Construção Civil

Lean Construction: o que é, vantagens e como aplicar

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 6 de abril de 2023
Lean Construction: o que é, vantagens e como aplicar
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Lean Construction é um modelo de gestão que busca otimizar o trabalho e minimizar os desperdícios em uma obra. Essa abordagem é baseada nos princípios do Lean Manufacturing, sistema desenvolvido pela Toyota nos anos 50, visando a maximização da eficiência do processo produtivo.

Os canteiros de obras sofrem com desperdícios e perdas, que acabam tornando a obra mais cara e demorada que o planejado. Por isso, é essencial que as construtoras estejam sempre em busca de novas metodologias e ferramentas para a otimização de processos e o aumento da eficiência na construção civil.

Pensando nisso, vamos explorar a importância do Lean Construction no canteiro de obras e mostrar os principais benefícios que essa abordagem pode trazer para a sua empresa. Quer descobrir como melhorar os resultados das suas obras? Continue a leitura!

O que é Lean Construction?

Lean Construction, ou construção enxuta, é uma abordagem de gerenciamento de projetos que se baseia nos princípios do Lean Manufacturing. O modelo busca melhorar a produtividade e eficiência na construção civil, ao tempo em que reduz o desperdício e as perdas.

A filosofia Lean Construction tem como foco maximizar o lucro do projeto, uma vez que tudo aquilo que gera gastos sem retorno é excluído. Além disso, o Lean Construction visa melhorar a qualidade e a segurança na obra, eliminando atividades que não agregam valor ao processo.

Algumas das principais ferramentas e técnicas utilizadas incluem:

  • Planejamento detalhado do projeto;
  • Gerenciamento visual;
  • Controle de fluxo
  • Gestão de estoques
  • Otimização de processos de trabalho;
  • Uso de sistemas de gestão.

Qual a importância do Lean Construction na obra?

O Lean Construction é uma metodologia capaz de maximizar o valor e minimizar os desperdícios em um projeto de construção. Essa abordagem de gestão identifica e elimina as atividades que não agregam valor, o que aumenta a eficiência do processo de construção como um todo e diminui o custo da obra.

Essa metodologia também otimiza o processo produtivo, reduzindo o tempo e os recursos necessários para conclusão do projeto, ao tempo em que aumenta a qualidade do trabalho e a satisfação do cliente.

Com a adoção dessa metodologia, os projetos de construção são entregues dentro do prazo e do orçamento, com a máxima qualidade e eficiência possível. Com isso, pode-se dizer que o Lean Construction é uma ferramenta crucial para a construtora aumentar sua capacidade operacional.

Como aplicar o Lean construction na construção civil?

Agora que você já conhece o Lean Construction e sabe quais são seus benefícios para a construção civil, aprenda como aplicá-lo na sua empresa em apenas 5 passos:

1- Estude a metodologia

O primeiro passo para a implementação é conhecer todos os seus princípios, que incluem:

  • Agregar valor à construção;
  • Eliminar o que não acrescenta;
  • Otimizar tempo;
  • Reduzir a variabilidade;
  • Tornar os processos transparentes.

2- Defina o valor do cliente

Também é importante entender as necessidades e expectativas do cliente para que a empresa possa entregar um produto final que atenda às suas expectativas. Esse conhecimento pode ser adquirido por meio de pesquisas de mercado, entrevistas e análises de concorrência.

3- Envolva toda a equipe

Uma equipe engajada e envolvida é essencial para o sucesso do Lean Construction. Todos os membros da equipe devem trabalhar em conjunto para identificar oportunidades de melhoria, inclusive implementar soluções. Além disso, caso haja necessidade, é interessante investir em treinamentos que reforcem as aptidões técnicas.

4- Identifique o fluxo de valor

Identificar o fluxo de valor significa distinguir as atividades que agregam valor e aquelas que não somam praticamente nada ao processo de construção. Para isso, deve-se mapear as atividades, apontar gargalos e descobrir onde ocorrem desperdícios.

5- Aplique a melhoria contínua

A filosofia do Lean Construction é baseada na melhoria contínua, ou seja, buscar sempre novas formas de aprimorar o processo de construção. Uma forma de garantir isso é através do monitoramento constante do processo, a análise de dados e o desenvolvimento de soluções para problemas identificados.

Benefícios do Lean Construction na construção civil

A importância do Lean Construction no canteiro de obras está diretamente relacionada aos benefícios que a abordagem pode trazer, tais como:

  • Redução de desperdícios, uma vez que se torna possível identificar e eliminar atividades que não agregam valor ao processo de construção;
  • Melhoria da qualidade e otimização do processo de construção, reduzindo retrabalhos e promovendo a satisfação do cliente;
  • Aumento da produtividade por meio da maximização do valor produzido por unidade de tempo, ou seja, produzir mais em menos tempo;
  • Contribuição para a melhoraria da segurança dos trabalhadores no canteiro de obras;
  • Incentivo à colaboração e a comunicação entre as equipes envolvidas no projeto, o que pode reduzir a ocorrência de ruídos;
  • Criação de um ambiente de trabalho otimizado, onde cada colaborador pode desenvolver suas funções da melhor forma.

Como vimos, a aplicação dos princípios do Lean Construction no canteiro de obras pode ser altamente benéfica para a construtora. Reduz custos, aumenta a eficiência operacional, melhora a rotina dos trabalhadores e aumenta a qualidade dos trabalhos.

Gostou do conteúdo e quer se manter dentro das novidades relacionadas à construção civil, manutenção de ativos e controle de frotas? Acompanhe o blog da NG!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!