Desafios diários da Gestão de Frotas

Neste post, você verá:

Antes de tudo

Aproveitando a oportunidade: se a sua empresa esteja em busca de uma solução para o setor, nós preparamos um eBook completo e gratuito com os 5 principais cuidados ao escolher uma solução tecnológica para a gestão de frotas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Os desafios diários na gestão de frotas

São muitos os aspectos envolvidos na gestão da frota de uma empresa, com o agravante da necessidade de abordagens diferentes para tratar cada um deles, independentemente do tamanho da frota, se pequena ou grande, ou do tipo de veículo que é utilizado, mesmo motocicletas, caminhões, automóveis ou até aviões.

A identificação da melhor roteirização da frota, a escolha das melhores peças na manutenção, o controle da qualidade dos combustíveis utilizados, o gerenciamento da vida útil dos pneus e a capacitação dos motoristas, são grandes exemplos dos desafios rotineiros que vem parte do dia a dia dos gestores.

Leia também: Por que é importante investir em uma solução de Gestão de Frotas?

Para driblar os desafios presentes no setor, as empresas contam com a proatividade, o conhecimento e a experiência dos gestores na busca de soluções eficientes e eficazes, e os gestores, por outro lado, contam com a iniciativa das empresas em relação aos investimentos necessários para encontrá-las.

Dicas infalíveis para superar os desafios na gestão de frotas

Visando contribuir com esse objetivo, nós selecionamos 4 dicas infalíveis na busca por ações que possam contribuir de forma significativa na batalha por resultados ainda melhores na gestão de frotas, e que tragam reflexos positivos para o dia a dia dos gestores, para o setor e para a empresa como um todo.

#1 Escolha do melhor combustível

A inovação tecnológica tem contribuído significativamente na criação de frotas cada vez mais leves e modernas, que oferecem possibilidades de utilização de diversos tipos de combustíveis, em alguns casos inclusive, com a tendência de serem flex – ou até elétricos em um futuro próximo.

O combustível correto pode trazer muitos benefícios. Além de ajudar na redução de custos da frota, com a prevenção de consumos irregulares, a utilização de um tipo de combustível de qualidade desacelera a depreciação da frota, pois não agride os componentes do veículo.

Cabe ao gestor da frota, definir qual o melhor combustível para cada veículo, por meio de estudos e testes práticos de eficiência. Esta necessidade de análise e aplicação é constante, e a escolha do combustível mais competitivo pode se tornar uma grande aliada ao desempenho da frota.

#2 Manutenção dos veículos

A manutenção adequada dos veículos pode se tornar uma grande aliada no aumento da vida útil da frota. Os avanços tecnológicos estão deixando os veículos da frota rapidamente ultrapassados. Se não estiverem em bom estado de conservação para o repasse, o valor de venda pode ficar muito comprometido.

Além disso, um bom planejamento de manutenção contribui ainda para a diminuição das paradas não programadas nos veículos em circulação, que tanto impactam na disponibilidade da frota, gerando prejuízos significativos – financeiros ou não – para o gestores e para as empresas.

#3 Zelo pela segurança no transporte

Além de ser uma questão humanitária, em razão das vidas que estão atreladas aos acidentes de trânsito, a redução na taxa de acidentes tem impacto direto na frota. Atuar na prevenção de acidentes e priorizar a qualidade de vida dos motoristas, então, é fundamental nesse processo.

A disponibilidade dos veículos, as despesas de operação em caso de acidentes, os gastos com seguradoras, as  indenizações – quando necessárias, prejuízos com avarias nas mercadorias transportadas, assim como também com os próprios veículos sinistrados, são grandes exemplos de gastos nesses casos.

Identificar falhas nos processos e no comportamento dos motoristas, e investir na capacitação dos mesmos, tanto em relação aos cuidados com a saúde e ao bem estar em seu dia a dia nas estradas, quanto aos cuidados com o veículo e a segurança ao volante, é algo essencial.

#4 Fazer mais com menos

Reduzir os custos e continuar entregando o mesmo ou até mais, com a mesma qualidade. Este é um dos principais desafios do gestor de frotas. Em geral, 60% dos custos de operação da frota estão relacionados ao abastecimento. Outros 20% dos custos, são consequência do consumo dos pneus, geralmente.

Erros nesse processo podem custar caro. Investir em ações que maximizem o total controle da operação pode contribuir fortemente para a criação de uma gestão altamente capaz de produzir bons resultados dentro e fora do pátio da empresa, a partir de custos mais baixos para o caixa da empresa.

Com tantos desafios na gestão de frotas, uma sugestão que pode se tornar uma grande oportunidade também é contar com uma solução tecnológica especializada no assunto, conquistando eficiência e agilidade no gerenciamento das informações.

Leia também: Confira as vantagens de quem decidiu usar a tecnologia na Gestão de Frotas

Uma solução integrada lhe permite identificar os principais gargalos e tomar ações efetivas quanto as manutenções, substituição de peças, pneus, análise de consumo de combustíveis. Em breve falaremos mais sobre estas vantagens!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up