Saiba como reduzir acidentes de trabalho com a certificação OHSAS 18001

OHSAS 18001 significa Occupational Health and Safety Assessments Series, e foi publicada oficialmente pela British Standards Institution, com o objetivo de ajudar as organizações a gerenciar os riscos operacionais e desenvolver um ambiente de trabalho seguro.

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe a importância da OHSAS 18001, e está apenas buscando a melhor solução tecnológica para implementá-la na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para o setor de medicina e segurança do trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Saiba como reduzir acidentes de trabalho com a certificação OHSAS 18001

Mas, se você está buscando entender o processo de implementação da OHSAS 18001, e a melhor forma de alcançar este objetivo, vamos ao conteúdo!

Saiba como reduzir acidentes de trabalho com a certificação OHSAS 18001 

Segurança e saúde ocupacional é assunto sério. Um relatório divulgado pelas Nações Unidas mostra que mais de 313 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho e 2,3 milhões acabam perdendo a vida durante o expediente. Diante de números tão expressivos é importante estar atento e sua empresa deve trabalhar diariamente para resguardar a saúde e segurança de seus funcionários, fornecedores e parceiros. Para isso, a OHSAS 18001 é a escolha certa para identificar e gerenciar riscos e perigos à saúde, além de reduzir acidentes de trabalho.

O que é OHSAS 18001

A sigla OHSAS, em inglês Occupational Health and Safety Assessments Series, foi oficialmente publicada pela British Standards Institution com objetivo de ajudar as organizações a gerenciar os riscos operacionais e desenvolver um ambiente de trabalho seguro. A norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerenciar os aspectos de uso de equipamentos de segurança, saúde e treinamentos de forma mais eficaz.

As orientações contidas na OHSAS 18001, levam em consideração a melhor forma de reduzir acidentes de trabalho por meio da prevenção, assim como estimular o bem-estar dos funcionários. É baseada na prevenção de acidentes de trabalho e nos riscos que algumas atividades trazem à saúde do trabalhador, sejam danos físicos, químicos, ergonômicos ou biológicos.

Como fazer a implementação da OHSAS 18001

A implementação da OHSAS 18001 nas empresas pode ser feita por meio de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, que facilita a execução e controle das atividades descritas na norma, tais como:

  • Identificação dos objetivos e programas de prevenção a serem implementados;
  • Desenvolvimento e planejamento dos programas de prevenção na empresa, com identificação de perigos, avaliação de riscos,
    determinação de controles e apontamento dos requisitos legais envolvidos;
  • Implementação da política, com definição dos recursos e responsáveis, necessidades de capacitação, forma de comunicação, definição da documentação necessária para inspeções e preparação de respostas a emergências;
  • Verificação e controle, com monitoramento e medição dos resultados dos programas e avaliação do atendimento aos requisitos legais;
  • Em caso de incidentes, forma de investigação dos mesmos, para identificação de suas causas e ações preventivas relacionadas;
  • Apresentação e análise crítica dos programas junto aos gestores da empresa.

A medicina e segurança do trabalho pode ser aplicável a organizações de qualquer porte, segmento de mercado e em qualquer lugar do mundo, além de demonstrar interesse por parte da organização em estar em conformidade com as atuais exigências legais, trabalhar para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável também aumenta a qualidade do ambiente e a confiança dos funcionários na empresa.

Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do software para Medicina e Segurança do Trabalho da NG Informática,e descubra por que mais de 1000 empresas escolheram a nossa solução para revolucionar os resultados.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up