Gestão de Frotas

Frota lucrativa: o que fazer para ter uma?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 23 de junho de 2017
Frota lucrativa: o que fazer para ter uma?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Aproveitando que tocamos no assunto soluções tecnológicas, já que este é considerado um dos passos para se obter uma frota lucrativa, deixamos disponível no link abaixo um ebook completo e gratuito sobre 5 cuidados ao escolher uma solução tecnológica para a gestão de frotas.

Frota lucrativa: o que fazer para ter uma?

Agora sim, vamos ao conteúdo!

Frota lucrativa: o que fazer para ter uma?

O estudo Transporte & Desenvolvimento – Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que há problemas graves no escoamento de grãos. Somente as condições do pavimento das rodovias levam a um aumento de 30,5% no custo operacional, como a manutenção das frotas. Se eliminados esses gastos adicionais devidos ao gargalo criado pela infraestrutura, seria possível uma economia anual de R$ 3,8 bilhões.

Mesmo com investimentos em logística, divulgados constantemente pelo Ministério dos Transportes, os problemas persistem, e impactam gestores de frotas de todos os segmentos. O Caderno de Transportes 2015, por exemplo, apontou investimentos em infraestrutura no país na casa dos R$ 26 bilhões.

O percentual gasto com transportes se manteve o mesmo entre 2014 e 2015: 6,8% do PIB (Produto Interno Bruto). Mas não se engane, a atividade também vem sendo impactada pela crise, e é bastante provável que sua empresa tenha sentido esses impactos.

Para completar o quadro, a previsão de crescimento PIB brasileiro em 2017 caiu de 0,5% para 0,41%. Segundo explicação de Maurício Lima, da Ilos, há uma relação entre o PIB e a demanda por transporte rodoviário: quando o PIB brasileiro cai, a movimentação por caminhão cai em proporção maior. Isso implica dizer que empresas de transporte devem ter cuidados redobrados para garantir o lucro da transportadora.

Nesse sentido, fortalecer a manutenção da frota, e tomar ações que estejam ao alcance da empresa poderá ser o diferencial para sua transportadora. E o investimento em tecnologia é uma excelente forma de fazer isso. Para comprovar, um relatório divulgado pela companhia americana CA Technologies, indica que a receita das empresas brasileiras aumentou em 50% após investimentos em tecnologia.

Então, já passou da hora de avaliar os pontos onde a tecnologia vai ajudar sua empresa a ser mais eficiente, para aumentar o lucro da transportadora.

Preservando o lucro da frota com manutenção

Uma solução tecnológica especializada, vai proporcionar a gestão completa de todas as atividades de manutenção da frota. Você tem total controle sobre as manutenções, troca de peças, estoque de sobressalentes, alocação do time, entre outros, garantindo eficiência e otimizando os custos da oficina.

  • Controlando consumo e abastecimento

Com a solução certa, você controla a origem do abastecimento interno, controlando os tanques e bombas. E as externas também, registrando informações referentes aos abastecimentos realizados em postos comuns ou nas redes conveniadas, como Repom, CTF, ESSO Card, Ticket Card, entre outros.

  • Cuidando dos pneus

A solução especializada dá controle total sob os pneus da frota. Você vai dispor de controle dos sulcos, da vida útil de cada unidade, a identificação de cada pneu utilizado na frota, a partir da marca de fogo. As movimentações, rodízios, inspeções e recapagens são todas registradas e você pode acompanhar toda a vida útil e aplicar os cuidados necessários aos pneus da sua frota.

  • Facilitando a gestão das multas

Na solução especialista em manutenção de frotas, você tem o registro completo das infrações de trânsito relacionadas à sua frota. Você pode controlar os pagamentos da infração e identificar as causas e os envolvidos na ocorrência para a indicação dos responsáveis. Com essas informações em mãos, é possível avaliar a entrada com recursos e até solicitar a restituição da multa, quando couber.

  • Acompanhando sinistros

Acidentes, incidentes ou roubos que acontecem em sua frota, são facilmente gerenciados com uma solução especializada. É possível acompanhar os inquéritos instaurados, tomar as medidas necessárias assim como solicitar a apropriação de débitos aos responsáveis. Toda a documentação envolvida nas ocorrências, informações de prejuízos com cargas, imóveis, indicação de testemunhas, veículos de terceiros e vítimas são registradas, facilitando o acompanhando do caso.

  • Gerindo a documentação da frota

A solução especializada facilita a organização de todo o processo de documentação da frota. É possível gerenciar e registrar toda a documentação, pagamentos e vencimentos, como IPVA, DPVAT, CRLV, leasing, penhora, manifestos de transporte, entre outros. Você pode ainda gerenciar os custos relativos a pagamentos de taxas ou honorários de despachantes. Com esse controle, você não terá surpresas com tributos vencidos e multas por documentação irregular.

Com uma solução especializada você tem uma forte aliada quando o assunto é preservar o lucro da transportadora e aproveitar as oportunidades trazidas pelo investimento em logística no Brasil. A tecnologia coloca a seu dispor informações gerenciais e estruturadas para tornar a manutenção das frotas mais eficiente e assim, reduzir seus custos.

Entre em contato conosco e peça uma demonstração!

Frota lucrativa: o que fazer para ter uma?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!