Gestão de Frotas

Como lidar com as excepcionalidades na sua gestão de frota

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 25 de agosto de 2017
Como lidar com as excepcionalidades na sua gestão de frota
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Como lidar com as excepcionalidades na sua gestão de frota

Manter a frota produtiva e rentável é um desafio para empresas em todo o mundo. O gestor responsável precisa lidar em detalhes como manutenção da frota, abastecimentos, pneus, multas, documentos e outras informações administrativas. Tudo isso sem perder o foco ou esquecer a estratégia da empresa.

No cenário atual, ser surpreendido com um problema no caminhão e atrasar a entrega para um cliente pode ser o suficiente para perdê-lo, além, também, de acabar em prejuízos financeiros. Para isso, o gestor da frota precisa estar atento às situações que interferem no rendimento dos veículos, como a falta de planejamento da manutenção ou ausência de monitoramento.

Mas então, o que fazer para evitar surpresas na gestão de frotas?

Com tantos detalhes de gerenciamento assim, não dá para arriscar muito. Não é? Por isso, o mais garantido é contar com soluções tecnológicas que possam auxiliar 100% nas tarefas da gestão de excepcionalidades.

Como? Existe uma solução integrada ao ERP (Enterprise Resource Planning) que emite alertas cada vez que algo fora do planejado é identificado. Assim, o gestor consegue identificar que há uma ameaça. Assim, é possível envolver pessoas e registrar ações dentro da ferramenta que ajudam na solução do problema. É tudo uma questão de tempo para poder se organizar. Ótimo, não é?

O Rung, da NG Informática, é uma solução tecnológica que integra os pontos estratégicos mais relevantes na gestão de excepcionalidades. O sistema facilita o trabalho do gestor com aplicativos de alerta e monitoramento. Entenda melhor:

  • É possível mapear os riscos de situações excepcionais relevantes para seu negócio;
  • É integrado com seu software de gestão (ERP);
  • Recebe alertas no momento que aquela informação se torna uma exceção no seu planejamento, se tornando um desvio de uma regra ou de um padrão estabelecido.

Conheça as funcionalidades do sistema para a manutenção de frotas:

#1 Redução do consumo médio

A funcionalidade permite a identificação do combustível de um veículo por km – em um determinado período. Assim, o gerente pode realizar o monitoramento constante e avaliar a tendência de aumento de consumo, o motivo do crescimento e se há necessidade de alguma manutenção.

#2 Documentos expirados

Ao verificar a informação dos documentos obrigatórios dos veículos, é possível identificar a existência de um documento não pago que coloca o veículo em situação irregular em relação às organizações de trânsito. Dessa forma, o gestor, assim que notificado sobre a irregularidade, pode tomar as medidas necessárias.

#3 Pontuação do motorista

Você consegue ter o controle de multas dos seus motoristas? Com essa funcionalidade, o gestor consegue ter as informações das multas registradas das movimentações da empresa e identifique as situações nas quais o motorista é impossibilitado de dirigir porque há mais pontos do que o exigido por lei.

Consciente dessa informação o gestor de frotas pode realizar o planejamento adequado das operações de transporte sem o risco de implicar em novas infrações ou custos – altos – para a empresa.

Que tal? Agora você pode gerenciar tranquilamente toda a manutenção da frota sem se preocupar em levar sustos com as excepcionalidades que aparecem do dia a dia. O Rung disponibiliza uma interface simples de visualizar e operar dados, que são atualizados em tempo real.

Não perca tempo, confira como ele funciona! Basta acessar o Rung, fazer seu cadastro e selecionar o que quer monitorar. É grátis e você pode perceber como a gestão de excepcionalidades vai ajudar na sua rotina!

Gestão de excepcionalidades na gestão de frotas

Artigo publicado originalmente no Blog do Rung.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!