Neste post, você verá:
Agora, se você já sabe a importância do apoio de uma solução tecnológica nas rotinas do setor de Medicina e Segurança do Trabalho, e está apenas procurando a solução ideal para a sua empresa, nós selecionamos um eBook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para Medicina e Segurança do Trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!
Tecnologia: Sua maior aliada na Gestão de Medicina e Segurança do Trabalho
O departamento de Medicina e Segurança do Trabalho é uma área crítica na maior parte das empresas, sejam indústrias, construtoras ou de serviços, afinal o maior patrimônio das companhias é a sua força de trabalho. A área deve atuar de acordo com as Normas Regulamentadoras Brasileiras (NRs), adequadas ao tipo de atividade realizada, além das obrigações gerais para todos os trabalhadores.
A gestão eficiente desta área passa obrigatoriamente por uma solução tecnológica específica, altamente aderente às necessidades de registro e controle dos riscos, equipamentos de segurança e saúde ocupacional dos colaboradores.
Um ponto fundamental do sistema de gestão deste departamento é sua capacidade de integração dos dados com outras áreas, como Recursos Humanos e Compras, visando agilidade na obtenção das informações pertinentes ao bom andamento das atividades produtivas.
Com o RH, por exemplo, a integração visa a impressão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e o registro do histórico da saúde do colaborador, com todos os exames realizados. Assim, os processos admissionais, rescisões, e o envio de informações aos órgãos competentes ganham agilidade e segurança.
Já a integração direta com a área de Compras, mantém a gestão dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) em dia. A solução aponta o momento da reposição de cada material e envia um pedido de compra, garantindo a disponibilidade dos equipamentos.
O software deve ainda fornecer laudos específicos, de acordo com o ramo de atuação da empresa. Na Construção Civil, por exemplo, existe o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), que tem a função de mapear os riscos, funcionários expostos, equipamentos utilizados e as medidas de controle usadas.
Outra característica muito importante é a adequação ao eSocial. Embora as normas ainda não estejam todas regulamentadas, o software para Medicina e Segurança do Trabalho deve apresentar:
- Relatório de Condições Especiais (relacionadas ao risco que o trabalhador é exposto);
- Emissão de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);
- Emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Como grande aliado na gestão, o sistema é responsável por identificar os riscos do local do trabalho, bem como os equipamentos e exames relacionados. E para que nenhum prazo fuja do seu controle, mecanismos de agendamento e lembretes são uma mão na roda!
Realizar a gestão da área de Medicina e Segurança do Trabalho com uma solução completa garante o controle efetivo de todas as atividades rotineiras, atendendo à legislação vigente e protegendo a saúde dos colaboradores.
Investir na tecnologia adequada é garantia de colher resultados fantásticos para sua empresa e, principalmente, para seus funcionários!