Manutenção de Ativos

Como potencializar a manutenção preditiva com o auxílio da internet industrial

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 16 de outubro de 2020
Como potencializar a manutenção preditiva com o auxílio da internet industrial
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A internet industrial chegou para ficar e está, aos poucos, avançando nas indústrias de todos os portes. Isso porque os empresários estão enxergando nela economia e competitividade em processos. Trata-se de uma rede de equipamentos inteligentes e interligados pela internet das coisas, os quais são capazes de monitorar processos, fornecendo informações valiosas para os negócios.

Esse é um setor que só tende a crescer, pois uma estimativa feita em 2017 pelo instituto global McKinsey aponta que, em 2025, o impacto gerado poderá chegar a quase US$4 trilhões ao ano. Outro estudo, contratado pela empresa britânica Gartner, mostra que, até 2020, cerca de 20,4 bilhões de equipamentos devem estar conectados via internet das coisas e também pela internet industrial.

O mesmo estudo também mostra que no mundo todo 6,4 bilhões de equipamentos já estavam interconectados em 2016, evidenciando que essa é uma tendência real. Dentro deste universo está a manutenção preditiva, outro conceito que está ganhando cada vez mais o gosto dos empresários. Isso porque, sua implantação além de gerar economia financeira, também otimiza tempo.

O que  leva à  resolução de problemas antes que eles apareçam. Nesse post você vai conhecer um pouco mais das vantagens da manutenção preditiva.

Qual a diferença entre manutenção preditiva e preventiva?

  • Manutenção Preventiva: conhecida também como manutenção programada, tem como principal objetivo a redução do desgaste de equipamentos. Mesmo sem apresentar problemas evidentes, este tipo de manutenção ocorre, pois nunca se sabe quando defeitos como corrosão, fadiga, entre outros, podem aparecer.
  • Manutenção Preditiva: este é o tipo de manutenção periódica que também pode ser programada, mas com uma diferença, os próprios equipamentos “avisam” quando a intervenção deve ocorrer. Isto é possível graças à internet industrial, que monitora dados como temperatura, vibração e outros fatores por meio de software. O principal objetivo é eliminar desmontagens desnecessárias e aumentar a disponibilidade de uso das máquinas. 

As manutenções são necessárias. Porém, o que difere é a maneira como elas acontecem. A manutenção preditiva ganha da preventiva em vários aspectos, sobretudo, porque usa a tecnologia, no caso a da internet industrial, para avisar quando a intervenção deve ocorrer. 

Enquanto a preventiva estabelece períodos para as intervenções, a preditiva alerta a tendência de quando realmente a manutenção precisa ocorrer. O que permite mais rapidez no diagnóstico e na ação de manutenção e proporciona melhor uso dos equipamentos, que estariam parados se fosse utilizado outro método de manutenção.

A manutenção preditiva é a melhor amiga da sua empresa

Vamos supor que você tenha uma empresa que fabrica cerveja artesanal. Para maximizar os resultados desta fabricação, evitando máquinas paradas para manutenção, você instalou sensores nos equipamentos de fermentação e envase. Todos eles estão interconectados, identificando possíveis desgastes das peças. 

Desta forma é possível saber exatamente quando os reparos devem ocorrer, porque graças à revolucionária internet 4.0 estes sensores avisam sobre o problema antes que ele de fato ocorra. Assim funciona a manutenção preditiva. Você, como dono dessa cervejaria artesanal, saberá quando investir em determinadas peças ou na equipe de manutenção, potencializando os bons resultados que sua empresa deve ter.

De maneira geral, a internet industrial acaba tornando todos os processos de manutenção mais fáceis, porque armazenam histórico de todo o uso e intervenção, minimizando os riscos. Trata-se de uma revolução do serviço porque assim os técnicos estarão bem mais preparados para essa nova fase.

Não terá mais espaço para achismo nem para a famosa “gambiarra” e até mesmo o uso de peças não genuínas estarão com os dias contados com o avanço da internet industrial.  

Use a internet industrial a favor da manutenção de ativos

A manutenção preditiva na indústria, via de regra é utilizada para a antecipação frente a falhas repentinas e aleatórias. Quando o monitoramento das condições é executado de forma eficiente, é possível avaliar alterações de desempenho por deterioração, fragilidade, uso incorreto e até de fabricação. 

O correto uso da internet industrial é um investimento certo e com retorno, como você pode conferir nesse post. Não seja passado para trás pela tecnologia, reinvente-se e prove que seu negócio pode ser mais lucrativo com o uso da internet industrial para manutenção preditiva.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!