Gestão de Frotas

Gestão de logística: o que é e qual a sua importância?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 10 de março de 2023
Gestão de logística: o que é e qual a sua importância?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O investimento em gestão de logística é a aposta mais inteligente que o empresário pode fazer. Isso porque é através desse gerenciamento que acontece a coordenação de produtos e serviços dentro da sua empresa.

O conceito de logística está ligado à organização. Mas muito além desse nome, essa é uma área relacionada à estratégia, que pode se encaixar perfeitamente em qualquer segmento do mercado.

Para você que está estudando sobre gestão de logística para aplicar no seu negócio, veja detalhadamente o que é, como fazer o planejamento estratégico para essa área, entre outras informações.

O que é gestão de logística?

Gestão de logística é uma área que administra a cadeia de suprimentos das empresas. Ou seja, é o setor responsável pela coordenação de qualquer tipo de movimentação relacionada aos produtos e serviços.

O processo de acompanhamento logístico pode começar desde a entrega da matéria-prima até a distribuição do produto pronto ao consumidor final. Feito como uma teia, todas as etapas são interligadas e precisam ser orquestradas perfeitamente.

Em casos onde uma etapa do processo está com problemas, os outros estágios sofrem impactos negativos tal qual um efeito dominó. É neste momento que a atuação do gerente de logística entra, para evitar intercorrências que atrapalhem a produtividade da empresa.

LEIA TAMBÉM | Os impactos da política ambiental no cotidiano das empresas

Como fazer planejamento estratégico de logística?

O planejamento estratégico é a alternativa mais indicada para o empresário que quer gerenciar com qualidade as etapas logísticas. A partir dessa estratégia pode haver redução nos problemas de produção, bem como o aumento da lucratividade.

Algumas etapas são primordiais para o planejamento estratégico de logística, como:

  1. Aquisição: mapear quais matérias-primas e/ou produtos precisam ser comprados para dar continuidade na produção;
  2. Armazenamento: estudar como deve ser feito o armazenamento dos produtos;
  3. Entrega: avaliar qual é o melhor meio de transporte para realizar as entregas, e registrar quais são os profissionais envolvidos no processo.

Essas três etapas precisam entrar em qualquer em qualquer planejamento estratégico logístico, independente do segmento em que a empresa atua.

Como fazer o gerenciamento de estoques?

Dentro da gestão de logística existe uma área subsidiária bastante importante, que é o gerenciamento de estoques. Fora os negócios que trabalham com dropshipping (modelo de negócio onde vendedor não precisa de estoque), todas as empresas precisam administrar o que entra e sai do armazém.

Nessa hora é importante ter a tecnologia ao seu lado. Um computador com sistema que guarde as informações sobre os produtos, como entrada, saída e quantidade disponível no estoque são imprescindíveis para coordenar a movimentação das mercadorias.

A gestão de logística dentro dos estoques age para evitar desperdícios, como é o caso de compras sem necessidade ou uso inapropriado de matéria-prima. É um gerenciamento que afeta diretamente as contas da empresa.

Tecnologia na gestão de logística: como utilizar?

Como comentamos, a tecnologia é uma ótima aliada para a gestão de logística. Isso porque existem sistemas capazes de controlar toda a produção da empresa, com base nos dados armazenados, relatórios e indicadores..

Veja duas alternativas que podem ser usadas no seu negócio:

Sistema de gerenciamento de logística (WMS)

O sistema de gerenciamento de logística, chamado de Warehouse Management System (WMS), é uma ferramenta que possibilita a visibilidade de tudo que está no estoque da empresa.

As informações armazenadas no WMS são importantíssimas para dar prosseguimento em qualquer outra etapa da produção. Para realizar uma venda, por exemplo, o sistema precisa verificar se tem mercadoria suficiente no estoque e assim movimentá-la para o setor de entrega.

O WMS pode ser considerado a principal ferramenta que garante o funcionamento da cadeia de suprimentos dentro de uma empresa.

Rastreamento de veículos

O investimento em rastreadores também é uma excelente alternativa. A gestão logística deve acompanhar onde está a mercadoria e quando é a estimativa de entrega para o consumidor final.

Além de ser uma tecnologia de segurança, que assegura por onde as mercadorias passam, é também uma ferramenta que orienta o gestor acerca dos prazos de entrega.

Com base nesse tempo, inclusive, é possível ter ideia de quais são os lugares com melhor estratégia de rota e os menos indicados para o transporte.

Boas práticas de gestão de logística

Embora o planejamento estratégico seja o pontapé para a gestão de logística, é importante aprender boas práticas desse gerenciamento antes de colocá-lo em prática. Fique atento às dicas, a seguir:

  1. Registre todos os processos: independente do tamanho e da complexidade de cada processo, é essencial registrá-los dentro do sistema. Sem acesso à informação, fica praticamente impossível monitorar as etapas de recebimento, produção, armazenamento, distribuição e entrega.
  2. Analise a cadeia de suprimentos: veja se a cadeia de suprimentos do seu negócio faz sentido para o atual cenário – algumas etapas caem em desuso com o passar dos anos, sendo necessário reavaliar sua necessidade e importância.
  3. Repense nos gargalos de produção: é normal ter problemas em alguma etapa da cadeia de suprimentos. Por isso, reúna os líderes da sua empresa para pensarem em soluções estratégicas e inteligentes, a fim de mitigá-los.

Conclusão

A gestão de logística é uma área que coordena absolutamente tudo que envolve a produção e os serviços de uma empresa. Independentemente do seu segmento, é fundamental colocá-la em prática para assegurar a qualidade da cadeia de suprimentos e fabricação dos produtos.

Se gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo sobre gestão de logística e assuntos semelhantes, dê uma olhada em outros materiais publicados pela NG!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!