Como reduzir os gastos com multas de trânsito na frota?

Neste post, você verá:

Agora, se você já conhece boas práticas para reduzir as multas de trânsito na frota, e está apenas buscando uma solução tecnológica para ampliar os resultados na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito com os 5 principais cuidados ao adquirir uma solução tecnológica para a gestão de frotas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Como reduzir os gastos com multas de trânsito na frota?

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Como reduzir os gastos com multas de trânsito na frota?

Imagine uma frota com 50 motoristas. Se a metade deles tiver o costume de fazer uma ultrapassagem forçada em local proibido por mês, gerando multa de R$ 1915,40 (este valor será reajustado no mês de novembro) a cada ocorrência, no final do período a soma de multas resultará no total de R$ 47.885,00 para a empresa!

Um gasto desnecessário e um dinheiro que faz falta no orçamento, não é mesmo? Quanto maior a frota, mais atenção o gestor deve dar às infrações cometidas pelos condutores. É que, além de trazerem prejuízo para o negócio e pontos a menos nas carteiras dos motoristas, as multas de trânsito sempre indicam a necessidade de reavaliar o comportamento do condutor e adotar medidas preventivas para minimizar os percalços durante a execução das entregas. Confira as dicas de como gerenciar e reduzir as multas de trânsito da sua frota!

#1 Conscientize a sua equipe de motoristas

É necessário fazer com que os profissionais tenham consciência de que a responsabilidade pelas multas é deles, e cada um deve arcar com as consequências. Essa conscientização é importante para que os motoristas adotem práticas de direção segura e respeitem as leis de trânsito. Além disso, é importante que a empresa promova programas educativos para seus condutores. A educação e a prevenção são as melhores maneiras de evitar custos e incômodos por conta de multas de trânsito. Lembrando que cada condutor possui o limite de 20 pontos na sua carteira e a partir do momento em que se atinge esse número o documento de habilitação é suspenso e o infrator perde o direito de dirigir o veículo.

#2 Controle o recebimento das multas

Ao receber a notificação da multa expedida pelo órgão de trânsito, é importante enviar em seguida a notificação recebida ao condutor responsável. Fique atento à devolução da notificação e envie para o órgão de trânsito a documentação necessária para pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator. Não se esqueça de controlar o recebimento da guia de pagamento e providenciar a sua liquidação e, em seguida, avisar o condutor responsável. Caso o motorista responsável não se manifeste no prazo estabelecido ou alegue impossibilidade de efetuar o pagamento à vista da multa em tempo hábil, o gestor responsável poderá adotar as providências necessárias para o seu pagamento até a data de vencimento, solicitando que o motorista autorize o desconto do valor pago em folha de pagamento.

#3 Recorra à Justiça sempre que possível

Quando uma notificação de multa chegar pelo correio, verifique se a autuação traz modelo, placa, cor e imagem do veículo corretos. Um dado que não bater com a realidade pode ser a primeira brecha para conseguir recorrer à Justiça. Em seguida, veja se a autuação foi realizada por radar ou por um agente. Casos de radares irregulares que geraram multas posteriormente anuladas pela Justiça são comuns. Em último caso, avalie se a multa é injusta e se compensa, financeiramente, empenhar o setor jurídico da empresa na causa.

#4 Opte por uma solução tecnológica para facilitar a gestão

Uma solução tecnológica que possibilite o registro completo das infrações de trânsito relacionadas às frotas facilita a rotina do gestor de frotas. Com espaço para descrição detalhada da infração, pode-se verificar a situação de pagamento, identificar as causas e os envolvidos na ocorrência para a indicação dos responsáveis, avaliar a possibilidade de entrada com recurso e ainda solicitar pedido de restituição da multa quando pertinente.

Multas de trânsito devem ser vistas como algo a ser evitado e eliminado com gestão assertiva e conscientização dos motoristas. Para que a gestão de multas seja mais assertiva e prática, considere adotar um software específico para gestão de frotas que tenha o controle de multas. Assim, você pode ter mais eficiência no processo e tempo para pensar em estratégias para o seu setor logístico!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up