Manutenção de Ativos

Realize predições de manutenção de forma eficiente com o app MntNG

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 17 de agosto de 2018
Realize predições de manutenção de forma eficiente com o app MntNG
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

  • O que são etapas com opções de resposta
  • Quais os benefícios da melhoria
  • Como funciona a rotina no aplicativo

O MntNG, aplicativo Android para gestão de ordens de serviço integrado o módulo de Manutenção de Ativos do ERP Protheus da TOTVS, desenvolvido pela NG Informática, vem ganhando cada vez mais a confiança dos gestores de manutenção. O motivo é simples, o seu desempenho no campo fabril.

Agora, com o lançamento da funcionalidade de checklist de etapas com opções de resposta na ordem de serviço, e a possibilidade da realização de predições de manutenção, o MntNG dá mais um passo para se tornar o favorito dos gestores no apoio às principais rotinas de manutenção.

O que são etapas com opções de resposta

Uma das principais necessidades na ordem de serviço, é a definição do checklist de etapas – conhecida por muitos apenas por checklist. Elas são responsáveis por definir todos os itens a serem verificados durante uma inspeção ou manutenção, buscando identificar falhas potenciais.

Com a melhoria, cada etapa cadastrada passa a receber opções de resposta, que visam apontar as principais informações no sistema através do aplicativo, como temperatura, vibração, alinhamento, nível de desgaste, viabilizando assim, a predição da situação do bem.

Por exemplo, ao inserir uma etapa de análise de temperatura do equipamento no aplicativo, o usuário poderá informar a medição encontrada. Através do sistema, é possível cadastrar parâmetros específicos para cada tipo de análise, de forma antecipada, que possam identificar uma falha potencial.

A partir da informação apontada, os dados são avaliados pelo sistema, por meio dos parâmetros cadastrados anteriormente, como vimos acima, permitindo a tomada de ação para eliminação do risco, antes que a falha funcional ocorra, gerando uma solicitação ou ordem de serviço.

Quais os benefícios da melhoria

O principal ganho com a melhoria, é a ampliação do controle operacional e preditivo dos equipamentos, reduzindo falhas funcionais, causadoras de paradas não programadas, impactos na segurança e ao meio ambiente, e prejuízos produtivos e financeiros para o  setor e a empresa.

Outro grande benefício, é a produtividade da equipe de manutenção. Com a operação diretamente do aplicativo, é possível realizar os apontamentos de forma prática, imediata à medição, sem a necessidade do deslocamento do técnico até um computador.

Como funciona a rotina no aplicativo 

Após a inserção da OS, o sistema possibilita a inclusão das etapas do checklist. A rotina, inclusive, é padrão do sistema. Com a melhoria, as etapas passam a receber opções de resposta exclusiva, respostas múltiplas ou sem opção de resposta.

No caso de uma etapa com opção exclusiva ou múltipla, é possível definir os tipos de resposta, através de campos de texto, data, numérico ou booleano – também conhecido por “conforme” ou “não conforme”.

Como vimos acima, após a sincronização, o sistema fará a validação da informação apontada, e se uma irregularidade for identificada, uma nova ordem ou solicitação de serviço é gerada.

Colocando em prática

Para ter acesso à melhoria, basta verificar a versão do aplicativo utilizada, e se certificar que é a mais atualizada possível. Em caso de dúvidas, verifique as informações contidas no TDN (TOTVS Developer Network), clicando aqui.

Caso a sua empresa possua o módulo para manutenção de ativos do ERP Protheus da TOTVS, mas ainda não tenha o app MntNG implementado ao sistema, é possível solicitar uma demonstração gratuita através do siteAgora, se a sua empresa ainda não possui o Mnt, acesse o site, conheça as funcionalidades, suas vantagens, benefícios, e solicite uma apresentação comercial.

Solicite uma demonstração gratuita

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!