Plano de lubrificação e tecnologia: tudo para manter a manutenção em dia

Neste post, você verá:

Mas, se você já sabe da importância de um plano de lubrificação, as vantagens que esses processos trazem para a sua empresa, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para a área de manutenção. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Plano de lubrificação e tecnologia: tudo para manter a manutenção em dia

Agora, se você está em busca da importância dos processos de lubrificação na sua empresa, vamos ao conteúdo!

Plano de lubrificação e tecnologia: tudo para manter a manutenção em dia

A manutenção de ativos ganha cada vez mais destaque no mercado, em um cenário em que as indústrias buscam fazer mais com menos.  Neste contexto, uma das principais atividades da manutenção é a lubrificação industrial que visa garantir a disponibilidade operacional e a eficácia das máquinas.

A importância da lubrificação ganha respaldo científico.O pesquisador Ernest Rabinowicz, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) concluiu que a degradação da superfície das peças, ou seja, o seu desgaste, responde por 70% das causas de parada de um equipamento. Na maioria dos casos, a lubrificação inadequada é uma das razões que levam às falhas.

Diante do cenário, o plano de lubrificação ganha mais importância e relevância na dinâmica da manutenção. É a lubrificação preventiva que permite à empresa manter a integridade de seus equipamentos reduzindo custos sem comprometer a disponibilidade, a segurança e a confiabilidade. Diante disso, manter o plano de lubrificação de máquinas e equipamentos da sua empresa sempre em dia é fundamental.

Aproveitando a oportunidade, nós elaboramos um infográfico, simples e intuitivo, sobre como montar um plano de lubrificação em 7 passos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Plano de lubrificação e tecnologia: tudo para manter a manutenção em dia

A importância da tecnologia nos processos de lubrificação 

O processo de  lubrificação industrial requer uma gestão técnica, voltada para projetos e produtos, e uma gestão humana que envolve pessoas e processos. Por isso, para o gestor da manutenção, ter métodos de gerenciamento da lubrificação e uma visão completa de tudo que acontece na planta é fundamental. E a tecnologia pode ajudar muito a gestão!

Como a lubrificação exige entrega constante da equipe e atenção dos profissionais às etapas e aos pontos do procedimento, o ideal é ter um sistema de lubrificação centralizada, que integre gestão técnica e humana, e seja capaz de fornecer ao gestor a visão da manutenção em tempo real por meio de consultas, relatórios e indicadores. A tecnologia aparece como uma ferramenta facilitadora que indica se a lubrificação foi feita com o lubrificante correto, no ponto certo, com a quantidade exata, e na frequência adequada.

Dentre outras vantagens, a adoção de um sistema para o controle da lubrificação garante:

  • Redução de custo de mão de obra na aplicação do lubrificante;
  • Redução de consumo de lubrificante;
  • Aumento da confiabilidade da máquina;
  • E uso mais eficiente do lubrificante.

Uma solução especializada apresenta funções que facilitam o dia a dia do gestor de manutenção, como por exemplo, o cadastramento detalhado dos equipamentos, partes e pontos de lubrificação, da identificação dos produtos e da maneira de aplicar os lubrificantes. A visualização destas informações no sistema facilita a operacionalização e o controle das rotinas de lubrificação. Com a adoção de um software, fica mais fácil trabalhar em escala com um grande número de equipamentos e de pessoas e, ainda assim, ter condições de controlar o processo e acompanhar os resultados.

Recursos visuais aplicados à manutenção de ativos, como a planta gráfica, permitem à empresa ter uma visão completa de todos os equipamentos e dos respectivos status das ordens de serviço. Com a Árvore Lógica, outro recurso importante, as máquinas podem ser gerenciadas a partir de sua localização na instalação predial, facilitando a manutenção nas empresas de grande porte. São várias ferramentas e muitos benefícios!

Além disso, o uso da tecnologia para gerir o plano de lubrificação se destaca por:

  • Permitir a gestão dos equipamentos por empresa;
  • Controlar todas as informações relativas à manutenção de ativos ou lubrificação;
  • Emitir ordens de serviço eletrônicas com níveis de aprovação, disparos de e-mails e feedback dos serviços;
  • Controlar peças sobressalentes utilizadas na manutenção;
  • Fornecer Indicadores, como tempo médio entre falhas e também de reparo, disponibilidade, horas trabalhadas, horas extras, afastamentos, entre outros.

Soluções especializadas conferem confiabilidade às informações e fornecem ao gestor de manutenção subsídios para a tomada de decisão em relação a custos, alocação de mão de obra, equipamentos, entre outros. Os dados armazenados indicam o quanto a empresa gasta com lubrificantes, sinalizam se o equipamento parou por falta de lubrificação e apontam os pontos críticos para reduzir o custo, e as paradas não-programadas. Assim, é possível pautar trabalho com base na realidade da empresa, e tornar os processos mais inteligentes e as rotinas mais organizadas, elevando a performance da planta e da equipe. A execução do plano de lubrificação passa a ser muito mais assertiva e o acompanhamento dos processos e dos resultados fica muito mais fácil.

Com as informações centralizadas em um só lugar, a empresa tem a tecnologia – e as funcionalidades da solução – a favor da manutenção em dia. Busque investir nestes diferenciais para tornar a área de manutenção mais produtiva e garantir resultados mais positivos!

Para saber mais sobre sobre uma solução que forneça todos esses diferenciais, entre em contato conosco!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up