Zelar pela saúde dos colaboradores é um dever de toda empresa. Tamanha é a responsabilidade, que toda companhia deve ter um departamento especializado em administrar o controle de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Essa demanda tornou-se ainda mais imprescindível, desde que teve início a pandemia do coronavírus (COVID-19), pois evitar a contaminação interna entre os colaboradores surgiu como uma preocupação a mais.
Nesse post você irá entender como realizar o controle de EPIs de maneira eficaz, atuando de forma responsável no combate à pandemia e assegurando o bem-estar de todos os colaboradores.
Um breve panorama recente
Antes de ressaltar os cuidados especiais que precisam de atenção durante a pandemia, é importante apresentar alguns dados divulgados pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho, no dia 27 de julho de 2020, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Quando divulgado o artigo Pandemia reforça importância da saúde e da segurança no trabalho, o TST apresentou também algumas medidas propostas para o Programa Trabalho Seguro, durante o biênio 2020-2022.
O tema de enfoque do período é:“Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise”, estimulado exatamente para divulgar e fomentar os cuidados no combate à pandemia do coronavírus.
O mês de abril simboliza o período caracterizado como “Abril Verde”, é um momento de reflexão para trazer à tona, os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho.
O material traz algumas informações importantes, que demonstram o cenário nacional (mesmo sem contabilizar os impactos da pandemia). As informações de maior destaque são:
- Desde o ano de 2012, o Brasil já teve mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho em regime CLT. O que corresponde a uma notificação a cada 49 segundos. Mais de 19 mil dos casos resultaram em morte.
- Durante o mesmo período, foram mais de 423 milhões de dias de ausência no trabalho e aproximadamente R$ 95 bilhões gastos com afastamentos pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Agora some a esse cenário os impactos ocasionados pela pandemia do coronavírus. Quanto tempo de trabalho seria perdido e quanto recurso deveria ser destinado aos colaboradores enfermos que foram infectados?
Isso demonstra o quanto o cuidado com o controle de EPIs é fundamental para manter a empresa em seu pleno potencial, livre de ameaças à saúde dos colaboradores.
Confira algumas sugestões práticas para que sua empresa possa lidar com essa situação com eficiência e responsabilidade.
Aprimorando os cuidados
De acordo com o comunicado oficial Gestão de EPI no COVID-19, emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com os principais centros hospitalares do País, a gestão dos EPIs na pandemia deve se basear no seguinte pressuposto:
“O equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser selecionado com base no risco biológico a que o profissional estará exposto durante suas atividades e visa minimizar os riscos de contato com o vírus SARS-CoV-2.”
Portanto, o fator determinante para a ampliação dos cuidados com o uso de EPIs é a exposição à qual o colaborador está sujeito. Para isso é classificado o ambiente de atuação, mais precisamente todo o departamento.
O documento informa que é de total responsabilidade da empresa se preparar para lidar com a demanda de EPIs no combate à pandemia. Portanto, fica a cargo da empresa orientar quais EPIS devem ser utilizados, como e quando serão utilizados.
É preciso também conhecer quais EPIs devem ser descartados após a utilização, tais como os gorros, máscaras descartáveis, luvas e aventais.
Nos ambientes de armazenamento dos EPIs, orienta-se a utilização de álcool em gel a 70% nas mãos para a paramentação e desparamentação dos EPIs.
Com tantas medidas importantes a serem tomadas, pode parecer um tanto complexo gerenciar toda essa demanda e ainda fiscalizar as boas práticas de utilização.
Planilhas digitais podem funcionar bem para o usuário que as elaborou, mas isso jamais seria sustentável em longo prazo, para uma análise aprofundada de toda a gestão da empresa.
É aconselhável que se opere com ferramentas que sejam elaboradas exatamente com a finalidade de sanar todo o contexto de gerenciamento de controle de EPIs. Abaixo você irá entender como a tecnologia certa pode te ajudar:
Contando com a tecnologia
Focada em atender às principais necessidades das empresas, relacionadas às demandas de medicina e segurança do trabalho, a NG Informática desenvolveu o Mdt, o software para Medicina e Segurança do Trabalho.
O software, que foi elaborado tendo como base a adequação das principais NRs (Normas Regulamentadoras), é também integrado ao Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
O Mdt mantém uma base sempre detalhada e atualizada de informações, estando sempre apta para a eventual emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Outro ponto importante é que a ferramenta está completamente integrada ao ERP Protheus da TOTVS e também ao eSocial, trazendo mais praticidade para o controle fiscal de sua gestão.
Conheça mais algumas das funcionalidades que fazem da ferramenta um grande destaque na administração da saúde e segurança do trabalho:
Planta Gráfica: Observe os riscos em potencial dentro de cada ambiente;
Árvore Lógica: Detalhamento dos riscos identificados, assim como os planos de ação para eliminar os riscos de forma preventiva;
Consulta Gerencial Ocupacional: Controle completo de consultas, exames e diagnósticos dos colaboradores;
Laudos: Geração de laudos como PPRA, PCMSO, PPP e LTCAT de forma rápida e otimizada;
Ficha médica: Informações completas sobre o histórico médico de cada um dos colaboradores;
Agenda médica: Controle de consultas médicas dos colaboradores, para fins de checagem da área médica.
Acesse agora mesmo a página oficial do Mdt e garanta um período demonstrativo para observar o funcionamento da ferramenta dentro da realidade da sua empresa!
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