Gestão Ambiental

Empresa sustentável: a importância do Sistema de Gestão Ambiental

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 17 de março de 2017
Empresa sustentável: a importância do Sistema de Gestão Ambiental
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Mas, se você já sabe que a sua empresa precisa de uma atenção especial em relação ao setor de gestão ambiental, já conhece os benefícios destes processos, e está apenas procurando a solução tecnológica ideal para alcançar resultados positivos, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para gestão ambiental e resíduos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

 Empresa sustentável: a importância do Sistema de Gestão Ambiental

Agora, vamos ao conteúdo!

Empresa sustentável: a importância do Sistema de Gestão Ambiental

Não é de hoje que as leis voltadas à sustentabilidade estão mais rigorosas e as empresas precisam fazer investimentos cada vez maiores em Gestão Ambiental e sustentabilidade. A exigência vem fortalecendo o setor de tratamento de resíduos industriais no Brasil, que deve crescer 26% nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Empresas que investem em Gestão Ambiental e sustentabilidade recebem inúmeras vantagens ao aplicar práticas de proteção ambiental. Entretanto, não basta apenas ter a intenção de obedecer às normas ou leis, uma empresa sustentável é aquela que tem total atenção com o impacto de seu serviço, tanto na saúde dos colaboradores, quanto no meio ambiente.

Como saber se sua empresa precisa fazer Gestão Ambiental?

Para saber se a sua empresa precisa fazer a Gestão Ambiental, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Sua empresa consome água e energia em seu processo produtivo?
  • Sua organização gera muitos resíduos sólidos e tóxicos?
  • Você sabe para onde estão indo os resíduos gerados?
  • Você sabe como separá-los?

Se a sua resposta é afirmativa para as três primeiras opções, é hora de contar com uma Gestão Ambiental na empresa e gerenciamento de tipos resíduos. Só assim, será possível reduzir os custos e evitar atos prejudiciais ao meio ambiente. Fazer o descarte adequado é essencial para organizações que desejam atender às exigências do cliente viabilizando menor degradação ao meio ambiente.

De acordo com o Conama nº 307, a gestão de resíduos é feita por meio da classificação A, B, C e D. A classe A destaca os materiais recicláveis; os que compõem a classe B são recicláveis para outras destinações; por sua vez, a classe C não possui tecnologia viável para recuperação; e D são considerados resíduos perigosos, mas que podem ser reutilizados. Cada um deles possui um impacto significativo na empresa e, por isso, se faz necessário o descarte adequado.

O desperdício desenfreado e a falta de controle com os descartes gerados no serviço são alguns dos principais fatores dos gastos excessivos nas empresas. No entanto, a boa notícia é que uma empresa sustentável tem grande vantagem competitiva no mercado.

Confira os benefícios da Gestão Ambiental e de Resíduos:

Conformidade legal

A indústria têm a responsabilidade legal de fazer a eliminação de seus produtos e garantir a conformidade por meio de regras de reciclagem. Isso significa evitar multas desnecessárias por impactar negativamente o meio ambiente.

Transparência nos serviços

Você pode atrair novos clientes, aumentar suas chances de ganhar contratos e melhorar a fidelidade, demonstrando sua responsabilidade ambiental por meio de esforços na Gestão Ambiental na empresa. Afinal, empresas sustentáveis estão sendo cada vez mais valorizadas.

Redução de custos

Um Sistema de Gestão Ambiental tem grande influência na redução de custos da empresa, isso porque o gasto excessivos de água e energia serão controlados reduzindo os impactos negativos no futuro.

Como fazer a Gestão Ambiental na empresa?

A norma ISO 14001 é o parâmetro mais utilizado para o gerenciamento de impactos ambientais nas organizações. O quadro desenvolvido incentiva as empresas a melhorar continuamente o seu desempenho ambiental através do compromisso, planejamento, implementação, avaliação e revisão.

Com uma solução especializada, é possível administrar todos os processos adotados e fazer o controle de forma mais efetiva. Um Sistema de Gestão Ambiental é feito para lidar com os serviços prestados por uma empresa a fim de manter a conformidade e se destacar no mercado competitivo.

Ele ajuda a organização a atingir seus objetivos ambientais por meio de métodos sistemáticos, planejados e documentados, monitorando o desempenho ambiental, de modo a impulsionar sua eficiência nos negócios. Na prática, a tecnologia fornece uma metodologia para organizar e atualizar medidas de segurança ambiental, possibilitando a criação de programas e monitoramento para verificar se a empresa está atingindo os objetivos e metas desejadas.

A Gestão Ambiental na empresa oferece um meio de vida melhor, garantindo melhoria econômica e social. Uma empresa sustentável é aquela que otimiza o seu tempo, reduz custos e ainda ajuda o meio ambiente com práticas eficientes e sustentáveis.

 Empresa sustentável: a importância do Sistema de Gestão Ambiental

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!