Qual a relação entre a sua empresa e a sustentabilidade?

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog, um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para gestão ambiental e de resíduos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Qual a relação entre a sua empresa e a sustentabilidade?

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Qual a relação entre a sua empresa e a sustentabilidade?

Sabe aquela máxima: que planeta você vai querer deixar para seus filhos e netos? Ela nunca fez tanto sentido como nos dias atuais. O aumento da temperatura média da Terra bem acima do previsto (1,02 graus Celsius desde o século 19) sinaliza um alerta que empresas, governos e a sociedade como um todo não podem mais desprezar. E você pode se perguntar: mas por que, se subiu tão pouco? A resposta vem da própria natureza. Nunca se viu tantos eventos climáticos extremos, como o período de estiagem que resultou na maior crise hídrica que o Brasil já assistiu em sua história. Alguma coisa precisa mudar, não é mesmo?

Boa parte desse pensamento transformador de sustentabilidade vem da iniciativa privada, que tem incluído a gestão ambiental no planejamento estratégico. Dessa forma, as organizações têm recorrido a consultorias especializadas para traçar projetos técnicos, como relatórios de sustentabilidade e inventário de emissões de gases de efeito estufa, e, inclusive, traçar o impacto gerado pela cadeia de fornecimento no planeta (seja de insumos ou mesmo de serviços). Assim, conseguem projetar ainda uma análise de risco para a marca e estabelecer indicadores de desempenho ambiental, com foco em inovação.

Observe os pontos que estão no centro dessa análise e faça uma breve reflexão de como sua empresa se posiciona diante destes aspectos:

  • Como tem sido feito o descarte de resíduos gerados não apenas na sua empresa, mas em toda a cadeia de fornecimento?
  • E o consumo de água: há mecanismos para regular o gasto de recursos hídricos e controlar para que seja utilizado realmente apenas o necessário?
  • Quanto à energia, reflita: o que é consumido por sua organização vem de fonte limpa (eólica, solar ou biomassa) ou provém de fonte que causa mais impacto no meio ambiente?
  • Sobre o desperdício, como sua empresa tem se posicionado quanto a perdas de insumos ocorridos em toda a cadeia de fornecimento?
  • Como sua organização recicla os resíduos? Há reaproveitamento de material, redução do gasto de papéis e alternativas a copos plásticos, por exemplo?

Se você não tem as respostas para as perguntas acima, está na hora de procurar alternativas para adequar sua empresa neste contexto de sustentabilidade. Organizações de diversos ramos, a exemplo da construção civil, têm buscado o apoio da tecnologia para posicionar sua atuação de forma correta. Essa saída proporciona ganhos de tempo e otimização de recursos, favorecendo um acompanhamento rigoroso de normas internacionais de regulação sustentável, a exemplo da ISO 14000.

Além de trazer reflexos positivos para o planeta, estar alinhada aos conceitos da sustentabilidade também impacta no caixa das empresas, que veem maior lucro a partir da otimização dos processos com práticas ambientais. Sem contar ainda que os consumidores, em sua maioria, têm optado por produtos e serviços alinhados aos princípios da gestão ambiental.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up