Medicina do Trabalho – Como facilitar a gestão de processos e documentação?

Neste post, você verá:

Agora, se você já sabe a importância de manter a sua empresa em dia com as NRs, e está apenas procurando a solução tecnológica ideal, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para Medicina e Segurança do Trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Medicina do Trabalho - Como facilitar a gestão de processos e documentação?

Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!

Medicina do Trabalho – Como facilitar a gestão de processos e documentação?

Não importa o segmento de atuação de sua empresa, construção civil, hospitalar, indústria ou qualquer outro, é necessário estar em perfeito alinhamento com as NRs – Normas Regulamentadoras Brasileiras aplicadas a Medicina do Trabalho.

O Ministério do Trabalho, por meio destas normas, exige inúmeros documentos e informações complexas, que visam garantir amplo controle da saúde e integridade física dos seus colaboradores. Por isso, é muito importante que sua empresa tenha uma gestão eficiente, para que todo este processo possa ser mais simples e sem erros. Além de evitar penalizações pelo não cumprimento destas normas, minimiza fatores de risco e possui todo o histórico de doenças e acidentes ocupacionais.

O assunto é sério, por isso convidamos você a conhecer artifícios que ajudam a gerir sua área de Medicina do Trabalho e facilitam este processo em sua empresa.

1. Tornar a área de Medicina do Trabalho reconhecida junto a empresa

Manter o time de Medicina capacitado e afiado com as normas a serem seguidas é fundamental para sua empresa. Divulgar o trabalho do time de enfermeiros e médicos, e os ganhos trazidos para a empresa, como redução de acidentes, proteção por meio de equipamentos adequados, entre outros, fortalece a área e facilita o cumprimento dos regulamentos. E as demais áreas percebem os ganhos trazidos por esta área.

2. Adotar mecanismos para garantir a execução das atividades programadas

A rotina na área de medicina exige uma série de cumprimento de prazos. São compromissos que acompanham todo o ciclo laboral do funcionário, como exames periódicos e demissional. Sem contar ainda uma série de laudos e documentos de histórico-laboral, como o PCMSO ou o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que tem também prazos para envio aos órgãos competentes. Para facilitar esta rotina, é muito importante contar com mecanismos de agendamento e lembretes que sejam bem visíveis para o responsável.

Por exemplo, quando ligar seu computador, já pode aparecer a lista de exames a serem realizados naquele dia ou semana. Buscar pelos compromissos nas antigas agendas de papel, ou em post-its colados pela mesa é bastante arriscado!

3. Gerenciar e minimizar riscos ocupacionais

Controlar os riscos ocupacionais, com metodologia especializada, ajuda sua empresa a reduzir afastamentos por doenças e acidentes. Tomar ações e trabalhar com planos e comissões internas, ajudam a manter as coisas em ordem e engaja os funcionários de toda a empresa. Com ações adequadas, sua empresa pode garantir um bom desempenho junto ao FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e mais, pode até reduzir os valores de recolhimento desta obrigação.

4.Contar com soluções especializadas

É importante que sua empresa conte com soluções tecnológicas especializadas em  Medicina do Trabalho, que aplique todos os regulamentos e traga opções para evoluir a maturidade gerencial da área. A aplicação de técnicas gerenciais para avaliação de indicadores como absenteísmo, acidentes por setor, e até o histórico de doenças, traz profissionalismo a área e consequentes ganhos a todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre melhorias de processo e resultados na área de Medicina do Trabalho em sua empresa? Temos especialistas no time para ajudá-lo!

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up