Manutenção de Ativos

Checklist automatizado na manutenção de ativos

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 24 de novembro de 2017
Checklist automatizado na manutenção de ativos
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre o que é a Indústria 4.0 e qual o seu impacto no setor de manutenção das empresas. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Baixe o nosso e-book

Agora, vamos ao conteúdo!

Checklist automatizado na manutenção de ativos

Você já pensou em utilizar uma rotina de checklist para ampliar o controle da manutenção de ativos? Um dos fatores extremamente importantes em uma planta industrial refere-se à segurança de máquinas, equipamentos e ambientes. Hoje, já existem no mercado softwares para manutenção de ativos que simplificam este acompanhamento e tornam a rotina da equipe e do gestor de manutenção mais fácil e segura. Afinal, o maior pesadelo é que uma máquina pare de funcionar e comprometa toda a fabricação de algum produto ou serviço prestado.

Por isso, a execução precisa de organização e controle, além de mecanismos para facilitar o trabalho de mecânicos e de engenheiros. Agora imagina dispor de checklists de manutenção que orientam o trabalho do responsável pela atividade?

Como uma rotina de checklist ajuda na manutenção

Um checklist de manutenção pode controlar pequenas manutenções autônomas, como limpeza e configuração de equipamento, controle de insumos, tempo gasto e custo. Uma das principais aflições que um gestor de manutenção pode ter é uma máquina quebrar e prejudicar o faturamento da empresa, não é mesmo? Além disso, paradas não planejadas afetam o financeiro, a produtividade do ciclo produtivo, e podem ser por inúmeros detalhes, muitos até simples.

Existem processos, por exemplo, que demandam configuração da máquina antes de ligá-la. Exigem também a limpeza diária para não causar problemas em meio ao processo, como em madeireiras. Na maioria das vezes é necessário fazer a verificação recorrente de itens fundamentais como nível do óleo, correias, vibração, temperatura e itens que se excederem ou saírem do padrão.

Para que essa situação desagradável não aconteça, o software precisa ajudar no planejamento de todas as manutenções preditiva, preventiva, corretiva, de reforma, de inspeção e de lubrificação, por exemplo. Assim, permite à gestão se planejar com dados como a periodicidade dessas manutenções, as previsões de paradas, os insumos necessários e a dependência entre todas essas tarefas.  

Ao criar uma ordem de serviço (OS) no sistema, o ideal, é que um checklist de manutenção seja elaborado para apontar todas as etapas necessárias para execução, e as principais informações, tais como: datas e horas previstas, lista dos problemas de disponibilidade de insumos e do próprio equipamento.

Como usar o checklist

Os itens do checklist devem ser descritos de forma que possibilitem a verificação de cada etapa da manutenção. Isso inclui máquinas, equipamentos, itens de estoque e ferramentas, além de gerir a disponibilidade de mão de obra e terceiros. Imagine, então, fazer isso de forma automatizada – sem precisar ficar anotando tudo passo por passo. Com a opção de checklist automatizado, você pode trabalhar também com a criação de um checklist de manutenção a ser adicionado às tarefas a serem feitas, aos insumos a serem utilizados e às ações que a equipe de manutenção deve tomar. Veja na imagem abaixo:

fsfs

Em um checklist como o da imagem, você pode registrar todos os processos da manutenção destacando como corretiva, preditiva ou preventiva, por exemplo. Além do mais, você tem a opção de gerenciar itens de segurança, conforme a NR-12, que padroniza e regulariza a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. Esta opção de divisão da manutenção permite organizar a manutenção em tarefas e subtarefas, proporcionando um maior controle de insumos, mão de obra e custos. Além disso, se a tarefa permanece em aberto por vários dias, em caso de espera de peças, por exemplo, é possível saber em que ponto ela está e porque está parada. No aplicativo, inclusive, é possível verificar o gráfico de conclusão.

Um checklist de manutenção pode ser derivado por tarefa, de forma prática. Assim, indica todos os serviços que o técnico precisa executar ou que já foram executados. Ótimo, não é?

App na palma da mão

Agora, imagina fazer tudo isso utilizando um aplicativo?

A NG Informática dispõe de um app que transforma as etapas cadastradas em cada manutenção em checklist, para que possam ser gerenciadas no aplicativo. O que representa mais acuracidade e controle sobre as informações, além da realização da gestão em tempo real. O aplicativo trabalha de forma simples e organizada, permitindo:

  • Abertura fácil de ordens de serviço

Criar uma nova ordem de serviço, pelo app é simples, basta apertar o botão vermelho que aparece na tela.

  • Reporte rápido de trabalho executado, insumos e checklist

O aplicativo permite destacar as ordens de serviço por dia, dia e mês. Além de marcá-las como favorita para dar prioridade a elas.

  • Play/pause em uma manutenção

Com as opções de play e pause você pode monitorar, inclusive, o tempo de trabalho destinado a determinado serviço. Assim é muito mais fácil manter o controle.

A manutenção de ativos é uma etapa importante para a redução de custos, tanto com peças e equipamentos, como na definição de planos de lubrificação. Tarefas como essas dependem da tecnologia ideal que ofereça a opção de planejamento e torne tudo mais simples e efetivo.

Solicite uma demonstração gratuita

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!