Construção Civil

BDI: o que é, como calcular na construção civil?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 28 de abril de 2023
BDI: o que é, como calcular na construção civil?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O BDI é um importante indicador que demonstra quanto orçamento uma construtora precisa ter para cobrir as despesas indiretas num empreendimento, e ainda assim obter lucro. Sua empresa sabe como calcular esse índice e qual é a sua importância?

Neste artigo mostramos tudo que é preciso saber sobre o assunto, desde o conceito do BDI até os erros mais comuns ao mensurar esse indicador. Esperamos que goste!

O que é BDI e qual a sua importância na construção civil

BDI, sigla para Benefícios e Despesas Indiretas ou Bônus e Despesas Indiretas, nada mais é que um índice que mostra quanto uma empresa precisa desembolsar para cobrir as despesas indiretas de uma operação e obter lucro.

Na construção civil, esse indicador é muito importante para mensurar, de forma precisa e realista, quanto em despesas administrativas, tributárias e de seguro o empreendimento vai ter. E, em cima dessa informação, definir ou planejar um orçamento de modo a pagar essas despesas e obter uma boa margem de lucro.

Como calcular o BDI

Para calcular o BDI é necessário que o profissional responsável pela obra saiba quais são as despesas indiretas que compõem o projeto. Entende-se por despesas indiretas todos os gastos que a empresa terá para realizar a obra, mas que não necessariamente envolvem o processo de construção.

Assim sendo, é importante que o profissional atente-se aos seguintes pontos:

  • Quais são as despesas administrativas da empresa?
  • Qual é o percentual de seguro sobre o total da obra?
  • Qual é a margem de incerteza para cobrir os custos não previstos no planejamento, nem cobertos pelo seguro?
  • Quais são os tributos municipais, estaduais e federais atrelados à construção?
  • Qual é a margem de lucro que a empresa espera obter sobre o projeto?

Respondidas essas questões, o profissional terá todos os dados necessários para descobrir o BDI, que se dá pela fórmula:

bdi

Exemplo prático:

Considere que o projeto é particular e que a empresa fez o levantamento dos seguintes dados em percentuais:

AC (Custo Administrativo) = 3%
*Deve-se fazer o rateio caso a empresa esteja realizando mais de um projeto simultaneamente

CF (Custo Financeiro) = 1%
S (Seguro) = 0,5 %
G (Garantia do cliente) = 0,20%
* Taxas relativas ao cumprimento do contrato

MI (Margem de Incerteza) = 1,2%
TM (Tributos Municipais) = 3%
TE (Tributos Estaduais) = 0%
TF (Tributos Federais) = 3,65%
MC (Margem de Contribuição, ou seja o Lucro Pretendido com a obra) = 7,2%

Nesse caso, o valor do BDI é:

BDI = [(1 + 3 + 1 + 0,5 + 0,20 + 1,2) -1 x 100] / 1 – (3 + 0 + 3,65 + 7,2)

BDI = [(6,9) – 1 x 100] / 1 – (13,85)

BDI = -93,1 / -12,85

BDI = 7,24%

Qual é o valor ideal do BDI em uma construção

Não existe um valor ideal do BDI em uma construção porque cada empresa possui características próprias e operações distintas. No entanto, profissionais podem determinar um BDI mínimo que corresponda com a realidade de negócio da construtora e usar esse valor como base em todos os projetos.

LEIA TAMBÉM | Lean Construction: o que é, vantagens e como aplicar

Como reduzir os custos e aumentar o lucro com o BDI

Uma vez que o valor ideal do BDI depende de negócio para negócio, o profissional deve sempre buscar formas de reduzir os custos e aumentar os ganhos, caso o indicador seja inferior ao definido pela empresa.

Nesse sentido, vale usar o próprio BDI como ferramenta, aplicando-o à fórmula que determina a precificação final do empreendimento:

Preço de venda = Custo Direto x (1 + BDI/100)

Assim que tiver achado o preço de venda, o profissional deve avaliar se esse valor é, de fato, competitivo com outros preços de mercado. E se é necessário reduzir alguns custos para aumentar a margem de contribuição.

Abaixo, separamos algumas estratégias que podem ser adotadas pela empresa caso o objetivo seja reduzir esses custos. Confira!

1- Faça um levantamento dos custos administrativos

Ao analisar todos os custos, é possível identificar os gastos que não contribuem para a realização da obra e que podem ser mitigados. Aqui entram viagens, despesas relacionadas a eventos e até mesmo treinamentos de vendedores.

2- Considere terceirizar serviços

A terceirização de serviços pode ajudar a empresa a reduzir a folha de funcionários, bem como os encargos e investimentos em qualificação. Isso porque os trabalhos relacionados à limpeza e manutenção de instalações da construtora podem ser designados a times externos que já possuem experiência nas atividades.

3- Priorize o marketing digital

Panfletos, presença em eventos, vídeos promocionais e outras estratégias offline são usadas para apresentar projetos, mas não são as únicas opções viáveis. O marketing digital pode trazer excelentes resultados sem que a empresa direcione parte importante do orçamento para fazer a divulgação.

Quais os principais erros ao calcular o BDI e como evitá-los

Por se tratar de um cálculo complexo, muitos profissionais acabam ignorando o indicador e definindo um orçamento que não condiz com a realidade do projeto. Esse por si só já é um erro, porque pode fazer com que a empresa não tenha recursos suficientes para terminar a construção ou entregar um preço final justo ao cliente.

Fora o fato de ignorar o índice, existem erros que podem ser cometidos, também, ao calcular o BDI. São eles:

1- Não conhecer os custos indiretos e diretos da obra

Definir todos os gastos como custos pode resultar em um BDI errado. Afinal, na fórmula é preciso acrescentar apenas os custos indiretos, e esses não estão relacionados em nada à construção. Para resolver esse problema, o ideal é que a empresa tenha uma planilha ou um software de gestão que separa os tipos de custos e seus respectivos valores.

2- Desconsiderar custos relacionados a imprevistos

Durante a execução da obra, é natural que ocorram imprevistos. Pode ser que falte mão de obra, o preço dos materiais inflacione ou alguma medida do governo aumente os impostos. E essas questões podem impactar o valor final do projeto.

Por isso, ao fazer o cálculo do BDI sempre é importante fazer uma avaliação dos riscos. Assim, mesmo que não eles aconteçam, a empresa pode aumentar a margem de incerteza e garantir mais valor financeiro para arcar com eles.

3- Calcular manualmente

Como mencionado, o cálculo do BDI é complexo e requer muita atenção do profissional. Realizar tudo manualmente e depender de ferramentas ultrapassadas pode afetar o resultado final do índice que, por consequência, impacta o valor final do orçamento.

Para assegurar um índice correto, o ideal é que a empresa conte com tecnologias que eliminam a incidência de erros acerca das informações e que entregam uma resposta mais rápida.

Acompanhe nosso blog

Gostou do conteúdo e quer saber como otimizar o controle da sua obra? Conheça o nosso blog sobre Construção Civil, da NG Informática!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!