Manutenção de Ativos

Setor de manutenção: veja algumas previsões para 2021

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 28 de janeiro de 2021
Setor de manutenção: veja algumas previsões para 2021
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com a pandemia do coronavírus, todos os segmentos da economia foram afetados, inclusive o setor de manutenção. Mas o próximo ano promete um cenário de reconstrução e readaptação da indústria frente à crise.

Nesse sentido, as empresas desse setor devem aproveitar as inovações tecnológicas trazidas pela transformação digital. Entre elas, podemos destacar a Internet das Coisas (IOT), a inteligência artificial e as soluções mobile

Todas elas devem contribuir para a recuperação das indústrias e a retomada da economia. 

No post de hoje, vamos conferir algumas previsões para 2021 em relação ao setor de manutenção. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler! 

  1. Tecnologia mobile ganha importância

Atualmente, a tecnologia mobile já pode ser empregada dentro das indústrias e essa tendência continuará para o próximo ano. 

Tal modelo oferece a flexibilidade e a mobilidade necessárias para o setor de manutenção, porque permite a administração a distância. 

Pensando na nova realidade pós-pandemia, ter ferramentas que fazem o gerenciamento on-line é uma ótima alternativa para as indústrias. 

Assim, a tecnologia mobile se fortalece como uma das tendências em inovação para as empresas no próximo ano. Os gestores podem se beneficiar com essa tecnologia e garantir maior proteção a suas equipes, sem perder autonomia ou liderança. 

Afinal, com o mobile, é possível ter todas as métricas relevantes do setor na palma da mão, onde quer que o gestor esteja. 

  1. Processamento de dados mais refinado

Entre os elementos mais importantes para o setor de manutenção estão as métricas e as informações sobre os processos industriais. 

Por isso, contar com um processamento de dados rápido e seguro é imprescindível para a sobrevivência das empresas do setor. 

Com o desenvolvimento da tecnologia e as novas legislações, esse processo está cada vez mais refinado. 

Além disso, com a integração dos sistemas de gestão, os líderes têm acesso facilitado a uma grande quantidade de informação relevante em um único lugar.

Isso permite tomar decisões mais assertivas para o negócio e acessar o histórico dos processos em busca de gargalos e pontos de melhoria. 

Um rápido processamento de dados também auxilia na hora de desenvolver análises preditivas, fundamentais para o ramo industrial. 

Além disso, os sistemas estão cada vez mais preparados para garantir a segurança das informações. Afinal, dados de manutenção podem exigir um alto grau de confidencialidade. 

  1. Sustentabilidade no centro das atenções

Não é de hoje que a sustentabilidade está na pauta do dia das indústrias. Mas esse tema será cada vez mais uma grande preocupação de quem trabalha no setor de manutenção

Algumas medidas como diminuição de poluentes e redução do lixo devem estar no centro das iniciativas das empresas. 

A atenção à sustentabilidade trará não apenas ganhos ao próprio meio ambiente, mas será uma alternativa bastante lucrativa para as indústrias. 

As empresas, então, devem investir em medidas que reduzam o impacto ambiental, buscando por processos mais sustentáveis. 

Contar com profissionais especializados nesse tipo de iniciativa é uma ótima opção. 

Esses colaboradores conseguem ter uma ideia mais clara sobre o que deve ser feito e como as tarefas devem ser conduzidas, diminuindo os impactos no meio ambiente. 

Para o futuro, essa será uma demanda muito frequente e as indústrias que já começarem a se preparar desde agora sairão na frente. 

A boa notícia é que, com o refinamento da tecnologia, ficará ainda mais fácil adotar estratégias sustentáveis dentro da empresa.

  1. IoT aumenta produtividade

A Internet das Coisas (IoT) é uma das grandes tendências para 2021 no setor de manutenção. Isso principalmente em relação aos processos administrativos da área. Essa tecnologia permite reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe.  

Aliada a outros modelos de tecnologia, a Internet das Coisas promete revolucionar diferentes setores da economia, incluindo o industrial. 

A IoT une o rápido processamento de dados à inteligência artificial para garantir uma gestão mais eficiente das operações industriais, otimizando o monitoramento das atividades.

O resultado é uma resposta mais rápida dos sistemas integrados, melhorando a qualidade das máquinas envolvidas, bem como a segurança das informações. 

  1. Inteligência Artificial facilita os processos

A Inteligência Artificial já é amplamente usada no dia a dia das indústrias e compõe uma das previsões para 2021 referente ao setor de manutenção. Com ela, é possível automatizar processos feitos, tradicionalmente, de forma manual. 

Além de diminuir custos, ela aumenta significamente a produtividade do time, que pode se dedicar a tarefas mais complexas e que demandam o toque humano para o desenvolvimento do processo. 

A automação permite ainda realizar um grande volume de tarefas de uma só vez em um tempo reduzido. 

Um dos grandes benefícios e diferenciais desse tipo de tecnologia é a garantia de segurança de dados, tão essencial para o setor de manutenção

É por meio de IA que as informações mais importantes para a realização dos processos ficam protegidas. Assim, os profissionais podem trabalhar com tranquilidade e transparência. 

  1. Sistemas integrados são pilares da administração

Sistemas de manutenção integrados a ferramentas de gestão auxiliam muito a realidade de quem trabalha do ramo industrial. 

Para o setor de manutenção, não é diferente. Mais que uma das previsões para 2021, o uso de softwares integrados é um dos pilares para administrar sua indústria com eficiência. 

Esse modelo de tecnologia automatiza tarefas, otimizando recursos e melhorando o desempenho dos profissionais envolvidos no processo de manutenção. Com isso, essa tecnologia é uma ótima ferramenta estratégica para o negócio. 

Além disso, um ERP integrado a softwares especializados de manutenção refina a comunicação entre os times dentro da sua indústria. 

Assim, os processos se tornam muito mais fluidos, rápidos e eficazes, trazendo excelentes resultados para a empresa. 

Agora, que tal conhecer um software de manutenção integrado ao ERP e que irá levar o seu setor de manutenção para outro nível? Peça uma demonstração gratuita agora mesmo e otimize as estratégias dentro da sua indústria! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!