Gestão de Frotas

Arla 32: o que é, benefícios e obrigatoriedade

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 27 de abril de 2023
Arla 32: o que é, benefícios e obrigatoriedade
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Arla 32 é um composto usado para reduzir a emissão de gases poluentes em motores a diesel, algo que contribui para a sustentabilidade da empresa. Com isso, o seu uso vem sendo amplamente disseminado em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

De acordo com EA e GHG Emissions from Energy, a emissão de CO2 por queima de combustíveis aumentou mais de 130% entre 1970 e 2019, o que vai na contramão dos avanços tecnológicos obtidos com o passar das décadas.

Para saber como o Arla 32 funciona, quais são os seus benefícios e como usá-lo, continue lendo!

O que é Arla 32: composição química e funcionalidade

Arla 32 é um líquido sem cheiro ou cor, usado como um agente redutor seletivo em sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) em motores a diesel. Sua composição química consiste em 32,5% de uréia de alta pureza e 67,5% de água desmineralizada.

A solução também é conhecida como “Agente Redutor Automotivo” (ARA) ou “Diesel Exhaust Fluid” (DEF). Quando injetada no motor a diesel, ela reage com os óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape e os transforma em nitrogênio e vapor de água, o que reduz a emissão desses gases poluentes.

Legislação e obrigatoriedade do uso do Arla 32 em veículos pesados

No Brasil, a obrigatoriedade do uso do Arla 32 em veículos pesados foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) por meio da Resolução nº 403/2008.

Ela determina a adoção do sistema de redução catalítica seletiva (SCR) em motores a diesel com potência superior a 135 kW (cerca de 180 cavalos) e fabricados a partir de janeiro de 2012.

Dessa forma, os veículos que utilizam o sistema SCR devem ter um reservatório de Arla 32 com capacidade suficiente para percorrer uma distância mínima de 5.000 km.

A não utilização do composto ou o uso inadequado pode gerar multas e sanções para os proprietários de veículos, além de contribuir para os danos ao meio ambiente.

Benefícios da utilização do Arla 32 para a redução de emissões de poluentes

Mais que uma obrigação legal, o Arla 32 pode ser um grande aliado em empresas que possuem frotas, pois ele oferece diversos benefícios, tais como:

  • O Arla 32 reduz significativamente a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), contribuindo para a redução do dano ao meio ambiente;
  • A redução desses gases na atmosfera contribui para a melhoria da qualidade do ar e redução da poluição atmosférica e seus efeitos;
  • A utilização do Arla 32 é uma obrigação legal e garante que os veículos a diesel cumpram as regras estabelecidos pelas autoridades;
  • O Arla também desempenha um papel na melhoria da eficiência do motor a diesel, aumentando sua vida útil e otimizando o gasto de combustível.

Dicas para o armazenamento e manuseio do Arla 32

Para que o produto entregue a eficácia prometida, é necessário uma série de cuidados com o seu manuseio, transporte e armazenamento. Veja abaixo quais são os principais:

1- Armazenamento adequado

É essencial que o Arla 32 seja armazenado em local fresco e seco, protegido da luz solar direta e de fontes de calor. Além disso, a temperatura ideal deve ficar entre 0°C e 25°C, conforme indicações do fabricante.

2- Proteção contra contaminantes

Por ser suscetível à contaminação, o Arla 32 precisa ser mantido longe de produtos contaminantes, como químicos, solventes, óleos e afins. O contato direto com esses produtos pode afetar o composto, prejudicando sua eficácia.

3- Utilização de recipientes adequados

Para o armazenamento e transporte, é fundamental que sejam usados os recipientes adequados. Nesse sentido, eles devem ser resistentes, não porosos e não reativos, na maioria das vezes, sendo feitos de polietileno ou aço inoxidável.

4- Evitar exposição prolongada ao ar

O Arla 32 evapora ao entrar em contato com o ar. Por isso, é necessário manter o recipiente em que ele se encontra sempre bem fechado, só abrindo em caso de necessidade.

5- Manuseio cuidadoso

Procure evitar derramamentos e respingos durante o manuseio do Arla 32. Caso ocorra algum acidente, é crucial limpar a área afetada com água limpa no mesmo momento.

6- Verificar validade

Verifique sempre a validade, pois o composto não é mais indicado para uso após vencimento. Como regra geral, o Arla 32 geralmente é válido entre 12 e 18 meses, dependendo das condições de armazenamento.

Principais mitos sobre o Arla 32

Por ser um composto não tão popular, é comum que surjam alguns mitos sobre o Arla 32. Mas como saber quais são eles e não cair em fake news? Veja abaixo!

“O Arla 32 é tóxico para o meio ambiente”

MITO! O Arla 32 é composto basicamente por água desmineralizada e ureia de alta pureza, o que faz com que ele seja um líquido não tóxico. Além disso, ele é não inflamável, não explosivo e não oferece risco para o meio ambiente.

“O Arla 32 danifica o motor”

MITO! Na verdade Arla 32 possui o efeito contrário: ele não danifica o motor, mas sim o protege, aumentando a vida útil dos componentes do motor.

“O Arla 32 aumenta o consumo de combustível”

MITO! Não há nenhuma relação entre uso do Arla 32 e aumento no consumo de diesel. A utilização do composto pode melhorar a eficiência do motor, o que pode levar à redução do consumo de combustível.

“O Arla 32 pode ser substituído por outros produtos”

MITO! Atualmente, não existe nenhum produto que substitua eficientemente o Arla 32, tornando-o fundamental para frotas.

Acompanhe o blog da NG

Gostou desse artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Conheça o nosso blog e veja as melhores dicas para a gestão da sua frota!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!