Medicina e Segurança do Trabalho

SESMT: Utilize a tecnologia no planejamento e gestão do PPRA

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 12 de agosto de 2016
SESMT: Utilize a tecnologia no planejamento e gestão do PPRA
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Contudo, se você já conhece a importância do cumprimento da NR9, da implementação do PPRA e sua relação com o SESMT, e busca apenas a solução tecnológica ideal para iniciar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para a área de Medicina e Segurança do Trabalho. Para baixá-lo, clique no link a seguir.

SESMT: Utilize a tecnologia no planejamento e gestão do PPRA

Mas, se resta ainda alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

SESMT: Utilize a tecnologia no planejamento e gestão do PPRA

Quando se trata de Medicina e Segurança do Trabalho, o mais indicado é prevenir. Por isso, é de grande importância estar atento ao cumprimento da Norma Regulamentadora 9 e evitar que sua empresa seja ameaçada por ocorrências que possam gerar danos à saúde dos trabalhadores. Também conhecido como NR9, o regulamento estabelece a implementação do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) como obrigatório nas empresas, com o objetivo de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores pela identificação, avaliação e controle de riscos que existem ou venham a existir.

É importante que a empresa esteja atenta às penalidades decorrentes do descumprimento dessa obrigatoriedade. Caso a empresa não tenha elaborado e implementado o programa ou não fizer fizer sua análise global, as multas giram em torno de R$2.340 ou 2.200 UFIRs. Mas além de ser uma obrigação a ser respeitada pela empresa, um ambiente de trabalho adequado é uma peça fundamental para o aumento da eficiência laboral e, consequentemente, para o aumento de ganhos.

O PPRA deve ser planejado anualmente pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da empresa, com ações que busquem a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores; por meio  da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos existentes ou que venham a existir no local de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Como facilitar o controle do PPRA?

A tecnologia ajuda a área de SESMT a gerenciar o PPRA de forma mais eficiente, pois proporciona ferramentas que ajudam a organizar etapas de reconhecimento de riscos, definição de prioridades, avaliação de impactos e do nível de exposição dos trabalhadores, implantação de medidas de controle, monitoramento e registro e divulgação com análise dos dados. Além disso, facilita a gestão, ajudando a estabelecer metas e um cronograma de ações para atingi-las.

Imagine, por exemplo, ter a possibilidade de acompanhar facilmente todo o ciclo laboral de qualquer funcionário: exames periódicos e demissionais ou dispor dos dados exigidos pelo eSocial, organizados e prontos para envio nos prazos exigidos pelo Governo Federal? E controlar a distribuição e troca dos equipamentos de proteção individuais e coletivos de forma simples e ágil? A tecnologia proporciona isso garantindo organização e o cumprimento de prazos.

Um PPRA bem elaborado ajuda a mapear riscos e estabelecer medidas preventivas mais assertivas, por isso, a ferramenta tecnológica deve oferecer também:

  • Relatório de Condições Especiais (relacionadas ao risco que o trabalhador é exposto);
  • Emissão de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);
  • Emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • Informações como Tabela do Ambiente de Trabalho, Admissão e Desligamento do trabalhador;
  • Emissão de afastamento temporário;
  • Relatórios de condições ambientais do trabalho que levem em conta: fator de risco, insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial.

Mais do que uma norma que deve ser seguida por todas as empresas, é importante cumprir o PPRA para preservar a saúde dos colaboradores e também evitar prejuízos. A tecnologia é grande aliada da companhia, permitindo gerenciar as informações dos funcionários de forma eficiente e adequadas às exigências do Governo.

Combater a causa sempre foi a forma mais eficaz de amenizar e até eliminar qualquer tipo de risco ou problema. Invista e preserve a sua equipe, dessa forma, o retorno é garantido na hora de entregar resultados ainda melhores, com ganhos de eficiência laboral.

Solicite uma demonstração gratuita

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!