Gestão de Resíduos

4 motivos para adotar um software de gestão de resíduos em sua empresa

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 19 de janeiro de 2017
4 motivos para adotar um software de gestão de resíduos em sua empresa
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste post, você verá:

Agora, se você já conhece a área de gestão de resíduos, a importância de uma solução tecnológica para o alcance de resultados positivos, e está apenas buscando a solução ideal para a sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para gestão ambiental e de resíduos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

4 motivos para adotar um software de gestão de resíduos em sua empresa

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

4 motivos para adotar um software de gestão de resíduos em sua empresa

Para uma boa gestão de resíduos sólidos dentro da empresa é preciso eficiência. Profissionais competentes e qualificados são necessários, mas não é o suficiente. Especialmente quando pensamos em empresas de grande porte, que contam com informações em excesso. Além de dados numerosos, o gestor de resíduos se depara com uma grande complexidade de informações no que diz respeito ao monitoramento dos resíduos e sua localização, ao cumprimento das leis ambientais, aos fornecedores e também à toda a documentação que envolve a Gestão Ambiental.

Quando os dados são muitos, o controle é dificultado e o gestor de resíduos precisa de auxílio tecnológico para garantir o descarte adequado de todos os tipos de resíduos gerados e, ainda por cima, seguir à risca o que exige a legislação em vigor. A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), por exemplo, regulamenta o descarte de resíduos sólidos, incentivando práticas sustentáveis nas empresas e estipulando punições pelo não cumprimentos de medidas sustentáveis. A CONAMA 307 determina que as empresas podem ser autuadas a qualquer momento por desrespeitar leis ambientais que regem o descarte de resíduos sólidos.

Entenda de que modo uma solução de Gestão Ambiental pode auxiliar o gestor de resíduos dentro da sua empresa e quais características o software deve apresentar:

Rastreamento de resíduos

É muito importante que o gestor ambiental tenha um mapeamento de todos os resíduos que estão envolvidos no processo de produção. A solução tecnológica escolhida deve garantir uma visão clara e detalhada do histórico completo do resíduo, acompanhando-o em cada etapa do processo de produção. Dessa forma, deve-se fornecer informações organizadas a respeito da coleta, do transporte, do recebimento e do tratamento do resíduo. Procure identificar, no software escolhido, recursos que permitam este controle, de modo que seja possível investir mais tempo em questões estratégicas, e menos em trabalhos e retrabalhos operacionais.

Acompanhamento do desempenho e das metas de redução

Uma boa solução para Gestão Ambiental deve dar ao profissional responsável um controle do desempenho da empresa em relação às metas ambientais estipuladas, permitindo a comparação com períodos anteriores. Controlando o impacto que cada ação terá para a sua empresa, será possível mensurar o grau de relevância de cada uma, impactando diretamente no cumprimento das metas estipuladas anteriormente e, consequentemente, reduzindo consideravelmente o resíduo gerado pela empresa.

Gerenciamento de fornecedores

Independentemente do segmento no qual a empresa atua, uma ferramenta que permita monitorar os fornecedores é sempre bem-vinda. Quando se fala de gestão de frotas, por exemplo, softwares providenciam indicadores gerenciais de desempenho e estatísticas que auxiliam na escolha de melhores fornecedores. Na Gestão Ambiental, o mesmo se repete: soluções especializadas devem entregar um controle completo dos seus fornecedores, certificando-se da eficiência do serviço prestado, além de garantir a antecipação aos vencimentos de contratos e licenças.

Gestão documental 

O setor da Construção Civil é um dos que mais geram resíduos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), 60% dos resíduos sólidos das cidades têm sua origem na Construção Civil. Para este setor, especificamente, a necessidade de controlar e reduzir a geração de resíduos é urgente, assim como estar atento à legislação. Uma solução especializada que permita o controle das licenças e das autorizações de transporte e descarte de resíduos é fundamental para evitar prejuízos ambientais e financeiros, como o pagamento de dívidas pelo não cumprimento da leis. Além disso, é recomendado que a solução faça a emissão de documentos como o MTR, Manifesto de Transporte de Resíduos, que deve acompanhar a carga transportada.

Nós temos disponível em nosso blog também, um ebook completo e gratuito com o passo a passo para implementar a gestão de resíduos no canteiro de obras. Baixe agora através deste link.

Independentemente do segmento de atuação da empresa, a gestão de resíduos sólidos é sempre mais eficiente quando auxiliada por soluções tecnológicas especializadas. Softwares de gestão permitem mais controle e segurança, evitando o não cumprimento de leis ambientais, além de serem decisivos para as metas de redução de resíduos da empresa.

4 motivos para adotar um software de gestão de resíduos em sua empresa

TAGS: dicas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!