Construção Civil

Construção civil: a gestão de frotas como diferencial competitivo

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 3 de março de 2017
Construção civil: a gestão de frotas como diferencial competitivo
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos um ebook completo e gratuito disponível em nosso blog sobre a construção civil e os ganhos obtidos com a manutenção preventiva de máquinas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Construção civil: a gestão de frotas como diferencial competitivo

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Construção civil: a gestão de frotas como diferencial competitivo

Os últimos anos foram difíceis e com diversos desafios para a economia nacional. A construção civil, mesmo sendo um dos maiores setores do país, sentiu o impacto das dificuldades na economia, com diversas demissões e projetos parados. Entretanto, a tendência para 2017 é de desenvolvimento no setor e com possibilidade de melhoras gradativas.

Um dos fatores que confirmam essa melhora, é a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, onde são previstos investimentos de R$ 257,4 milhões. Segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo, até fevereiro, todas as 60 mil obras paradas devem ser retomadas. Apesar da tendência de melhora, é necessário buscar a estabilidade e reestruturação, tendo em vista que o cenário ainda inspira cuidados.

Diante do momento econômico delicado que todo o país e a construção civil se encontram, não há abertura para gastos desnecessários e tempo perdido. É preciso buscar soluções que ajudem a empresa, além de crescer, a se manter estável e competitiva no mercado. A gestão de frotas na construção civil se tornou um diferencial na hora de se destacar entre as diversas empresas que prestam o mesmo serviço.

São muitos os veículos pesados utilizados na construção civil: guindastes, retroescavadeiras hidráulicas e empilhadeiras são alguns exemplos. Por se tratar de frotas pesadas e de alto custo, situações como o transporte de uma obra para a outra, manutenção preventiva e registro de abastecimento são algumas das tarefas que, sem o acompanhamento ideal, geram custos para a empresa.

Confira como gerenciar frotas na construção civil gera retorno positivo para a sua empresa, tornando-a mais competitiva no mercado:

Deslocamento dos veículos

Estamos lidando com veículos que pesam toneladas, então o deslocamento da frota precisa ser muito bem analisado. Isso faz com que gastos sejam evitados com ações desnecessárias, uma vez que transportar o veículo para outra obra apenas quando essencial é uma maneira de reduzir custos de deslocamento.

Controlar níveis de desgaste

Máquina parada é prejuízo na certa. Com o uso da gestão de frotas é possível acompanhar o nível de desgaste das peças, como as rodas e correntes de uma empilhadeira. Evita-se assim uma parada imprevista causada por falha nas peças e gastos fora do planejamento, aumentando a vida útil das máquinas e agilidade na entrega final.

Manutenção preventiva

Acompanhando o controle de níveis de desgaste, a manutenção preventiva na construção civil tem como objetivo a correção de falhas ocasionadas pela falta de manutenção. Quando uma peça apresente problemas e é necessário a troca ou conserto, a manutenção preventiva é feita no melhor momento possível, corrigindo o problema sem prejudicar a produtividade da máquina e reduzindo o custo da manutenção.

Registro de abastecimento e lubrificação

Dentro de uma rotina turbulenta, com diversas máquinas para controlar, manter um registro de abastecimento e lubrificação pode se tornar uma tarefa mais complicada do que o necessário. Além dos cuidados na hora de reduzir custos com o combustível, é importante ter um registro de abastecimento e lubrificação dos veículos. Dessa forma, é possível acompanhar de perto os gastos, facilitando a organização e a tomada de decisão referente a frota.

Controle dos pneus

Por se tratar de itens de alto custo, é importante manter o controle e acompanhamento da vida útil dos pneus, evitando assim problemas futuros por conta dos defeitos que possam surgir e que afetam a funcionalidade da frota. Problemas com os pneus diminuem a produtividade operacional e gerando gastos para a empresa por conta da ociosidade dos veículos e da necessidade da troca precoce dos mesmos.

Por conta do cenário econômico delicado, investir em gestão de frotas na construção civil é uma maneira de otimizar as tarefas referentes aos veículos, além de ser um diferencial competitivo para se destacar no mercado, aumentando sua produtividade e agilizando as entregas e, assim, mantendo e conquistando mais clientes.

Construção civil: a gestão de frotas como diferencial competitivo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!