Neste post, você verá:
Antes de tudo
Aproveitando a oportunidade, nós preparamos um eBook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Agora, vamos ao conteúdo!
Descubra as vantagens que a ISO 55000 traz para sua empresa
A manutenção deixou de ser simplesmente um centro de custo para as empresas, e passou a ser tratada dentro das mesmas como uma área de gestão de ativos. Tornou-se uma atividade extremamente estratégica para as organizações que dependem de seus ativos para que os negócios tenham resultados cada vez mais lucrativos.
Leia também: O gestor de manutenção e o seu valor para as empresas
Severino, que é coordenador de manutenção industrial, realiza tarefas diárias importantes, como manutenção, reparação e reformas de instalações e equipamentos, além de ser responsável também pelo controle e apresentação de custos com manutenção da parte elétrica e mecânica.
Outro dia, Severino percebeu dois superiores comentando sobre os benefícios que a ISO 55000 tem trazido para algumas empresas concorrentes. Ouviu que, essas empresas já aplicam em seu dia a dia os conceitos de gestão de ativos de forma controlada e com padrões definidos. Interessado na novidade, resolveu logo buscar mais informações.
Afinal, o que é gestão de ativos?
Nessa busca, Severino descobriu que a NBR (Norma Brasileira) ISO (Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, em português), consiste em boas práticas que podem ser utilizadas pelas organizações durante o seu processo de controle de ativos, e que visam alcançar um resultado desejado e sustentável.
A gestão de ativos, utilizando um significado simples, refere-se ao gerenciamento de todo o ciclo de vida de um ativo, seja ele maquinário, como equipamentos utilizados no processo de produção – ou no apoio ao mesmo processo, seja ferramentas e materiais, desde a sua aquisição até o seu descarte.
Neste tipo de gestão, são considerados todos os controles necessários para garantir o registro de detalhes e valores de um ativo, que devem estar em conformidade com os dados registrados no sistema utilizado. Deve ainda, garantir o controle de entrada e saída, reposições e reconciliação do balanço do estoque.
O que é a NBR ISO 55000?
Com mais conhecimento sobre gestão de ativos, Severino precisava saber sobre o que trata a nova norma e seus desdobramentos. Então, reuniu as seguintes informações:
- NBR ISO 55000 – É o documento que apresenta os conceitos essenciais e a terminologia necessária para desenvolver um plano de longo prazo, que incorpora a missão de uma organização, valores, objetivos, políticas de negócios e requisitos das partes interessadas.
- NBR ISO 55001 – Trata-se dos requisitos necessários para um sistema de gestão de ativos integrado e efetivo. O documento conta com exigências, estipulando o que uma empresa deve ter em funcionamento para estar em conformidade.
- NBR ISO 55002 – É o documento que contém exemplos e diretrizes de como estar em conformidade.
Quais são os benefícios para a sua empresa ao obter a certificação da ISO 55000?
- Melhor gerenciamento de risco;
- Rastreabilidade dos ativos;
- Otimização do uso dos ativos em todo seu ciclo de vida;
- Aumento da disponibilidade dos ativos;
- Redução dos custos em reparos e aumento de produtividade;
- Melhoria do planejamento das ações sob os ativos;
- Reputação corporativa melhorada devido ao aumento de valor para as partes interessadas, melhor negociabilidade para produtos e serviços, alcance e superação das expectativas dos clientes;
- Qualidade dos serviços prestados aos clientes;
- Maximização dos resultados da empresa;
- Segurança e conformidade com as regulamentações;
- Cumprimento com a Responsabilidade Social e Corporativa;
- Melhoria da sustentabilidade organizacional.
Leia também: Como fazer um planejamento de manutenção eficaz
Agora, com todas as informações em suas mãos, e convencido de que esse processo pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, será possível levar o assunto aos seus superiores para que juntos possam partir em busca das conformidades necessárias, e claro, da certificação.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.