Para uma empresa alcançar seus objetivos com maior velocidade, é fundamental que a mesma realize uma boa gestão.
O controle de frota é uma atividade que contribui para a empresa avaliar os gastos com transporte, bem como reduzir custos e aumentar a produtividade dos motoristas.
Como esse processo envolve uma série de etapas, muitos gestores podem ter dificuldades para realizar um controle de frota eficaz.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar 5 dicas que podem ajudar a simplificar a gestão de uma vez por todas. Além disso, mostramos quais vantagens a empresa pode ter ao fazer o controle.
Boa leitura!
O que é controle de frota?
Inicialmente, cabe definir o que vem a ser uma frota. De acordo com o dicionário Priberam, frota é a palavra que caracteriza um conjunto de veículos. Por exemplo, carros voltados para atender as demandas operacionais de uma empresa.
Tendo conhecimento do conceito de frota, fica fácil compreender que o controle de frota é, portanto, o processo de realizar a gestão eficiente dos veículos.
O controle de frota não é uma operação necessariamente simples. Envolve muitas atividades que demandam domínio profissional, sendo algumas delas:
- Manutenção dos veículos;
- Pagamento de impostos;
- Controle do nível de combustível;
- Elaboração de rotas.
Controle de frota: qual sua importância?
Hoje as organizações estão mais competitivas. Elas buscam cada vez mais soluções para aprimorar processos, a fim de melhorar a qualidade de suas operações, reduzir custos e conquistar mais clientes.
Diante dessa realidade, a gestão de frota se destaca como uma solução que pode contribuir para a conquista desses objetivos. A partir desse controle, o gestor pode determinar o custo de administração da frota e desenvolver um planejamento eficaz que orienta na tomada de decisão.
Não só isso, identificar erros nos processos e propor alternativas mais rápidas e eficientes para elevar o nível de qualidade das operações.
Quais são as vantagens do controle de frota?
Quando realizada corretamente, o controle de frota proporciona uma série de vantagens para a empresa. A seguir, conheça cinco delas:
1. Controle de custos
De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a manutenção preventiva da frota gera uma redução de custos de até 40%. O conserto tende a custar mais que a revisão, então sem controle a empresa pode ter um dispêndio financeiro elevado.
2. Aumento na eficiência logística
A logística de transporte é beneficiada, uma vez que o gestor consegue definir qual é o melhor modal para realizar o transporte e reduzir prazos de entrega.
3. Disponibilidade dos veículos
O controle de frota garante a disponibilidade dos veículos. Ajuda identificar as não conformidades e contratempos que podem retardar a entrega de produtos, bem como prejudicar a experiência do consumidor.
4. Economia em combustível e pedágio
Ao fazer o gerenciamento da frota, o gestor consegue definir quais são as rotas mais rápidas e econômicas. Assim, reduz gastos com combustível e pedágios.
5. Segurança
Além de auxiliar no controle de custos, eficiência logística, disponibilidade dos veículos e aumentar a economia, o controle de frota ainda ajuda na segurança. Automóveis que estão em dia com a manutenção estão menos propensos a se envolver em acidentes de trânsito.
5 dicas para fazer um controle de frota eficiente
Para obter eficiência no controle de frota, o gestor precisa adotar boas práticas de gestão. Tendo isso em mente, confira 5 dicas simples que podem ajudar:
Usar um software de gestão
Adotar uma tecnologia de gestão é fundamental para o administrador de frota otimizar operações relacionadas ao setor. Com um sistema é possível:
- Acompanhar a revisão da frota, evitando riscos;
- Traçar rotas estratégicas, gerando maior economia para a empresa;
- Ampliar a visão do gestor com relação aos custos envolvidos nas operações da frota, melhorando sua capacidade de tomar decisão;
- Emitir ordens de serviços de forma simplificada e rápida;
- Otimizar o processo de tomada de decisão, fazendo com que a empresa cresça de forma saudável e segura.
Faça a manutenção preventiva da frota
Outra prática importante está associada à manutenção preventiva dos veículos.
A revisão sempre deve ser feita dentro do período recomendado pelo fabricante para evitar prejuízos com manutenção corretiva ou que o veículo pare de funcionar em virtude de um problema.
Tenha controle sobre o consumo de combustível
Quando se trata de custo, toda atenção é pouca. Conhecer todos os veículos que compõem a frota e ter controle efetivo sobre o consumo de combustível pode ajudar o gestor elaborar estratégias para reduzir tal valor.
Elabore e monitore as rotas da frota
Para gerenciar a frota de forma eficiente, também é necessário traçar e monitorar as rotas que serão seguidas pelos condutores dos veículos.
Ao dar atenção a esse ponto, o gestor pode definir percursos mais econômicos e seguros, sem obstáculos que podem colocar em risco a eficiência da entrega.
Avalie o desempenho dos condutores da frota
Por fim, deve-se avaliar o desempenho dos condutores da frota. O sucesso das entregas também depende dos colaboradores, e sem monitoramento fica difícil descobrir o que pode ser melhorado.
Além de avaliar o desempenho, o ideal é que a empresa realize treinamentos e aplique boas práticas de trânsito para que os motoristas conduzam os veículos de forma segura e econômica.
Quer realizar um controle de frota eficaz? Então conheça a nossa solução para sua gestão de frota!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.