Veja como um aplicativo pode ajudar na gestão de frotas

Neste artigo, você verá:

  • Você sabe por que a manutenção de frotas é importante? 
  • Por que a tecnologia é necessária na manutenção?
  • Gestão de frotas mais eficiente via aplicativo? Sim, é possível!

A área logística costuma ser o setor que mais gera custos para a empresa. Despesas com combustível e motoristas, multas de trânsito, desgaste de pneus e peças, gastos com manutenção, enfim. É preciso ter controle sobre o departamento para evitar custos desnecessários.

A questão é que, fazer a gestão de frotas pode ser um desafio sem o apoio da tecnologia. Isso porque o setor abrange muitos veículos, e o controlador de frotas precisa lidar com uma série de dados diariamente.

Uma vez que o mercado cresce rapidamente e os serviços de entrega estão mais requisitados, é fundamental investir em ferramentas e práticas para melhorar a gestão. Do contrário, a empresa pode ficar ultrapassada e perder espaço para as concorrentes.

Quer modernizar o seu negócio para realizar uma gestão de frotas mais eficiente e em poucos cliques? Continue com a gente e descubra como a tecnologia está transformando os resultados do setor e como o uso de um aplicativo pode ajudar, também, na manutenção.   

Você sabe por que a manutenção de frotas é importante? 

O que acontece quando os pneus de um veículo estouram por causa do desgaste? O motorista precisa atrasar os serviços de entrega até que eles sejam substituídos ou restaurados, correto? 

Da mesma forma, se o veículo sofre algum tipo de dano mecânico ou elétrico, ele precisa pausar a viagem até que o problema seja identificado e as peças consertadas por um profissional especializado.

Num primeiro momento, essas situações não parecem ser um problema grave. Contudo, geram gastos desnecessários com guincho, peças e mão de obra, e que poderiam ser facilmente evitados com a manutenção. 

A manutenção é um procedimento que busca assegurar a saúde e o desempenho dos veículos. E serve para impedir que os problemas acima pesem no bolso do empresário. Substituição de peças, reparos, troca de pneus, verificação do óleo do motor, controlar o abastecimento, entre outros, são práticas que fazem parte da manutenção.  

Isso quer dizer que a manutenção só serve para aumentar a disponibilidade e a performance dos veículos? Evidente que não! 

Quando feita corretamente, a manutenção pode ajudar o controlador de frota a gerir as despesas, melhorar a gestão de estoque, facilitar o planejamento de rotas, incluindo reduzir custos. Ou seja, além de garantir a segurança dos veículos e motoristas, ela serve para trazer mais agilidade e economia para o setor.

Por que a tecnologia é necessária na manutenção?   

Para realizar uma boa gestão, o controlador de frotas precisa acompanhar o máximo de informações sobre os veículos. Saber a data em que foi feita a troca de peças, quais foram os responsáveis pela mão de obra, quais componentes foram substituídos, qual o valor gasto por reparo, entre outros.

Até pouco tempo atrás, o profissional usava apenas planilhas para manter as informações salvas. O problema é que fazer a gestão de frotas por meio desse documento era complicado, e o volume de dados registrado acabava pesando no arquivo.

Como o setor de frotas também depende da elaboração de estratégias para superar desafios, a falta de acesso às informações pode se tornar um problema sério e prejudicar os resultados da empresa.       

Se você quer aumentar a vida útil dos veículos e impedir que gastos desnecessários prejudiquem o orçamento, você precisa manter os dados da frota atualizados e ter acesso a todas as informações. E para isso, precisa investir em soluções tecnológicas que ofereçam rapidez e mobilidade como, por exemplo, um aplicativo.     

Gestão de frotas mais eficiente via aplicativo? Sim, é possível!

A transformação digital trouxe consigo uma série de benefícios para as empresas. Uma delas relacionada à mobilidade e capacidade de fazer a gestão de frotas de qualquer lugar e hora.

Antes o controlador de frotas precisava ficar dentro do escritório para emitir ordens de serviço, acompanhar indicadores e desempenhar outras tarefas. Entretanto, agora, com os dispositivos móveis, já é possível acessar uma série de funcionalidades por meio de um app. 

Abertura de solicitações e ordens de serviço, avaliação da equipe de motorista, reporte de trabalho executado, insumos e checklist; upload de imagens; planejamento de manutenção e rotas, enfim. Tudo ficou mais fácil com a ferramenta. 

E se você acha que essas são as únicas vantagens de usar um app, espere até conhecer o MntNG, o aplicativo da NG Informática desenvolvido para simplificar a gestão. 

Além de fornecer todas as funcionalidades acima, a ferramenta oferece diferenciais competitivos como:

  • Integração ao ERP Protheus;
  • Sincronização de dados;
  • Funcionalidades on-line e offline;
  • Disponibilidade para celulares e tablets;
  • Implantação rápida e configuração simples pelo portal on-line;
  • Excelente custo-benefício.

Ficou curioso para saber como o MntNG funciona e como o aplicativo pode ajudar na gestão de frotas? Então clique aqui para conhecer mais sobre a ferramenta! 

Scroll Up