eSocial

Sua empresa está bem preparada para o eSocial?

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 7 de julho de 2016
Sua empresa está bem preparada para o eSocial?
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog um ebook completo e gratuito sobre os impactos do eSocial no setor de Medicina e Segurança do Trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Sua empresa está bem preparada para o eSocial?

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Sua empresa está bem preparada para o eSocial?

O eSocial veio para ficar e você já deve ter ouvido falar bastante nele. Seu objetivo é unificar informações que hoje são enviadas para diversos órgãos, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho, Receita Federal e Caixa Econômica Federal, em uma única remessa. O controle será rigoroso, para reduzir (e muito!) as fraudes e aumentar a arrecadação. Tomando como exemplo o Seguro Desemprego, de acordo com o governo federal, abusos e ações fraudulentas aumentaram as despesas com esse benefício em cerca de 10% em 2014, com gastos que chegam a R$ 40 bilhões.

É muito importante ficar atento, porque os impactos trazidos pelo eSocial vão além da folha de pagamento. Outras áreas, como Medicina e Segurança do Trabalho (também conhecida como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT),  são diretamente afetadas. Você pode conferir aqui mais detalhes sobre esses impactos.

Nesse contexto, uma coisa é certa: as empresas que já contam com tecnologia e soluções especializadas em Medicina e Segurança para apoiar o trabalho da área já estão na frente e terão mais facilidade para se adequar a essas exigências. Não é o caso da sua? Então, acenda a luz vermelha!

Trata-se de uma área complexa, com processos críticos e de suma importância para sua empresa. Uma série de compromissos que acompanham todo o ciclo laboral do funcionário, como exames periódicos e demissionais, são exigidos, além de prazos estabelecidos para essas atividades. Laudos e documentos de histórico laboral, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), já são exigidos pelos órgãos competentes.

Logo, o primeiro passo é facilitar esse trabalho com tecnologia. Se na sua empresa o controle dessas atividades ainda é manual, busque já uma solução tecnológica para trazer mais produtividade e segurança para a área. Confira dicas infalíveis para identificar a melhor solução de Medicina e Segurança para sua empresa!

Com a área organizada e automatizada, e as obrigações relativas a Medicina e Segurança do Trabalho em operação, sua empresa poderá, então, atender ao eSocial. Basta promover a integração dos dados gerados na área, como ambiente de trabalho, admissão e desligamento do trabalhador, atestado de saúde ocupacional e fator de risco com as demais informações exigidas pelo projeto.

É muito importante que você tenha em mente que, sem uma solução tecnológica, o atendimento às exigências do eSocial fica muito comprometido, trazendo, além de uma imagem negativa para a área, penalidades para a empresa. E com o eSocial, não será necessária a visita de um fiscal solicitando os documentos para averiguação: como os arquivos são digitais, no caso de alguma irregularidade a empresa poderá receber automaticamente um auto de infração.

Contar com a tecnologia em prol da melhoria de processos e produtividade, da credibilidade e do atendimento a exigências legais é o caminho certo para as empresas que querem estar em dia com a legislação, por meio da facilidade de integração, agilidade e eficácia no gerenciamento das informações. 

Solicite uma demonstração gratuita

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!