras;
  • Velocidade.

Por outro lado, os fatores de desgaste não-controláveis geralmente são as condições do solo e/ou condições do terreno.

Qual a importância da medição do material rodante?

Identificar quais são todos os fatores de desgaste e fazer a medição correta do material rodante são ações importantes para a empresa garantir uma melhor performance dos equipamentos. Algo que pode contribuir para o aumento da eficiência operacional na obra e a redução de custos de operação.

As empresas que trabalham na área da Construção Civil, construtoras e incorporadoras, precisam assegurar a qualidade da produção no setor de obras. Do contrário, podem cometer equívocos e acabar perdendo espaço para as concorrentes. 

Assim sendo, para assegurar a qualidade da produção, precisam ter controle sobre a rotina de uso das máquinas e equipamentos. Também realizar a medição do material rodante para garantir que os ativos estão funcionando corretamente e que as funções serão desempenhadas com o máximo de segurança. 

O que pode acontecer se o material rodante não for medido?

Quando a empresa não faz a medição do material rodante, ela não tem como identificar se os seus componentes sofrem (ou não) com desgaste. Essa falta de conhecimento pode fazer com que ela deixe de realizar reparos necessários e/ou trocar peças importantes para o bom funcionamento do ativo.

Uma vez que as máquinas e os equipamentos podem sofrer paradas não planejadas  por conta desses descuidos, a empresa corre o risco de ter custos mais elevados de operação. Não só isso, arcar com gastos desnecessários com peças e manutenção corretiva. 

Importância de um software para auxiliar no processo de medição

Agora que você já sabe o que é a medição do material rodante e qual a sua importância, deve estar se perguntando: “como é possível fazer o registro de medição do material rodante de um jeito prático?”

Pois bem, a resposta é bastante simples: com um software para Construção Civil.

Por meio dessa tecnologia já é possível registrar informações sobre todo o processo de medição, inclusive verificar os equipamentos que apresentaram algum desgaste do material rodante. 

Também conferir datas dos arquivos para saber quando foram feitos os reparos e quais eram os profissionais responsáveis por esse procedimento. Não só isso, fazer o controle dos desgastes e a emissão de relatórios que servirão como histórico para impressão de O.S.’s

Como nenhuma empresa quer paralisar a obra por causa de desgaste e ter custos elevados de produção, fazer o registro de medição do material rodante é fundamental. Mas mais importante que isso, é essencial recorrer a uma tecnologia de ponta para tornar todo esse processo mais ágil, prático e livre de erros. 

Não conhece um software capaz de otimizar o registro de medição do material rodante? Então clique e conheça a solução para Construção Civil da NG Informática, uma tecnologia desenvolvida justamente para garantir mais eficiência operacional na obra.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.