Gestão de Frotas

Controle de Frota: 5 dicas para fazê-la da melhor forma

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 20 de julho de 2022
Controle de Frota: 5 dicas para fazê-la da melhor forma
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para uma empresa alcançar seus objetivos com maior velocidade, é fundamental que a mesma realize uma boa gestão.

O controle de frota é uma atividade que contribui para a empresa avaliar os gastos com transporte, bem como reduzir custos e aumentar a produtividade dos motoristas.

Como esse processo envolve uma série de etapas, muitos gestores podem ter dificuldades para realizar um controle de frota eficaz.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar 5 dicas que podem ajudar a simplificar a gestão de uma vez por todas. Além disso, mostramos quais vantagens a empresa pode ter ao fazer o controle.

Boa leitura!

O que é controle de frota?

Inicialmente, cabe definir o que vem a ser uma frota. De acordo com o dicionário Priberam, frota é a palavra que caracteriza um conjunto de veículos. Por exemplo, carros voltados para atender as demandas operacionais de uma empresa.

Tendo conhecimento do conceito de frota, fica fácil compreender que o controle de frota é, portanto, o processo de realizar a gestão eficiente dos veículos.

O controle de frota não é uma operação necessariamente simples. Envolve muitas atividades que demandam domínio profissional, sendo algumas delas:

  • Manutenção dos veículos;
  • Pagamento de impostos;
  • Controle do nível de combustível;
  • Elaboração de rotas.

Controle de frota: qual sua importância?

Hoje as organizações estão mais competitivas. Elas buscam cada vez mais soluções para aprimorar processos, a fim de melhorar a qualidade de suas operações, reduzir custos e conquistar mais clientes.

Diante dessa realidade, a gestão de frota se destaca como uma solução que pode contribuir para a conquista desses objetivos. A partir desse controle, o gestor pode determinar o custo de administração da frota e desenvolver um planejamento eficaz que orienta na tomada de decisão.

Não só isso, identificar erros nos processos e propor alternativas mais rápidas e eficientes para elevar o nível de qualidade das operações.

Quais são as vantagens do controle de frota?

Quando realizada corretamente, o controle de frota proporciona uma série de vantagens para a empresa. A seguir, conheça cinco delas:

1. Controle de custos

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a manutenção preventiva da frota gera uma redução de custos de até 40%. O conserto tende a custar mais que a revisão, então sem controle a empresa pode ter um dispêndio financeiro elevado.

2. Aumento na eficiência logística

A logística de transporte é beneficiada, uma vez que o gestor consegue definir qual é o melhor modal para realizar o transporte e reduzir prazos de entrega.

3. Disponibilidade dos veículos

O controle de frota garante a disponibilidade dos veículos. Ajuda identificar as não conformidades e contratempos que podem retardar a entrega de produtos, bem como prejudicar a experiência do consumidor.

4. Economia em combustível e pedágio

Ao fazer o gerenciamento da frota, o gestor consegue definir quais são as rotas mais rápidas e econômicas. Assim, reduz gastos com combustível e pedágios.

5. Segurança

Além de auxiliar no controle de custos, eficiência logística, disponibilidade dos veículos e aumentar a economia, o controle de frota ainda ajuda na segurança. Automóveis que estão em dia com a manutenção estão menos propensos a se envolver em acidentes de trânsito.

5 dicas para fazer um controle de frota eficiente

Para obter eficiência no controle de frota, o gestor precisa adotar boas práticas de gestão. Tendo isso em mente, confira 5 dicas simples que podem ajudar:

Usar um software de gestão

Adotar uma tecnologia de gestão é fundamental para o administrador de frota otimizar operações relacionadas ao setor. Com um sistema é possível:

  • Acompanhar a revisão da frota, evitando riscos;
  • Traçar rotas estratégicas, gerando maior economia para a empresa;
  • Ampliar a visão do gestor com relação aos custos envolvidos nas operações da frota, melhorando sua capacidade de tomar decisão;
  • Emitir ordens de serviços de forma simplificada e rápida;
  • Otimizar o processo de tomada de decisão, fazendo com que a empresa cresça de forma saudável e segura.

Faça a manutenção preventiva da frota

Outra prática importante está associada à manutenção preventiva dos veículos.

A revisão sempre deve ser feita dentro do período recomendado pelo fabricante para evitar prejuízos com manutenção corretiva ou que o veículo pare de funcionar em virtude de um problema.

Tenha controle sobre o consumo de combustível

Quando se trata de custo, toda atenção é pouca. Conhecer todos os veículos que compõem a frota e ter controle efetivo sobre o consumo de combustível pode ajudar o gestor elaborar estratégias para reduzir tal valor.

Elabore e monitore as rotas da frota

Para gerenciar a frota de forma eficiente, também é necessário traçar e monitorar as rotas que serão seguidas pelos condutores dos veículos.

Ao dar atenção a esse ponto, o gestor pode definir percursos mais econômicos e seguros, sem obstáculos que podem colocar em risco a eficiência da entrega.

Avalie o desempenho dos condutores da frota

Por fim, deve-se avaliar o desempenho dos condutores da frota. O sucesso das entregas também depende dos colaboradores, e sem monitoramento fica difícil descobrir o que pode ser melhorado.

Além de avaliar o desempenho, o ideal é que a empresa realize treinamentos e aplique boas práticas de trânsito para que os motoristas conduzam os veículos de forma segura e econômica.

Quer realizar um controle de frota eficaz? Então conheça a nossa solução para sua gestão de frota!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!