Sustentabilidade: que tal reduzir a quantidade de papel na manutenção?

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe da importância da sustentabilidade na manutenção de ativos, e está apenas buscando a solução ideal para iniciar estas ações na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Sustentabilidade: que tal reduzir a quantidade de papel na manutenção?

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Sustentabilidade: que tal reduzir a quantidade de papel na manutenção?

A sustentabilidade está em alta nas conversas, na mídia e também nas empresas. Afinal, é preciso garantir a produção de bens e a prestação de serviços no futuro, e para isso é importante preservar a perenidade do planeta por meio do uso consciente dos recursos naturais. Sendo assim, quais são as ações sustentáveis que podem ser adotadas na área de manutenção?

De acordo com o jornal The Economist, o consumo mundial de papel aumentou 50% nos últimos 30 anos, algo que contrasta em uma era onde sustentabilidade e paperless (escritório sem papel) são palavras de ordem.  Ainda segundo o jornal, por ano o Brasil consome 1,29 árvore por pessoa na fabricação de papel – cada árvore equivale a cerca de 40 quilos de papel.

O especialista em gestão de processos Jorge Edison Ribeiro falou para o jornal Gazeta do Povo sobre redução do uso de papel nas empresas. Ele afirma que muito papel ainda está sendo desperdiçado pela falta de costume em lidar com novas práticas no cotidiano de trabalho. O que freia a operação de redução de uso de papel é a falta de conhecimento sobre as tecnologias existentes que podem ajudar nesse fim. Investir em sistemas de automação e armazenamento digital, por exemplo, reduz a necessidade de papel e compromete muito menos o meio ambiente.

Por outro lado, se percebe sim um movimento voltado para a redução de uso de papel: dados da IDC Brasil revelam que o mercado brasileiro de impressoras registrou uma queda de 13,7% nas vendas no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A redução indica a desaceleração da economia, mas também a tendência do mercado para um ambiente paperless.

Mas o que a área de manutenção de ativos da sua empresa tem a ver com isso?

Ela recebe inúmeras Ordens de Serviço (OS) por dia. Já imaginou quantos papéis são utilizados por setor da empresa somente para gerá-las?Quando uma máquina da linha de produção de uma indústria apresenta algum problema ou para de funcionar, por exemplo, o funcionário pode gerar uma OS por meio do software de manutenção de ativos na hora. A partir de recursos de mobilidade, a abertura da O.S pode ser feita em tablets ou smartphones. Com isso, ela é automaticamente enviada para a área de manutenção para conferência e distribuição do serviço na equipe, resultando em um maior controle das OSs, maior produtividade da equipe, e o melhor: sem papel!

Assista ao vídeo:

Agora, se a OS fosse aberta da forma mais tradicional, o funcionário teria que voltar para a mesa dele, preencher o formulário ou imprimir a OS e entregar no setor de manutenção. A utilização do papel nesse caso, além de dificultar o trabalho de distribuição das tarefas, resulta em mais custos para a empresa, seja em resmas de papel, impressoras ou custos administrativos.  Além disso, a informação preenchida na OS tem mais riscos de ser passada incorretamente.

Coloque tudo na ponta do lápis e veja que a sustentabilidade pode ter, sim, uma agenda positiva de economia de recursos na área de manutenção de ativos. Além de redução de custos, você pode ter certeza de que estará fazendo a sua parte pela preservação do meio ambiente.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up