Empresa mais competitiva: dicas para aumentar a vida útil da sua frota

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe a importância de preservar e ampliar a vida útil da sua frota, e está buscando apenas a solução tecnológica ideal para isso, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre os 5 principais cuidados ao escolher uma solução tecnológica para gestão de frotas. Para baixá-la, basta clicar no link a seguir.

Empresa mais competitiva: dicas para aumentar a vida útil da sua frota

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Empresa mais competitiva: dicas para aumentar a vida útil da sua frota

Garantir que os veículos da sua frota estejam sempre em bom funcionamento, com as manutenções em dia e tudo em ordem não é tarefa fácil. No entanto, para garantir a maior vida útil possível para sua frota, será necessária atenção especial ao assunto. A economia está apertada, e fazer a troca dos veículos fica mais difícil à medida que os custos aumentam e as montadoras seguem anunciando reajustes em suas tabelas de preços das linhas de caminhões.

Veja matéria completa aqui.

Você já leu em nosso blog que o combustível representa uma enorme fatia dos custos da sua frota e quais são as alternativas para reduzir o consumo. Não esqueça também que escolher o combustível mais competitivo e conhecer sua procedência é importante, pois essa qualidade desacelera a depreciação dos veículos. Outro ponto de atenção são os pneus, artigos de alto custo. Então escolha com cuidado a marca mais indicada para o tipo de transporte e veículos da sua frota e evite a sobrecarga.

Outras dicas para aumentar a vida útil dos pneus você lê aqui.

Se economizar é palavra de ordem, atingir o potencial máximo no uso dos componentes da frota é crucial para garantir sua eficiência, disponibilidade e maior retorno sobre o investimento. Confira outros itens importantíssimos que contribuirão diretamente para o aumento da vida útil da frota da sua empresa!

#1 Limpeza dos veículos

Engana-se quem pensa que manter os veículos limpos é apenas uma questão de aparência ou bom aspecto. Por incrível que pareça, excrementos de aves, por exemplo, são bastante agressivos, e podem gerar aqueles pontos de corrosão na pintura dos veículos, expondo a lataria ao processo de ferrugem e deterioração. Além da lavação periódica, a aplicação de cera algumas vezes ao ano também ajuda nessa conservação.

#2 Técnicas de direção

Técnicas de direção não estão relacionadas apenas com direção defensiva. Embora evitar acidentes seja importantíssimo, existem características na direção que influenciam diretamente na vida útil da frota. Acelerar o veículo lentamente ao dar a partida, por exemplo, propicia a troca de marchas no momento adequado, protegendo do desgaste. Quando parado, seja em sinais de trânsito ou congestionamentos, colocar o câmbio em ponto morto também dá uma “folga” para o motor.

#3 Lubrificação

Os fluidos garantem o bom funcionamento e a preservação dos veículos, sendo indicadas inspeções regulares dos níveis de óleo de freio, transmissão e direção, além da água para refrigeração do motor. Mantendo sempre o nível adequado dos fluidos, você evita o atrito entre as peças, aumentando sua vida útil. Ah, e não esqueça de verificar as condições dos filtros também. Eles acumulam sujeira que, ao se misturar com óleo limpo, causam inclusive problemas de desempenho do motor.

#4 Manutenção preventiva

A manutenção preventiva dos veículos deve estar sempre em dia! Controle a rotina dos veículos, necessidade de troca de peças, pneus, óleo, filtros, regulagem de freios, suspensão, entre outros. Programe os reparos e trocas com antecedência, para reduzir a depreciação e aumentar o tempo de vida útil de cada veículo, postergando ao máximo a necessidade de troca por um novo. Veículo com manutenção em dia é mais eficiente, econômico e dura muito mais!

Com essas dicas você certamente aumentará a vida útil da sua frota e se manterá competitivo no mercado, mesmo com a crise! Se você está se perguntando como facilitar esse processo, em meio a tantas variáveis, saiba que investir em uma solução tecnológica pode ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up