Transformação Digital: mais tecnologia e produtividade na manutenção de ativos

Neste post, você verá: 

Agora, se você já conhece os benefícios que a transformação digital está trazendo para as empresas, e está apenas buscando uma solução tecnológica eficiente para iniciar estas mudanças na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para manutenção de ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Transformação Digital: mais tecnologia e produtividade na manutenção de ativos

Mas, caso ainda tenha dúvidas, vamos ao conteúdo!

Transformação Digital: mais tecnologia e produtividade na manutenção de ativos

A transformação digital traz melhorias extremamente significativas para o dia a dia das pessoas e empresas. Atualmente, só no Brasil, são mais de 95 milhões de pessoas que têm acesso à internet, segundo o IBGE. Por meio dos dispositivos móveis, entre outros recursos, as novas tecnologias também trouxeram evoluções na manutenção de ativos. Empresas e seus gestores precisam estar atentos e aproveitar os benefícios trazidos por essas mudanças.

Até recentemente, o gestor de manutenção precisava organizar sua lista de tarefas em papeis, com listas de atividades e fichas de atendimento, certo? Ou por meio de planinhas eletrônicas, pouco interativas e com recursos limitados. Atualmente, a transformação digital mudou completamente a forma de trabalho nas empresas, inclusive nessa área. Aproveitando as novas tecnologias, softwares voltados à manutenção de ativos já trazem funcionalidades capazes de otimizar as atividades e mostrar em detalhes o que está sendo planejado e realizado. Confira como a transformação digital vem transformando a manutenção de ativos!

# Integração de dados e processos

Apesar de não ter surgido necessariamente junto com a transformação digital, os processos internos também foram beneficiados com essa mudança.Usar a tecnologia para a resolução dos problemas se torna mais eficiente e reduz também a burocracia para fazer as solicitações e transferências de informações entre as áreas setores, como Recursos Humanos e Compras.

Imagine que um funcionário da área, um mecânico de manutenção por exemplo, recebe um atestado médico por determinado período. Automaticamente essa informação é trazida do sistema de RH para o sistema de manutenção de ativos, e dessa forma, no planejamento das manutenções, não atribuir ordens de serviço para o funcionário afastado.

É um meio de incentivar e promover o trabalho em conjunto com o restante da empresa, o que torna o processo muito mais assertivo e eficiente.

# Mobilidade

Trabalhar com dispositivos tecnológicos, inclusive móveis como smartphones e tablets serve tanto para aumentar a credibilidade junto aos demais setores, quanto para evitar o máximo os atrasos no decorrer do trabalho, trazendo muito mais mobilidade na gestão de ativos. Um aplicativo instalado no seu celular ou tablet, pode ser suficiente para que as as demandas possam ser realizadas a qualquer momento do expediente, sem que seja necessário se deslocar até um computador para receber uma OS (Ordem de Serviço).

É possível, por exemplo, fazer a abertura da ordem de serviço diretamente do lugar em que está a máquina ou equipamento. E mais, com a possibilidade de tirar uma foto e enviar no mesmo momento, mostrando onde está o problema, com clareza e precisão.

# Recursos Visuais

A solução ideal para manutenção de ativos já conta com recursos visuais e um banco de dados sempre atualizado, que permitem que se obtenha rapidamente informações detalhadas sobre o histórico de equipamentos, ocorrências anteriores e revisões que ainda precisam ser feitas. Com opções como planta gráfica e árvore lógica, dados e visualizações animadas permitem que o gestor consiga ver a imagem de onde os equipamentos estão localizados.

As representações podem ser personalizadas de acordo com os critérios internos, com uma sinalização de alertas com luzes que representam a situação dos equipamentos . Por exemplo: ao associar uma manutenção em atraso à cor vermelha, um alerta dessa cor será gerado pelo sistema quando uma ordem de serviço estiver em atraso. Ao associar o verde à tarefa cumprida, a sinalização mostrará uma demanda cumprida.

Esses recursos são importantes para que o trabalho seja mais dinâmico e muito mais eficaz. Tecnologia e produtividade na manutenção de ativos tornam a sua empresa muito mais rentável.

A atualização tecnológica é um aspecto de grande importância dentro de uma empresa, capaz de aumentar a eficiência na área. Aproveitar a transformação digital na manutenção de ativos também é uma forma de inovar e gerar mais resultados.

Solicite uma demonstração gratuita

 

Scroll Up