Neste eBook, você verá:
- Características fundamentais para a gestão de frotas
- Comunicação do escritório com os veículos em trânsito
- Relatórios flexíveis e fáceis de entender
- Organização e consulta das manutenções
- Integração com demais áreas da empresa
- Informações para indicadores de desempenho
eBook: 5 cuidados essenciais na aquisição de uma solução para Gestão de Frotas
A manutenção de frotas há muito tempo deixou de ser reativa. Controlar o desgaste dos pneus, o consumo de combustível e manter em funcionamento todos os componentes, para gerar maior disponibilidade da frota, é uma necessidade do setor. Com a economia cada vez mais apertada, e o mercado mais competitivo, orçamentos mais enxutos e desafios de desempenho exigem a adoção de um processo de gestão de frotas muito eficiente.
Trabalhar com um processo de gestão de frotas proativo e muito bem organizado, permite a redução dos custos e influencia positivamente em novas possibilidades de negócio. Além disso, mantém sua carteira de clientes satisfeita e os motoristas em segurança. Ufa! Tem bastante coisa no radar dos responsáveis pela gestão de frota!
É possível fazer o controle efetivo da produtividade e vida útil dos veículos, por meio de uma solução tecnológica especializada no assunto. Dessa forma, administrar cada veículo e gerenciar todos os aspectos envolvidos no processo com eficiência ficará muito mais simples e assertivo.
Em meio a tantas ofertas no mercado, como escolher a melhor opção? Para responder esta pergunta é que este e-book foi elaborado. Apresentamos aqui os principais pontos para ficar de olho no momento de analisar as opções ofertadas. Com ele você certamente estará melhor preparado para avaliar e escolher a solução ideal para gerir a frota da sua empresa.
Você pode continuar a sua leitura ou baixar o eBook completo no link abaixo!
Características da gestão de frotas
Fazer o controle efetivo da frota, administrando cada veículo, a ponto de gerenciar o consumo de combustível, quilometragem rodada, desgaste de pneus, necessidade de reparos e manutenção são assuntos cotidianos dos gestores de frotas. A melhor performance e aumento da vida útil dos veículos é objetivo contínuo das empresas, e podem representar valores bastante expressivos quando analisamos os custos envolvidos na operação.
Conforme estimativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a frota brasileira de caminhões gira em torno de 1,6 milhão de veículos, com idade média de 15 anos. Somada a uma idade média avançada, temos em muitos casos condições desfavoráveis de infraestrutura, o que pode aumentar o desgaste da frota pelas condições de operação.
Os principais aspectos envolvidos no processo de gestão de frotas são as manutenções corretivas e preventivas, o controle de estoque de materiais e peças necessários para realizar os serviços, a agilidade na manutenção para aumento da disponibilidade da frota, o controle de consumo de combustível e dos pneus.
Esses itens representam os custos variáveis envolvidos na operação, e totalizam 60% do total. O restante do custo é formado pela remuneração dos motoristas, depreciação operacional, licenciamento e despesas administrativas em geral.
Quando se fala em reduzir os custos e aumentar a produtividade da frota, é imprescindível que as empresas façam uso de soluções tecnológicas especializadas. A importância de seguir por esse caminho é confirmada por estudos que mostram que, a automação desse processo, pode por exemplo, reduzir o consumo com combustível em 13% e o desgaste de pneus em até 25%.
No entanto, para que sua empresa possa atingir resultados como esses, é importante atentar a alguns pontos fundamentais que precisam ser avaliados no momento de decidir por uma das opções disponíveis no mercado. São características que farão toda a diferença para aumentar de forma muito significativa o desempenho da sua gestão da sua frota!
Fazer a comunicação do escritório com os veículos em trânsito
Para garantir uma gestão eficiente da frota, é necessário lançar mão de mecanismos para acompanhar o que acontece com os veículos quando estão na estrada. A leitura dos dados, como consumo, estilo de direção, desgaste, paradas e tempo de rodagem, permite uma gestão mais estratégica com ações para aumentar o desempenho e a produtividade dos veículos e motoristas.
Monitorar seus veículos durante as viagens tornará possível saber o tempo de ociosidade de cada um, se as rotas planejadas são de fato as melhores, qual é a média de consumo de combustível e desgaste de peças e equipamentos. Por isso, utilizar uma solução que consiga receber de forma fácil esses dados para análise e serem então transformadas em informação estratégica é um diferencial!
Equipamentos de rastreamento e localização, ou telemetria, permitem um controle completo de diversos itens relacionados ao veículo e ao motorista. A integração desses dados com uma solução de gestão de frotas especializada, permitirá a análise precisa para identificação de rotas que consomem menos combustível ou qual padrão de direção foi mais econômico em determinado trecho, por exemplo.
Oferecer relatórios flexíveis e fáceis de entender
Tem bastante coisa no radar dos responsáveis pela gestão de frota. São inúmeras informações, relacionadas a diversos aspectos da operação. Além dos itens já mencionados no capítulo 1, tem ainda gestão dos pneus, controle de multas e documentos da frota, planejamento da manutenção e da mão de obra, são todos dados geradas pela frota e armazenadas na solução. Ter facilidade de visualizar e analisar o que é relevante e faz diferença no negócio é fundamental.
Custos! Essa palavra está muito presente quando se fala de frota, e a sua redução está sempre na mira. Com relatórios gerenciais é possível mensurar os gastos com a frota, e identificar claramente onde os custos são mais altos. Com base em informações reais e muito precisas, será possível planejar ações voltadas a redução desses custos.
Contar com consultas gerenciais da mão de obra permite que o gestor da frota acompanhe, por exemplo, o tempo de trabalho do motorista, se há o cumprimento dos períodos de descanso estabelecidos pela legislação e a gestão da jornada de trabalho como um todo.
Um diferencial da solução é manter históricos e estatísticas disponíveis para sua avaliação. Você pode usar essas informações para escolher o melhor fabricante, equipamentos, lubrificantes ou pneus. Sua tomada de decisão se torna muito mais assertiva.
Dispor de forma prática a consulta e organização das manutenções
A solução que sua empresa escolher precisa oferecer uma visão prática e trazer segurança para sua agenda de manutenções. Manutenções preventivas e preditivas, para não perder os prazos e se antecipar aos problemas, precisa fazer parte do dia a dia na oficina. Dessa forma, a necessidade de paradas não programadas para manutenção corretiva é minimizada, evitando sérios riscos e perdas em função dessas paradas.
Fazer o acompanhamento da quilometragem rodada, assim como das datas de validade de peças e da lubrificação, ajuda a aumentar a vida útil do veículo, além de evitar quebras e perdas, que interferem diretamente da disponibilidade da frota. Os pneus também devem ser substituídos de tempos em tempos. O controle efetivo da rodagem deles, além das verificações programadas, garante essa troca no momento certo. Ter as manutenção programadas, evita também o desperdício de material estocados sem utilidade ou a falta deles no momento da realização dos serviços.
Outra facilidade em se contar com uma visão prática e antecipada da manutenção, é fazer a programação para os momentos que apresentam menor demanda em relação ao trabalho da frota, por exemplo. Muito mais vantagem fazer a manutenção sem precisar interromper a atividade certo?
Permitir integração com demais áreas da empresa
A integração das áreas de uma empresa trazida pela tecnologia, representa um salto enorme de produtividade. As informações são geradas e utilizadas entre uma área e outra, tornando as atividades e informações mais precisas.
Com um sistema de gestão de frotas integrado aos demais processos da empresa, como estoque, produção, manutenção de ativos e faturamento sua empresa poderá por exemplo, trazer mais agilidade ao time de compras. Isso mesmo, conhecendo previamente as necessidades de aquisição de insumos (óleos, peças, entre outros) na manutenção, o comprador pode negociar com fornecedores a compra antecipada, inclusive a custos menores.
Em outro exemplo, trabalhando integrado ao RH, o responsável pela manutenção pode também organizar a agenda de manutenção de acordo com planejamento de férias ou afastamento de seus mecânicos. Isso representa mais organização na alocação do time e execução das trabalhos, além da contratação e agendamento prévio de prestadores de serviço quando necessário.
Fornecer informações pra indicadores de desempenho
Implementar processos padronizados para manutenção de frotas é mais fácil com uma solução tecnológica. E sua oficina precisa trabalhar de forma eficiente e produtiva para manter sua empresa competitiva. É necessário otimizar os orçamentos e organizar as atividades, de modo a garantir a melhor disponibilidade e rentabilidade dos veículos da frota. Com a padronização dos processos aliada ao uso da ferramenta certa, sua empresa passa a contar com informações importantíssimas para medir o desempenho de sua área de manutenção. Você pode acompanhar, por exemplo:
- Tempo Médio Para Reparos, que é a relação entre o tempo total gasto para realização de reparos em relação ao total de falhas ocorridas nesses veículos;
- Disponibilidade dos veículos, que representada o tempo em que ficou a disposição da sua empresa para desempenhar a atividade;
Quantidade de quilômetros rodados por pneu; - Consumo de combustível por quilometro percorrido;
- Notificações de trânsito recebidas pela frota.
Para encerrar
Mesmo com a complexidade e a quantidade de variáveis envolvidas no controle efetivo da frota, a melhor performance e aumento da vida útil dos veículos pode ser conseguida por meio de uma solução tecnológica especializada no assunto. Para garantir que sua empresa escolha a solução mais completa para aumentar a eficiência na gestão de sua frota, reduzir o custo envolvido na operação e melhorar a disponibilidade dos veículos, alguns pontos de atenção podem ser determinantes:
- Fazer a comunicação do escritório com os veículos em trânsito;
- Oferecer informações estratégicas e flexíveis;
- Dispor de forma prática a organização das manutenções preventivas;
- Permitir a integração com demais áreas da empresa;
- Fornecer informações pra indicadores de desempenho.
Fique atento e garanta a escolha da solução ideal para sua empresa aumentar os resultados contando com uma excelente solução tecnológica para gestão de frotas.
Guia prático: tudo que você precisa saber sobre manutenção industrial
eBook: o que é a Indústria 4.0 e qual o seu impacto na manutenção de ativos
eBook: como escolher o melhor software para Gestão Ambiental e de Resíduos?
eBook: como escolher o melhor software para Medicina e Segurança do Trabalho
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.