Manutenção de Ativos

Como funciona a gestão de ordens de serviço através do app MntNG

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 10 de agosto de 2018
Como funciona a gestão de ordens de serviço através do app MntNG
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

  • Os benefícios da mobilidade na manutenção
  • O uso do app MntNG na gestão das ordens de serviço
  • Como incluir uma ordem de serviço no app MntNG

Podemos afirmar que a gestão de ordens de serviço é a base de toda e qualquer área de manutenção. A partir disso, podemos perceber a importância da organização, eficiência e controle nestas tarefas. Organização, eficiência e controle que se torna praticamente impossível de ser alcançada manualmente, conforme o crescimento do setor.

Ou seja, em determinado momento, se torna imprescindível a aquisição de uma solução tecnológica para atuação nas principais atividades do setor, e cabe ao gestor da área, a avaliação sobre o momento ideal para buscá-la no mercado, assim como encontrar a opção ideal para as reais necessidades do campo fabril.

Os benefícios da mobilidade na manutenção

Atualmente, com a influência da Indústria 4.0 e o crescimento do uso da tecnologia na indústria, um termo que está sendo muito discutido entre os gestores, é a mobilidade. Os smartphones e os tablets, que trouxeram uma revolução no dia a dia das pessoas, do comércio e do varejo, também estão buscando uma revolução no dia a dia das empresas.

O setor de manutenção, por exemplo, é um grande privilegiado pela mobilidade. O uso de smartphones, permite a otimização de tarefas importantes na rotina dos gestores e técnicos, como a gestão das ordens de serviço, gerando ótimos índices de produtividade e o maior controle operacional, ampliando a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.

O uso do app MntNG na gestão das ordens de serviço 

O MntNG, aplicativo Android para gestão de ordens de serviço, desenvolvido pela NG Informática e integrado ao módulo de manutenção de ativos do ERP Protheus da TOTVS, tem se tornado referência no mercado, conquistando a confiança dos gestores, em razão da eficiência e qualidade que tem proporcionado na sua utilização.

Através de uma interface simples e dinâmica, o aplicativo permite gerenciar a demanda de ordens de serviço, divididas por período. Em poucos cliques, é possível inserir uma ordem de serviço, editar e apontar informações, além de fazer o registro visual do problema para a análise técnica.

Tarefas simples, que antes demandavam o registro manual das informações pelo operador e o seu deslocamento até um computador, agora são realizados de forma imediata e diante do equipamento, através de um smartphone ou tablet.

Ainda, o aplicativo possibilita o registro de informações no modo online e offline, registrando e sincronizando as informações quando conectado à internet, facilitando o apontamento das informações em locais remotos e sem cobertura de rede.

Como incluir uma ordem de serviço no app MntNG

Em um exemplo prático, podemos demonstrar a inclusão de uma ordem de serviço no app MntNG. Na tela principal do aplicativo, um botão de inserção está disponível na parte inferior. No primeiro passo, é necessário informar o equipamento e tipo de serviço. Vale lembrar que, as ordens de serviço cadastradas diretamente no sistema também são mostradas no aplicativo, quando sincronizado.

Já no segundo passo, conforme imagem ao lado, é possível visualizar a tela de inserção e edição dos dados da ordem. Nela, cabe ao gestor ou técnico responsável apontar as informações necessárias para a realização da manutenção.

Com o apontamento de data e hora para início e fim da manutenção, a ordem de serviço já está pronta para ser gerada. Desejando detalhar ainda mais, poderá ser informado os insumos necessários, sendo eles produto, mão de obra, terceiros, especialidade ou ferramenta específica, e nas demais pastas , checklist do processo e registro visual do problema para análise técnica.

Pronto! Com todos os lançamentos realizados, a ordem de serviço está pronta para ser lançada. Após a conclusão da inserção ou edição dos dados, basta sincronizar o aplicativo ao sistema para que todas as informações sejam atualizadas.

Colocando em prática

Caso a sua empresa possua o módulo para manutenção de ativos do ERP Protheus da TOTVS, mas ainda não tenha o app MntNG implementado ao sistema, é possível solicitar uma demonstração gratuita através do siteAgora, se a sua empresa ainda não possui o Mnt, acesse o site, conheça as funcionalidades, suas vantagens, benefícios, e solicite uma apresentação comercial.

Solicite uma demonstração gratuita

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!