Construção Civil

5 motivos para fazer manutenção periódica na construção civil

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 21 de janeiro de 2021
5 motivos para fazer manutenção periódica na construção civil
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um dos setores mais competitivos e promissores do Brasil, a construção civil, vem se destacando como o setor que mais cresce com relação ao seu impacto no PIB. 

Tendo o crescimento mais expressivo do ano de 2019, com elevação de 4,4% no Produto Interno, é notável o aumento no índice de competitividade entre as construtoras que, por sua vez, devem contar com estratégias de crescimento.

Para que se possa usufruir do devido controle e da otimização dos recursos utilizados, a manutenção periódica mostra-se a principal aliada das construtoras!

Entenda quais são os 5 principais motivos que fazem da manutenção periódica, uma peça-chave para a gestão operacional e principalmente para a economia de custos

5 motivos para contar com a manutenção periódica 

1 – Custo

A manutenção de equipamentos do pátio de obras contribui significativamente para a redução de custos das construtoras. Afinal, o acompanhamento sazonal diminui a incidência de danos mais graves, que são responsáveis por manutenções mais caras ou até mesmo substituição de equipamentos. 

A equipe de engenharia responsável pelo suporte deve escolher o momento adequado para a manutenção de ativos e estabelecer uma periodicidade. Isso evita a perda de produtividade em momentos de operação.

Contar com parcerias de confiança, escolhidas cuidadosamente com base no custo-benefício, também influencia no controle de custos. A aquisição de componentes será constante, por isso a importância de se atentar a esses custos. 

2 – Eficácia dos equipamentos

A manutenção de equipamentos precisa contar com uma checagem em 360º, observando a funcionalidade dos motores, pneus e também a lubrificação.

É fundamental que a equipe de engenharia esteja presente para observar o estado de utilização de cada um dos equipamentos. Tempo e frequência de utilização, estado dos motores, nível de lubrificação e até mesmo o nível de emissão sonora. 

Essa inspeção sazonal permite que reparos sejam realizados antes mesmo de que um problema ocorra. O que contribui diretamente para a extensão do tempo de vida útil de cada um dos equipamentos.

3 – Segurança

O setor da construção civil, infelizmente, compõe o grupo em que há os maiores índices de acidentes no trabalho. 

Em um estudo de 2017, o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) revelou que foram registrados 549.405 acidentes de trabalho em todo o País. Somente na construção civil, foram 30.025, o que equivale a 5,46% dos casos. 

A grande parte desses acidentes poderia ter sido evitada se a manutenção preventiva fosse parte de um acompanhamento corriqueiro das construtoras envolvidas. 

Outro fator determinante para o número de acidentes é o nível de segurança existente nas práticas dos profissionais. É dever da construtora acompanhar de perto o projeto no pátio de obras. 

4 – Sustentabilidade 

Estar em equilíbrio com o meio ambiente não é apenas um dever da construtora, como também é uma oportunidade de maximização de lucros! 

A manutenção periódica auxilia na diminuição dos resíduos de grande potencial de contaminação ambiental, já que a incidência de danos será menor. 

A reciclagem dos resíduos também surge como grande oportunidade de ganhos. Você sabia que o entulho pode se transformar em novos materiais de construção, como pisos e tijolos? 

O ferro e o aço também são reaproveitados para a fabricação de novos produtos!

5 – Otimizar a gestão 

Com um controle otimizado dos recursos utilizados pela construtora, tomar decisões se torna mais fácil para a equipe gestora. Um grande benefício dessa prática é identificar estrategicamente os pontos que demandam tomadas de ação. 

Para que esse controle seja pleno e de resultados eficazes, é importante contar com o auxílio da tecnologia para que se possa observar o cenário da construtora como um todo. 

Analisar todas as obras em andamento e a funcionalidade de seus respectivos equipamentos só será possível com o apoio de um sistema adequado para suprir as necessidades. 

Controle pleno da construtora

O apoio da tecnologia é fundamental para a gestão plena dos projetos pertinentes às construtoras. Com base nesse princípio, a NG Informática desenvolveu o Mnt Construção Civil, o software que permite a gestão completa dos projetos e recursos existentes. 

O Mnt se integra completamente ao TOTVS Obras e Projetos, além de possuir um foco especial na sustentabilidade, fazendo a gestão dos resíduos da construção civil com o seu Módulo de Sistema de Gestão Ambiental

Conheça as principais características do Mnt e entenda como ele pode impactar o seu negócio

Cadastro de materiais: Um banco de informações, contendo todos os equipamentos rodantes, com as suas especificações técnicas;

Atividades diárias: Administração das demandas diárias, detalhamento do local, equipamentos e perspectivas de resultados;

Ordem de serviço: Histórico de ordens de serviços, organizado de forma temporal, com um visual limpo e de fácil utilização; 

Transferência de bens: Negociações realizadas entre empresas, mantendo o histórico anterior de operações; 

Planejamento de obras: Fundamental para a gestão, o Planejamento de Obras permite um controle completo das demandas, com organização estratégica de recursos e equipamentos. 

Locação de equipamentos: Locação de equipamentos com base na relação custo-benefício do mercado. 

Manutenção de ativos: Controle de abastecimento e lubrificação de todos os equipamentos rodantes. 

Além das funcionalidades principais destacadas, o Mnt possui alguns adicionais, que fazem do software a ferramenta certa para administrar o dia a dia das construtoras: 

  • Integração com o TOTVS Obras e Projetos;
  • Orçamento, planejamento e acompanhamento;
  • Revisão do projeto para histórico de comparação;
  • Equalização de mão de obra;
  • Compras de acordo com o histograma;
  • Pedido extra com aprovação;
  • Geração de fluxo de caixa;
  • Controle de contratos.

Manter o equilíbrio entre o progresso empresarial e o bem-estar e a saúde de todos os colaboradores não é apenas um dever fiscal. É notavelmente o caminho certo a ser percorrido pelas companhias que almejam o progresso. 

Agora que você já conhece as vantagens do Mnt e sabe como ele pode impactar os projetos de sua companhia, peça agora mesmo uma demonstração gratuita e sinta na prática os benefícios de ter em suas mãos um controle prático em sua utilização e completo em suas funcionalidades!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!