Manutenção de Ativos

11 exemplos provam que Internet das Coisas é capaz de mudar o mundo

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 22 de outubro de 2020
11 exemplos provam que Internet das Coisas é capaz de mudar o mundo
FIQUE POR DENTRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já ouviu falar de Internet das Coisas? Caso ainda não, uma coisa pode ter certeza: ela está ao seu lado e você ainda ouvirá falar muito dela! Esse termo vem do inglês Internet of Things – IoT para os íntimos – e descreve um cenário onde objetos estão conectados à internet e se comunicando.

Sim, o incrível mundo descrito no desenho Os Jetsons já é realidade. Ela é aplicada ao conceito de Indústria 4.0 e ao movimento de Internet Industrial, que juntas estão transformando sua vida pessoal e profissional. Quer conhecer mais sobre as aplicações práticas da IoT que já influenciam tanto o seu cotidiano como também são capazes de melhorar o mundo? Continue lendo esse post e conheça 11 exemplos reais!

Internet das Coisas: Tecnologia para vida

1- Pulseira Nike

A pulseira inteligente  Nike+ FuelBand SE ajuda os usuários a entenderem sua saúde. Ela é capaz de registrar os movimentos, que são armazenados em um aplicativo de celular. Os dados coletados são analisados e com isso são geradas diversas avaliações sobre o desempenho das atividades físicas praticadas. Quem a usa também recebe dicas personalizadas de exercícios com o objetivo de aumentar seu rendimento.

2- Saúde conectada

A FitBit vai além de um pulseira. Eles são especializados em dispositivos que monitoram as atividades físicas, como relógios inteligentes e também balanças. As medições levantam batimentos cardíacos, distância percorrida e quantidade de passos. Essas informações são sincronizadas com o smartphone, sendo compartilhados nas redes sociais. 

3- Sono tranquilo

Se você tem uma qualidade ruim de sono essa vai te interessar. A NeuroOn é uma máscara que mede movimento dos olhos, ondas cerebrais e tensão muscular,  dentre outros. Os dados são capazes de garantir mais qualidade no descanso pois ajuda a entender a melhor forma de acordar e o tempo ideal de sono, por exemplo.

4- Capacete do futuro

Um capacete inteligente e conectado. Vendido pela Skully Hemelts, ele é equipado com uma tela que projeta na parte interior do visor imagens da câmera instalada na parte de trás do equipamento. Integrado via bluetooth com o celular, ele ainda mostra orientações do GPS, permite enviar mensagens de texto, fazer e receber ligações telefônicas e controlar o tocador de músicas. Tudo isso sem utilizar as mãos. 

5- Casa online

Os dispositivos criados pela Nest são um dos exemplos mais clássicos. São aqueles que realmente fazem se sentir no futuro. O produtos mais famosos são termostatos que se integram ao smartphone. O termostato faz mais do que apenas ajustar a temperatura do local automaticamente, ele também aprende a rotina dos moradores e faz adequações. Já os detectores de fumaça literalmente fazem escândalo (luzes coloridas, mensagens de voz e notificações no smartphone) alertando o usuário que algo está errado.

6- Lâmpadas inteligentes

A Philips Lighting é uma divisão especializada na criação de lâmpadas LED inteligentes. A linha é chamada de Hue e são configuradas pelo celular, mudando a intensidade e as cores da iluminação. O objetivo: deixar o ambiente mais confortável, alegre ou intimista, de acordo com cada situação.

7- Carros elétricos e autônomos

Se você gosta do universo automotivo com certeza já ouviu falar da Tesla Motors. Os veículos da companhia, carros elétricos de alta performance, também se conectam à internet para receber atualizações de software e contam com diversos sensores, que fornecem um check-up completo do veículo e dados de geolocalização. Eles também já estão preparados para dirigirem sozinhos! Uma central é capaz de dizer ao carro, em tempo real, se as ruas que estão congestionadas. O sistema então é capaz de escolher a rota mais adequada.

8- Toalhas furtadas

Alguns hotéis estão instalando etiquetas RFID em suas toalhas. O sistema, idealizado pela Linen Technology Tracking, tem como objetivo diminuir seu furto, rastreando as toalhas e evitando que os hóspedes as levem. A solução já rendeu uma economia de US$ 15 mil em apenas um hotel! Antes da adoção do projeto 4 mil toalhas eram levadas sem permissão por mês. Após o início  o número caiu para 750. É a Internet das Coisas gerando economia.

A Internet Industrial e a Indústria 4.0 são movidas pela Internet das Coisas

9- Tecnologia no trabalho

As mudanças rápidas nas tecnologias de informação e comunicação quebraram as fronteiras entre a realidade virtual e o mundo real. A ideia por trás da Indústria 4.0 é criar uma rede social onde as máquinas podem se comunicar entre si, possibilitada pela Internet das Coisas

Tudo isso ajuda as indústrias a integrar o mundo real ao virtual, para que máquinas coletem dados em tempo real para fomentar a tomada de decisão com base neles.

10- Manutenção de ativos

Na manutenção de ativos, por exemplo, a Internet Industrial tem um impacto direto em soluções que facilitam o gerenciamento nos sistemas de produção, resultando em maior capacidade de operação e planejamento. Outro fator importante que vai impactar o seu dia a dia no trabalho é a possibilidade de detectar, com antecedência, problemas em equipamentos. Além de análises preditivas mais eficientes.

11- Sensores

Os sensores instalados na linha de produção de uma indústria geram diariamente um grande volume de dados. Ao analisar essas informações, você poderá detectar uma falha no comportamento de uma esteira no parque de máquinas, por exemplo. 

Antes que tal peça quebre e interrompa a produção basta agendar sua troca preventiva em um momento que gere menos impactos na produção. Essa antecipação traz redução de custo e aumento da disponibilidade de máquinas e equipamentos

Percebeu como a Internet das Coisas já modifica e facilita a sua vida? Então fique por dentro de todas as inovações da tecnologia, continue lendo o nosso blog!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo
A NG Informática é referência em softwares para as áreas de Manutenção, Frotas, Facilities, Ocupacional, Gestão Ambiental e Resíduos há mais de 25 anos.

Mensagem enviada!

Recebemos o seu contato.
Estaremos respondendo o mais breve possível.
Obrigado!