Gestão Ambiental

Gestão ambiental eficiente como resposta à pandemia

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 27 de maio de 2021
Gestão ambiental eficiente como resposta à pandemia
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo, você verá:

  • Impactos da pandemia nas empresas
  • Gestão ambiental como diferencial
  • Comece economizando recursos
  • A imagem da empresa no mercado
  • Contando com a tecnologia

O mundo corporativo foi completamente transformado desde a chegada da pandemia do Coronavírus (COVID-19). As empresas foram impactadas de todas as formas possíveis, em produção, vendas e, é claro, em seus respectivos faturamentos. 

Novas mentalidades precisaram ser desenvolvidas e os conceitos do que era “normal”, hoje já não funcionam como antes. Foi preciso encontrar, dentro da nova realidade, formas de dar a volta por cima. 

Quando a natureza emite seu alerta, ela também se apresenta como a solução. Você já parou para pensar que uma produção que possui uma gestão ambiental eficiente, pode ser uma grande aliada na busca pela economia de custos? 

Nesse post você irá entender como a gestão adequada dos resíduos pode significar mais do que a economia de custos, mas também, uma oportunidade de novos lucros! 

Impactos da pandemia nas empresas

De acordo com o estudo Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o impacto da pandemia foi muito negativo para as empresas.

A pesquisa que buscou entrevistar empresas de todo o Brasil, possui dados que são atualizados periodicamente, demonstrando a evolução da percepção das empresas para com a nova realidade. 

Mesmo em seu “melhor momento” na opinião corporativa, 33,5% das empresas alegavam que os impactos seguiam sendo negativos para os negócios. Os dados foram calculados na 2ª quinzena de agosto de 2020. 

O pior momento na opinião dos entrevistados foi em junho de 2020, em que 70% das empresas alegavam que o impacto era muito ruim para todas elas. 

Tendo a situação do Brasil se agravado ainda mais na segunda onda da pandemia, o que podem ser esperados dos próximos dados a serem compilados? 

Não há dúvida de que medidas precisam ser tomadas de forma urgente. Você verá agora como a gestão ambiental correta pode ajudar a inverter esse cenário de pessimismo. 

Gestão ambiental como diferencial

Ao aderir às boas práticas de gestão ambiental, a empresa passa a contribuir para o desenvolvimento socioambiental de toda a região em que atua. 

Naturalmente, existem políticas que ditam as boas práticas a serem seguidas pelas empresas, para que possam minimizar ao máximo os danos ambientais. Elas são definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ou Lei 12.305/2010

Quem atua na implantação e fiscalização dessas políticas é o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Na prática, essas políticas ditam os rumos que devem ser seguidos pelas empresas no gerenciamento de seus resíduos sólidos. Conforme ressaltado pelo Artigo 1 da lei: 

“Art. 1º  Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.”

A única exceção da lei são os resíduos radioativos, pois esses possuem uma legislação específica. 

O descumprimento das leis, pode resultar em multas que variam de R$ 5 mil a até mesmo R$ 50 milhões! 

Agora mais do que nunca, a pandemia demonstrou que a preservação ambiental jamais deve ser seguida apenas para evitar multas. Muito pelo contrário, ao invés de perder dinheiro, é possível ganhar mais dinheiro! 

O primeiro passo é fazer mais do que o básico, é preciso encarar como uma oportunidade. Entenda os passos certos que a sua empresa pode começar a colocar em prática ainda hoje! 

Comece economizando recursos

Economizar é o primeiro dos passos para que a empresa possa colher os frutos da boa gestão ambiental. 

A utilização inteligente de energia, por exemplo, é capaz de reduzir drasticamente o custo fixo mensal de despesas da empresa. E como fazer isso?

Além de adotar tecnologias que permitem acompanhar o gasto energético, você pode optar pela instalação de painéis solares, instalar lâmpadas fluorescentes ou então de LED e desligar equipamentos em desuso. 

A água também pode ser trabalhada de forma inteligente e reutilizada em diferentes ambientes de sua empresa. Com algumas adaptações na infraestrutura e o devido acompanhamento tecnológico, essa prática se torna um grande diferencial. 

Outra forma é administrar de forma eficiente a distribuição da matéria-prima. Pense, sua empresa utiliza 100% da matéria-prima? Com certeza existem formas de operar de forma mais estratégica para atender a sua demanda.

A reutilização de produtos por meio da reciclagem é, além de sustentável, uma prática que também pode permitir gerar lucros, ao optar por vender para terceiros, em vez de reutilizar. 

É muito simples, se existem formas de economizar e manter o mesmo desempenho da produção, não existe nenhuma razão lógica para não fazê-lo. 

A imagem da empresa no mercado

Uma empresa que realiza uma gestão ambiental eficiente tende a chamar a atenção do público consumidor e também a dos stakeholders. Não faltam estudos para justificar essa informação. 

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou uma pesquisa com consumidores para identificar qual é a percepção que eles possuem para com as empresas sustentáveis. Os resultados são surpreendentes! 

Dentre os entrevistados, 87% preferem consumir produtos provenientes de empresas sustentáveis e 70% deles não se importam de pagar um pouco mais no produto, desde que seja comprovadamente produzido por empresas sustentáveis. 

Independentemente do período pandêmico, esses números demonstram, por si só, que optar pela sustentabilidade integral é o caminho para estar em harmonia com a natureza, chamar a atenção do mercado e atrair maiores lucros. 

Contando com a tecnologia

Estabelecer novos padrões e avaliá-los de forma constante é, sem dúvida, o caminho certo a ser seguido. Mas de que forma você pode realizar esse acompanhamento e analisar de forma profunda o desempenho? 

É claro que a tecnologia vem a ser a sua principal aliada nessa tarefa! Foi pensando em sanar essa importante demanda empresarial, que a NG Informática criou o seu próprio Software de Gestão Ambiental

O software é a ferramenta certa para que você possa analisar o quanto a sua empresa tem evoluído em suas novas ações, além de poder contar com as suas estratégias exclusivas de implementação e operação. 

É a ferramenta que você precisa para manter a sua empresa em plena harmonia com a gestão ambiental, colhendo os resultados de uma administração segura e eficiente. 

Aproveite para garantir agora mesmo um período de demonstração do software Gestão Ambiental da NG Informática! Experimente na prática os benefícios da ferramenta e surpreenda-se! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!