Gestão de Facilities: você sabe tudo que faz parte deste setor?

Neste post, você verá:

Aproveitando a oportunidade, nós temos disponível em nosso blog um ebook completo e gratuito com dicas de ouro para a sua empresa fazer bom uso de gerenciamento de facilities. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.

Gestão de Facilities: você sabe tudo que faz parte deste setor?

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

Gestão de Facilities: você sabe tudo que faz parte deste setor?

Facilities Management, termo surgido nos Estados Unidos por volta da década de 1960 que começou a ganhar espaço no Brasil no ano 2000. Conceitualmente, Gestão de Facilities é quando uma empresa integra e centraliza todos os serviços de apoio à operação da companhia, desde manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil até paisagismo, segurança, limpeza, mensageria, serviços de transporte e fluxo de documentos, entre outros. Um mercado que vem crescendo à taxa de 9% ao ano, em todo o mundo. No Brasil, fontes do setor estimam um tamanho da ordem de R$ 100 bilhões.

Estando a Gestão de Facilities envolvida em economia, gestão estratégica e sustentabilidade nas empresas, é crucial que você saiba qual é a abrangência da área em:

#1 Serviços ao cliente

Neste grupo de atividades estão os serviços de suporte interno às áreas e aos  funcionários da empresa. Essas atividades visam facilitar a realização das atribuições principais de cada time da companhia, além de garantir seu bem estar no espaço de trabalho. Aqui estão inseridos os serviços de fornecimento de alimentos, gestão das salas de reuniões, recepção, correio, gestão da segurança e saúde ocupacional.

#2 Serviços de gestão energética

Os serviços de gestão energética devem gerir o consumo de energia e água da empresa, visando a redução dos custos e a contribuição para a sua política de sustentabilidade. Reúso de água, utilização dos mais adequados sistemas de iluminação e climatização estão inclusos aqui. Neste grupo também entram os serviços de gestão da produção de resíduos.

#3 Serviços de engenharia

No grupo dos serviços de engenharia estão inseridos os serviços de manutenção técnica das instalações e a realização de projetos necessários às instalações e à operação da organização, como o aumento de um espaço ou a construção de uma sala de reuniões. Este tipo de serviço é normalmente assegurado por pessoal técnico altamente especializado como engenheiros e arquitetos.

#4 Serviços de operações de edifício

Neste grupo está inclusa a conservação dos espaços e equipamentos da organização. Entre eles estão a manutenção preventiva e pequenas reparações de máquinas e equipamentos, a limpeza dos espaços, a segurança e o serviço de mudanças.

A Gestão de Facilities ainda tem suas especificidades de acordo com a instituição em que está inserida. Confira alguns exemplos:

Em meio a tantas responsabilidades, a Gestão de Facilities também está diretamente ligada à forma como a empresa contribui com a sustentabilidade e gestão ambiental.

O cenário econômico nacional, que imprime a necessidade de redução de custos operacionais e otimização dos processos, aliada à competitividade do mercado, torna a Gestão de Facilities uma excelente alternativa para adoção das empresas, ao passo que libera seus gestores para dar foco ao core business das companhias enquanto seus serviços básicos são garantidos.

Para gerenciar todos esses serviços é importante que a área de Facilidades conte com tecnologia, tanto para a execução dos serviços quanto para a gestão e controle de todas as suas responsabilidades. A tecnologia como aliada da Gestão de Facilities traz eficiência e dinamismo no atendimento às demandas, aumentando a satisfação e criando valor para os clientes da área.

Solicite uma demonstração gratuita

Scroll Up