Transformação digital acelera tecnologias de manutenção para combater prejuízos na indústria

A fim de oferecer serviços e produtos diferenciados e se destacar no mercado, a indústria precisa garantir que o chão de fábrica esteja funcionando corretamente. 

As máquinas precisam estar em boas condições de uso, os produtos terem o máximo de qualidade e os profissionais de gestão estarem atentos para acompanhar a transformação digital e as principais tendências no setor. 

Agora, em meio à crise então, mais do que nunca é necessário promover a manutenção preventiva do maquinário para combater possíveis prejuízos. E descobrir como a transformação digital pode ajudar, gerando redução de custos e alta produtividade.

Não sabe o que é a manutenção preventiva e nem quais são os seus benefícios? Veja, no artigo, como funciona a manutenção preventiva, a sua importância e como a empresa é capaz de controlar e monitorar o maquinário com um plano de manutenção preventivo. 

Continue a leitura!

O que é Manutenção Preventiva e como funciona? 

O maquinário industrial falha, a não ser que os gestores planejem implementar um programa de manutenção preventiva industrial, que consiste no controle e monitoramento de ativos para assegurar suas perfeitas condições de uso. 

Providências tais como limpezas regulares ou de segurança e inspeções regulamentares. Aliás, as máquinas costumam dar alertas antecipados quando vão quebrar ou parar.

Os gestores responsáveis pela manutenção preventiva industrial possuem algumas alternativas para detectar padrões que antecipam as avarias: usar lubrificação e análise de vibração, ultrassom e outros instrumentos de previsão.

Como eles aprendem a interpretar os dados, por meio da manutenção preventiva também aprendem a antecipar falhas e reparos. O que ajuda a reduzir custos, indisponibilidade das máquinas e aumentando a eficiência da manutenção. 

É um método de análise fundamental para departamentos de manutenção de classe mundial. 

As avarias implicam na parada do equipamento, já que a máquina não pode operar enquanto estiver passando pelo processo de revisão. A manutenção preventiva requer um processo previamente elaborado para evitar danos à produção.

Normalmente é programada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. 

Geralmente estes gatilhos dependem da máquina e do tipo de produção da sua empresa. Por isso, é preciso prestar atenção às especificações dos equipamentos que sua indústria comprar. 

Qual é a importância da manutenção preventiva?

O chão de fábrica ideal é aquele que nunca para. Porém sempre há limitações para o bom andamento da produção em larga escala, principalmente em indústrias pesadas.

Por exemplo, uma indústria de equipamentos agroindustriais precisa entregar determinado volume até o final do mês. O bom funcionamento das máquinas é que garantirá a produção e o atendimento do prazo. 

Porém se em certo dia algumas das máquinas apresentam defeito e param a produção, a fabricação dos equipamentos sofrerá atrasos. Isso implica perdas financeiras e reclamação de clientes, o que pode comprometer a confiabilidade da marca.

Portanto, desvalorizar a importância de uma manutenção periódica acarretará uma série de riscos que poderão afetar não apenas a parte estrutural da fábrica, como o orçamento para futuros investimentos.

Veja abaixo algumas das vantagens envolvidas na manutenção preventiva:

Redução de riscos e falhas

A primeira das vantagens evidentemente é prevenir uma taxa maior de falhas do maquinário e seus periféricos.

Manter um cronograma de procedimentos para manutenção preventiva em dia é fundamental para evitar o surgimento inesperado do desgaste da máquina, o que vai afetar toda a produção. 

Outro detalhe: nem todas as falhas são visíveis. Por exemplo, se o medidor de temperatura de uma caldeira está oscilando, mas tudo continua funcionando de acordo, não há muito motivos para se preocupar. 

Agora, combine isso com uma falha no sistema de resfriamento e você tem os elementos perfeitos para um acidente industrial.

Aumento da vida útil das máquinas

Muitas vezes as falhas podem ocorrer em apenas uma peça do sistema elétrico. Porém se ninguém prestar atenção, outros componentes podem ser mais exigidos. Ou seja, isso acarreta um efeito dominó, que pode resultar na necessidade de trocar todo o equipamento.

Por isso, é preciso garantir que todos os componentes estejam em conformidade e a máquina opere com folga e continue assim por mais tempo. 

Como combater os prejuízos na indústria em tempos de crise

Com a crise, a tecnologia acelerou a transformação digital nas empresas. Hoje a chamada indústria 4.0 tem na manutenção preventiva de ativos uma grande aliada, para planejar e ter mais controle das manutenções com o uso de ferramentas tecnológicas

A tecnologia para a manutenção aumenta a produtividade da mão de obra. Em uma planta de alta performance, é possível contar com uma ferramenta que mostre a situação por meio de consultas, relatórios e indicadores em tempo real. 

Com a ajuda de um software é possível fazer o planejamento e o controle de toda a operação. As vantagens incluem aumentar a capacidade produtiva da planta, a vida útil dos equipamentos e a eficiência das tarefas de manutenção. 

Para tornar os processos mais eficazes também há a opção de personalizar o software para atender necessidades específicas. Para estas indústrias, a tecnologia para a manutenção eficiente é aquela que se ajusta perfeitamente às suas demandas.

Para que o setor de manutenção tenha um trabalho mais produtivo, o software de gerenciamento otimizará seus custos e fornecerá acesso facilitado a todos os relatórios e registros históricos. 

Isso permitirá fazer a gestão eficaz de cada etapa, garantindo a qualidade, a integridade e a segurança dos seus produtos, serviços e processos.

A solução de manutenção de ativos auxilia o gestor de manutenção a melhorar a rentabilidade da sua indústria nas áreas produtiva, predial, utilidades e frotas. O software se integra com diferentes ERPs disponíveis no mercado. 

Scroll Up