Gestão de Frotas

Tacógrafo: como ele pode auxiliar na gestão de frotas

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 7 de março de 2023
Tacógrafo: como ele pode auxiliar na gestão de frotas
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O tacógrafo é um dispositivo eletrônico usado em grande parte dos veículos de transporte, seja de carga ou passageiros. Ele é fundamental para garantir a segurança no trânsito, prevenir acidentes e fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentações de transporte.

Mas, além de ser um importante instrumento em geral, o tacógrafo também desempenha um papel fundamental na gestão de frotas. O aparelho fornece ao gestor da frota a possibilidade de acompanhar seus veículos, garantindo que o trabalho esteja sendo desempenhando conforme as expectativas da empresa e obedecendo às leis de trânsito.

Com isso em mente, trouxemos um artigo para explorar a importância do tacógrafo para a gestão de frotas, explicando como ele pode ajudar a otimizar o desempenho dos veículos, melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos de manutenção. Acompanhe!

O que é um tacógrafo?

Tacógrafo é um dispositivo utilizado em veículos para registrar informações relacionadas ao tempo, velocidade e distância percorridas. Seu objetivo principal é documentar a atividade do motorista e garantir o cumprimento das leis e regulamentações de trânsito, especialmente aquelas relacionadas às horas de trabalho dos motoristas e períodos de descanso.

Todas as informações captadas pelo tacógrafo são registradas em um disco diagrama ou em uma memória eletrônica e podem ser baixadas e analisadas para fins de fiscalização e controle.

Qual sua importância na gestão de frotas?

O tacógrafo é uma ferramenta essencial na gestão de frotas, pois permite o registro preciso das atividades dos motoristas e dos veículos. Com as informações registradas pelo dispositivo, os gestores de frota podem monitorar o desempenho dos funcionários e garantir o cumprimento das leis de transporte.

Entre as principais utilidades do tacógrafo na gestão de frotas, podemos destacar:

  • Registro do tempo de direção, garantindo que a jornada do motorista esteja de acordo com a lei do motorista, que estabelece limites máximos de tempo de direção contínua.
  • Registro da velocidade, o que permite avaliar se o motorista está conduzindo dentro dos limites estipulados pelas leis de trânsito.
  • Registro das pausas, o que assegura que o motorista esteja cumprindo com os períodos mínimos de pausa e descanso.
  • As informações registradas pelo tacógrafo podem ser analisadas para avaliar o desempenho do motorista, a eficiência no consumo de combustível e a manutenção preventiva do veículo.
  • As autoridades de trânsito podem fazer uso das informações registradas pelo tacógrafo para verificar se os motoristas e as empresas de transporte estão cumprindo as leis e regulamentações de transporte.

Tacógrafos são obrigatórios por lei?

Sim, tacógrafos são obrigatórios por lei no Brasil para determinados tipos de veículos. As Resoluções nº 14/98 e 87/99 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelecem as regras para o uso de tacógrafos no país.

Os veículos de transporte de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4.536 kg e os veículos de transporte de passageiros com capacidade para mais de 10 passageiros são obrigados a utilizar tacógrafos. Além disso, alguns veículos especiais e de fiscalização também devem usar o dispositivo.

Os tacógrafos devem ser instalados e utilizados de acordo com as especificações técnicas definidas pelo CONTRAN. O descumprimento das normas pode acarretar penalidades, como multas e apreensão do veículo.

Tacógrafo analógico x digital

A principal diferença entre o tacógrafo analógico e digital é a forma como as informações são registradas e armazenadas.

O tacógrafo analógico utiliza um disco de papel que é colocado no aparelho e gira conforme o veículo se movimenta. O disco tem uma série de marcas que indicam a velocidade, o tempo de condução e os períodos de pausa e descanso do motorista.

Essas informações são registradas no disco, que deve ser substituído regularmente, de acordo com a necessidade. Ao final de cada viagem, o disco é retirado do dispositivo e pode ser utilizado como prova das atividades do motorista.

Já o tacógrafo digital registra as mesmas informações que o digital, mas de uma forma mais prática. O aparelho geralmente possui um display e um teclado que permitem ao motorista inserir informações, sendo que alguns modelos possuem cartão de memória e até mesmo câmeras.

O tacógrafo digital registra automaticamente a velocidade, o tempo de condução e os períodos de pausa e descanso do motorista e armazena essas informações no disco. Esses dados, por sua vez, podem ser transferidos para um computador e analisadas por meio de software especializado.

Como os dados coletados podem ser utilizados para melhorar a eficiência da frota?

A seguir, destacamos algumas das principais contribuições do tacógrafo para a gestão de frotas lucrativas:

1- Controle das horas de trabalho dos motoristas

O tacógrafo registra o tempo de direção e as pausas e descansos dos motoristas, permitindo que a empresa gerencie de forma eficaz as horas de trabalho e evite penalidades por infrações às leis trabalhistas e de transporte.

2- Verificação do cumprimento das rotas

Com o registro de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo possibilita a verificação se os motoristas estão seguindo as rotas definidas pela empresa, o que ajuda a otimizar o planejamento de rotas e reduzir custos.

3- Manutenção preventiva

O registro das informações do veículo, como velocidade, distância e tempo de condução, permite que os gestores de frota acompanhem a utilização do veículo e programem a manutenção preventiva de forma mais eficaz, evitando paradas imprevistas e reduzindo custos com reparos.

4- Análise de desempenho dos motoristas

O tacógrafo permite avaliar o desempenho dos motoristas em termos de eficiência na condução e cumprimento das leis de trânsito, o que pode ajudar na identificação de necessidades de treinamento e aprimoramento das habilidades dos trabalhadores.

Dessa forma, o uso de tacógrafos é fundamental para o bom gerenciamento de frotas, pois contribui para aumentar a eficiência operacional, auxiliar no controle de riscos, reduzir custos e garantir a segurança e a conformidade com as leis e regulamentações de transporte.

Agora que você já sabe qual é a importância do tacógrafo na gestão de frotas e todos os benefícios que ela pode trazer para sua empresa, conte com ajuda dos nossos especialistas e tenha acesso a uma solução especializada para sair na frente!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!