OHSAS 18001: 5 passos para implementar na sua empresa

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OHSAS 18001: 5 passos para implementar na sua empresa

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OHSAS 18001: 5 passos para implementar na sua empresa

A legislação está a cada dia mais exigente em relação à segurança do trabalho. Quando uma empresa decide implantar um sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, visando reduzir acidentes de trabalho por meio da certificação da norma OHSAS 18001, está dando um grande passo para um ambiente seguro e saudável.

Para que isso aconteça, é fundamental o comprometimento dos gestores da empresa. Além dos benefícios e vantagens, a diretoria deve se atentar a alguns critérios importantes para a implantação da norma como treinamento, certificação e tempo de adaptação.

Veja abaixo cinco passos que vão ajudar a garantir a qualidade no setor de medicina e segurança do trabalho da sua empresa por meio da OHSAS 18001:

#1 Conscientizar as lideranças

“Juntos vamos mais longe” é o lema. Sem engajamento e conscientização das lideranças, fica mais difícil reduzir acidentes de trabalho, pois esses profissionais são vistos como exemplo pelos colaboradores. Então, antes de qualquer coisa, os líderes precisam entender a importância da cultura de prevenção dentro da organização e transmitir isso, por meio de suas atitudes, aos demais colaboradores.

#2 Estruturar procedimentos

Ao estabelecer procedimentos claros de medicina e segurança do trabalho, é possível elaborar planos para reduzir acidentes de trabalho, programas, treinamentos e metas específicas com o objetivo de controlar e até mesmo eliminar os riscos identificados. É fundamental que exista um procedimento de segurança para cada atividade realizada com foco na saúde do trabalhador.

#3 Capacitar todos os envolvidos

Para que a norma OHSAS 18001 seja entendida e absorvida por todos dentro da sua empresa, é indispensável a realização de treinamentos de interpretação da norma com todos os gestores envolvidos e, principalmente, por todos os colaboradores. Essa fase é muito parecida com que acontece nos sistemas de gestão da Qualidade e Meio Ambiente. Se na empresa já existir algum desses sistemas, o processo será mais fácil, pois não será necessário partir do começo, mas somente absorver um novo conteúdo.

#4 Avaliar oportunidades de melhoria

Vale lembrar que ações isoladas não costumam ser resolutivas. Para que a empresa entre em sintonia na área de medicina e segurança do trabalho e se torne mais assertiva em reduzir acidentes de trabalho é importante que o assunto seja tratado periodicamente dentro da organização. Depois de um período de implantação, deve ser feita uma avaliação geral ou uma auditoria interna. Esse processo é muito importante, pois revelará em que nível de aderência à norma está. É normal que nessa fase, sejam encontradas alguns pontos de ajustes, mas isso é saudável, pois é capaz de mostrar aos gestores muitas oportunidades de melhoria.

#5 Contar com tecnologia

A tecnologia é a grande aliada do gestor para tornar todos os passos anteriores muito mais fáceis de serem acompanhados. Coma ajuda de um software especializado, por exemplo, é possível organizar etapas como:

  • Reconhecimento de riscos;
  • Definição de prioridades;
  • Avaliação de impactos e do nível de exposição dos trabalhadores;
  • Implantação de medidas de controle;
  • Monitoramento e registro;
  • Divulgação com análise dos dados.

As funcionalidades do sistema simplificam a gestão, ajudando a estabelecer metas e um cronograma de ações para atingir um nível elevado de segurança no trabalho dentro da sua empresa.

É importante enfatizar que todos esses passos podem ajudar, mas a conscientização de que cada um é a verdadeira responsável por garantir a segurança e saúde ocupacional de todos os colaboradores. Por parte da empresa, fica o compromisso de seguir a legislação, demonstrar preocupação e, acima de tudo, prezar pelo bem-estar comum.

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