Neste post, você verá:
- O que é Manutenção Produtiva Total
- Os benefícios da TPM
- Como solicitar uma demonstração gratuita de um software para manutenção
Mas, se você já conhece a TPM, ou Manutenção Produtiva Total, sabe dos seus benefícios e está apenas buscando a solução ideal para a área de manutenção da sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito que pode ajudar a concluir esta etapa também. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Agora, sem mais delongas, vamos ao conteúdo!
Manutenção Produtiva Total: quais as suas vantagens?
Você conhece a TPM (Total Productive Maintenance) ou manutenção produtiva total? Ela tem por objetivo identificar as perdas existentes no processo produtivo e administrativo de uma empresa, para maximizar a utilização dos ativos e, assim, garantir a geração de produtos de alta qualidade, mas com custos de produção competitivos.
Esse método de gestão surgiu a partir da segunda Guerra mundial, com a evolução de indústrias de fabricação e montagem, que geraram uma necessidade natural de investimentos em novos equipamentos. Com estes investimentos, máquinas se tornaram altamente sofisticadas e automatizadas, e seu funcionamento e disponibilidade muito exigidos.
O Japão foi um dos primeiros países a desenvolver tecnologia industrial e a aplicação de robôs, e essa sofisticação aliada ao aumento de volume, potencializou a necessidade de produzir de forma programada e mais rápida.
A junção da produção programada com a automação dos equipamentos foi o gatilho que aumentou o interesse – e a necessidade – nas empresas, de melhorar os processos na manutenção de ativos. Daí nasceu a TPM ou manutenção produtiva total.
O termo TPM foi definido originalmente pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). |
E na sua empresa, a manutenção de ativos trabalha sob os conceitos da TPM?
Para ajudar você a encontrar essas respostas, você precisa entender que a manutenção produtiva total se apoia em 3 princípios fundamentais: melhoria das pessoas, melhoria dos equipamentos e qualidade total. Com o passar dos anos e baseada nesses princípios, a TPM fortaleceu as seguintes estratégias de atuação:
- Maximização da eficácia do sistema de produção;
- Foco na prevenção de todos os tipos de perda, assegurando zero falhas, zero acidentes e zero defeitos;
- Envolvimento de todos os funcionários da organização desde a alta gerência até o chão de fábrica;
- Condução das atividades com foco na perda zero de atividades de pequenos grupos.
Ao fazer a leitura dessas estratégias, você pode estar pensando que a aplicação da TPM pode ser “pesada” demais para sua empresa. No entanto, ela vem para fortalecer muitos dos pontos do dia a dia que você já conhece, como:
Eficiência na manutenção preventiva |
Gestão do processo de engenharia |
Gestão de estoque de insumos para manutenção |
Capacitação do time da manutenção |
Mais tecnologia na manutenção de ativos |
Envolvimento da alta gestão para apoiar as atividades da área |
Sendo que os objetivos principais da TPM são a eliminação das causas de quebras e defeitos, a manutenção preventiva programada, por pessoas qualificadas, se torna força motriz de todo o processo. Lembre-se que com ela, há aumento da disponibilidade das máquinas e equipamentos, a manutenção é planejada e por isso, melhor executada, e a vida útil dos ativos também é aumentada.
Tokutaro Suzuk, em seu livro TPM in Process Industries, divide os inúmeros benefícios da manutenção produtiva total em dois grupos:
Benefícios mensuráveis da TPM, como:
- Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%;
- Redução das paradas repentinas em 90%;
- Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%;
- Redução de 90% nos defeitos de processos;
- Redução de 75% nas reclamações de clientes;
- Redução dos custos de produção em até 30%;
- Aumento de 5 a 10 vezes das sugestões de melhorias por parte dos funcionários.
Benefícios não mensuráveis da TPM, como:
- Funcionários que cuidam melhor dos seus próprios equipamentos;
- Estabelecimento da autoconfiança e atitude nos colaboradores para redução das paradas e defeitos;
- Local de trabalho mais limpo e organizado;
- Imagem de uma companhia altamente organizada;
- Com uma imagem melhor, a tendência é de a aumento no número de pedidos.
Não é difícil entender porque a TPM é tão popular nas indústrias, não é mesmo? Ao trabalhar para reduzir quebras e tempo de ajuste das máquinas, consequentemente a TPM também reduz a quantidade de itens que deixam de ser produzidos durante esse período. A falta de manutenção, como a lubrificação insuficiente, também reduz a velocidade e eficiência dos equipamento, além de comprometer a qualidade do produto.
A manutenção produtiva total gera um comprometimento de todos os funcionários e contribui diretamente para o aumento dos índices de disponibilidade, eficiência e qualidade de máquinas e equipamentos. Por isso, se sua empresa ainda não trabalha sob os conceitos da TPM na manutenção de ativos, é hora de pensar nisso!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.